Na manhã deste sábado (23), foi registrado uma tentativa de invasão a um condomínio de apartamentos do programa habitacional do Governo do Estado, condomínio Jomar Fernandes no bairro Pindorama, área polo Coroadinho em São Luís.
Uma multidão de pessoas homens, mulheres e crianças se aglomeraram na tentativa da invasão aos apartamentos. Segundo o governo do Estado a tentativa foi organizada por um grupo de pessoas ligadas a grilagem e usou mulheres e crianças em tentativa de invasão.
A tentativa de ocupação foi impedida por uma força-tarefa composta por equipes das Secretarias de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e Segurança Pública (SSP), que garantiu a evacuação do local antes da ocupação dos imóveis, muitas viaturas com policiais com apoio de um helicóptero participaram da ação.
O governo informou que não houve depredação dos imóveis. Mas o titular da Secid, Rubens Pereira , que esteve no local acrescentou que após vistoria das unidades, constatou-se que algumas portas e janelas dos imóveis foram danificadas. A empresa responsável foi acionada para fazer os devidos reparos. “Trata-se de uma obra que possui seguro e como ainda estamos em fase de conclusão, não deveremos ter atraso no cronograma de entrega. Já no mês que vem vamos iniciar o processo de sorteio das unidades, para determinar os imóveis a serem ocupados em definitivo pelas famílias que fazem parte do projeto”, disse.
No grupo que tentou a invasão, a alegação era que o empreendimento está pronto há seis anos, mas nunca foi entregue para a população.
Por meio de nota, a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) informou que junto com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) trabalha para evitar a ocupação, que é criminosa. A Secid afirma que a tentativa de invasão está sendo investigada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA).
Explica ainda, que as obras no residencial Jomar Moraes foram iniciada em 2016, estão em fase de conclusão e os beneficiários foram cadastrados e aprovados pela Caixa Econômica. Os moradores são de baixa renda e parte deles foi removido das palafitas do PAC Rio Anil.
(Veja a nota na íntegra abaixo).
"A Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) informa que as obras do Residencial Jomar Moraes foram iniciadas em 2016 e estão em fase final de conclusão.
Os beneficiários, já cadastrados e aprovados pela Caixa Econômica Federal, são de baixíssima renda e parte deles foi removida das palafitas do PAC Rio Anil.
Acompanhados pelo Setor Social da Secid, a Polícia Militar do Maranhão trabalha para evitar a ocupação, que é criminosa. Tal tentativa já está sendo investigada pela Secretaria de Segurança Pública.
A SSP reforça, ainda, que não compactua ou legitima quaisquer condutas que não coadunam com os princípios profissionais e éticos que orientam as atividades dos integrantes da corporação".
Com investimentos de R$ 82 milhões e executada pela Secid, a obra iniciada em 2016 está em fase de conclusão, sendo destinada a famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, já cadastradas e aprovadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), que fazem parte do Projeto PAC Rio Anil, na capital maranhense. Em junho está previsto o sorteio das unidades e a entrega deverá acontecer em julho.
Com previsão de entrega para este ano, o residencial Jomar Moraes vai garantir moradia para 1.104 famílias que se encontram em vulnerabilidade social nos bairros da Camboa, Liberdade, Monte Castelo e Alemanha e entorno da avenida Jackson Lago.
Construído nas imediações do sítio Piranhenga, tem investimento de R$ 82 milhões de reais por meio da Caixa Econômica Federal (CEF), com contrapartida do Governo do Estado.
O empreendimento é formado por 33 blocos de 32 apartamentos e dois blocos de 24 unidades. Além disso, os espaços de entorno do residencial possuem áreas destinadas para construção de equipamentos nos segmentos da saúde, educação e lazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário