terça-feira, 23 de dezembro de 2014

DADOS DO ENEM REVELAM QUE O MARANHÃO TEM AS PIORES ESCOLAS DO BRASIL



De acordo as notas do Enem 2013 por escola divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

(Inep) segunda-feira (22), mostra que entre as 1
00 escolas com as melhores médias, 77 ficam na Região Sudeste. Nessa relação, há cinco instituições públicas, sendo que o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (Coluni) é a melhor entre elas, na 12ª posição, com 702,99 na média das provas objetivas. Das 20 escolas com melhor desempenho nas provas objetivas, 19 são particulares. Entre as 100 melhores, 93 são privadas.

Veja abaixo os 20 colégios com as melhores médias de desempenho na prova de redação:

1º - OBJETIVO COLÉGIO INTEGRADO (São Paulo/SP)
Média: 738,79
Rede: Privada

2º - VÉRTICE COLÉGIO UNIDADE II (São Paulo/SP)
Média: 727,03
Rede: Privada

3º - COLÉGIO BERNOULLI - UNIDADE LOURDES (Belo Horizonte/MG)
Média: 723,34
Rede: Privada

4º - INST ÍTALO BRASILEIRO BICULTURAL (Nova Lima/MG)
Média: 722,44
Rede: Privada

5º - COLÉGIO SANTO ANTONIO (Belo Horizonte/MG)
Média: 721,68
Rede: Privada

6º - CEMP ENSINO MÉDIO LTDA (Rio de Janeiro/RJ)
Média: 721,04
Rede: Privada

7º - COL DE SÃO BENTO (Rio de Janeiro/RJ)
Média: 720,41
Rede: Privada

8º - ARI DE SÁ CAVALCANTE COLÉGIO - MAJOR FACUNDO (Fortaleza/CE)
Média: 718,63
Rede: Privada

9º - COL DE APLICAÇÃO DA UFV - COLUNI (Viçosa/MG)
Média: 716,59
Rede: Federal

10º - COLEGUIUM (Belo Horizonte/MG)
Média: 715,34
Rede: Privada

Em relação ao Maranhão, as 10 escolas que obtiveram o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são particulares, os números mostram que, das dez instituições de ensino, nove ficam em São Luís e uma em Balsas, no sul do Maranhão. As escolas possuem mensalidades destinadas a alunos considerados ricos, com níveis econômicos classificados como "muito alto", "alto" e "médio alto".
Em primeiro lugar, ficou o Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil, que obteve média de 640,03 nas provas objetivas. A escola, no entanto, só é a 234ª colocada entre as melhores do país, ficando 98,76 pontos atras da melhor colocada a nível nacional .

Em 2º lugar está o Educallis, com média de 631,53, seguida do Crescimento, com 628,61. As duas aparecem na 338ª e na 401ª colocação no ranking nacional, respectivamente.

Em relação aos dados divulgados no ano passado, entraram na lista das dez melhores Master, Literato e Santa Teresa. Obteve maior projeção no ranking o Upaon-Açu, que subiu de 7º para 5º. O Dom Bosco Balsas se manteve em 9º.

Caíram o Cei-Coc, de 6º para 8º, e o Dom Bosco São Luís, de 3º para 5º. Não aparecem mais na listagem o IFMA São Luís, o IFMA Imperatriz e a Escola São José.

Os dados trazem as médias dos alunos de cada escola em cada uma das quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), e também na redação. Só foram consideradas na lista do Inep as escolas em que pelo menos 50% de seus alunos do terceiro ano do ensino médio participaram do Enem 2013.

MARANHÃO TEM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ENTRE AS DEZ PIORES DO BRASIL. 

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelam também que o Maranhão tem três instituições de ensino entre as dez piores do Brasil. 

A escola pública estadual Centro de Ensino Aluísio Azevedo no município de Jatobá, No povoado de Cachimbos, localizado a 433 km da capital São Luiz, está em último lugar na tabela, atrás de 14.714 mil instituições. A unidade atende alunos de baixa renda da zona rural da região. Na cidade de 8.526 habitantes, a Aluísio Azevedo “segue o modelo da maioria das escolas do Maranhão”, diz o professor de inglês Reijunior Santos Soares. “Temos uma estrutura precária, falta material, orientação e gestão, mas essa é a realidade daqui.”
A escola tem apenas 23 alunos e foram classificados pelo Inep como de nível socioeconômico “muito Baixo”.

Apesar de no cadastro oficial da escola constar itens como laboratório de informática e biblioteca, a realidade parece ser outra. “Não dá para falar que temos uma biblioteca, temos é uma sala cheia de livros empilhados”, diz Rarison Coelho, 21, ex-aluno e ex-funcionário do colégio.

A nota média da escola no exame, 397,03, corresponde a pouco mais da metade do desempenho da melhor escola, o colégio Objetivo Integrado, de São Paulo.

A escola, no entanto, não é a única do Estado entre as últimas do país.

Na lista das 50 escolas com as piores notas, 24 delas estão no Nordeste. Sendo que o Maranhão é o Estado com maior número de escolas entre as piores: dez ao todo.

CONFIRA AS DEZ PIORES ESCOLAS DO PAÍS

EscolaCidadeEstadoMédia geralRede
CE AQUILES LISBOASAO DOMINGOS DO AZEITAOMA383,71Estadual
UNID ESC JOAO PEREIRA DE SOUSAFRANCISCO AYRESPI391,39Estadual
CE JOSE MARIA DE ARAUJO - ANEXO IOLINDA NOVA DO MARANHAOMA393,52Estadual
DIMAS MOZART E SILVA PROFTAQUARITUBASP394,48Estadual
CE MARIA DO SOCORRO ALMEIDA RIBEIRO ANEXO III-LIMAOCENTRO NOVO DO MARANHAOMA394,55Estadual
CE PROFESSORA LEDA TAJRA - ANEXO JUCARABURITI BRAVOMA396,55Estadual
EMEIEFCNNM LIDIA CABRAL DE SOUSAAGUIARPB396,69Municipal
EEEFM - GETULIO PIMENTEL LOUREIROSERRAES396,81Estadual
EE DR ALFREDO CASTELO BRANCOALEM PARAIBAMG396,98Estadual
CE LUCAS COELHOBENEDITO LEITEMA397,20Estadual
  • Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário