O prefeito Edivaldo se reuniu na tarde da terça-feira (16) com representantes dos Conselhos Tutelares de São Luís para discutir os avanços em 2014 e alinhar estratégias para o próximo ano. Na ocasião, o prefeito reforçou o compromisso em realizar as eleições para novos conselheiros em 2015, bem como a criação de mais três conselhos em São Luís, respeitando a legislação vigente.
"Hoje a cidade de São Luís é referência nacional no que diz respeito a políticas públicas de Assistência Social segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) por conta do trabalho realizado ao longo desses quase dois anos. E os conselhos tutelares têm sido prioridade em nossa gestão. Em 2015 vamos ampliar o número de conselhos, com a criação de mais três e garantimos, em nossa política orçamentária, a eleição e posse de novos conselheiros", afirmou o prefeito.
O Município tem tratado a proteção à criança e ao adolescente como uma política que envolve o diálogo intersetorial entre as secretarias para solucionar os problemas nessa área, expandindo as ações de garantia dos direitos desse público, que contam também com a atuação da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas). O trabalho conjunto com os conselhos, que conhecem a realidade da infância em São Luís é uma medida preventiva de combate às demais violências.
"Hoje o prefeito Edivaldo reitera o compromisso com a infância e adolescência através desse diálogo sobre os avanços conquistados. Todo esse trabalho articulado pela Prefeitura com os conselhos é também um investimento em segurança preventiva, pois os conselheiros conhecem a realidade das áreas de atuação e o trabalho deles em movimento evita que essas crianças caiam em situação de risco como as drogas e a violência", esclareceu a titular da Semcas, Andréia Lauande.
Durante a reunião, os conselheiros discutiram os desafios que ainda existem na atuação em São Luís e reconheceram o esforço da Prefeitura em equipar os conselhos, melhorar a estrutura de trabalho e sobretudo garantir o diálogo permanente com os conselheiros, algo inédito até então na administração da cidade.
"Seremos sempre parceiros da Prefeitura na política da defesa da criança e adolescente e apesar dos problemas enfrentados no dia a dia, temos sempre disponibilidade em dialogar. Esse momento só mostra esse compromisso da Prefeitura em valorizar a categoria que é guardiã da infância", destacou o conselheiro Moises.
Nenhum comentário:
Postar um comentário