sábado, 31 de outubro de 2015

DEPUTADO CABO CAMPOS DEFENDE PLEITO DOS CONSELHEIROS TUTELARES ELEITOS

Cabo Campos defende pleito dos conselheiros tutelares eleitos
Deputado Cabo campos, com conselheiros eleitos

O deputado estadual Cabo Campos (PP) esteve reunido com os conselheiros tutelares eleitos, na última eleição do dia 04 deste mês. Estiveram presentes na reunião representantes de diversas áreas de São Luís, sendo eles Cohab/Cohatrac, Anil/Bequimão, João Paulo/Coroadinho, Vila Luizão/Turu.

Foram discutidos diversos assuntos, entre eles a validação do processo eleitoral. Ronny, um dos conselheiros tutelares eleitos contrários ao cancelamento de todo processo eleitoral, desabafa. “Tivemos um trabalho legítimo, foram meses de trabalho onde demandou um esforço enorme para conquistamos essa eleição. Dia após dia estamos na comunidade trabalhando em prol desta conquista. Não entendo o porquê de quererem o cancelamento de todo o processo, se teve algum erro que apurem agora comprometer todo processo não é salutar para o processo democrático”, disse.

O deputado Cabo Campos se sensibilizou com a realidade e defendeu o processo democrático. “Sensibilizo-me com essas pessoas que com todo esforço se elegeram a uma função de extrema importância na sociedade o de ser um conselheiro tutelar. O promotor Márcio Tadeu, que fiscalizou toda a eleição, é enfático em dizer que as eleições não tiveram nenhum tipo de ilegalidade. A posse desses conselheiros tutelares se dará no dia 10 de janeiro, e nós temos algumas preocupações com relação a isso”, relatou.

O parlamentar destacou que também já foi vítima de acusações sem espaço para ampla defesa. “Nós começamos uma campanha contrária querendo ouvir primeiramente aqueles que foram eleitos, para dizer a eles que podem ter vez e voz neste Parlamento para que possam esclarecer ou tomar todo tipo de esclarecimento. E eu também, como já fui vítima de não ter a ampla defesa e o contraditório a meu favor, estamos aí nessa tangente de resgatar aquilo que foi tirado de maneira covarde, que foi justamente a credibilidade desses conselheiros”, defendeu Campos.

Ao final da reunião, foram apresentados os seguintes encaminhamentos : Indicação de delegacias DPCA em municípios com mais de 100 mil habitantes; Requerimento solicitando Audiência Pública para discussão sobre a política estadual de proteção a criança e ao adolescente; Indicação para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, solicitando o restabelecimento dos serviços de segurança para as sedes dos conselheiros tutelares.

No total, 231 candidatos se inscreveram para concorrer a cinco vagas em cada uma das dez áreas na capital, destes cerca de 220 são considerados aptos a participar da eleição. Na capital maranhense existem 10 áreas de atuação, totalizando 50 para as seguinte regiões: Itaqui-Bacanga; Alemanha/Centro; Coroadinho/ João Paulo; Cidade Operária/Cidade Olímpica; Vila Luizão/Turu, Zona Rural; São Cristóvão/São Raimundo e nas áreas que serão implantados conselho no próximo ano: Cohab-Cohatrac; Anil-Bequimão e São Francisco-Cohama.

Os conselheiros tutelares são pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. Assim, Conselho Tutelar, composto de cinco conselheiros, caracterizado por ser um órgão público, comunitário, permanente, que tem a missão de cuidar do cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes.

GOVERNO DIVULGA RESULTADO FINAL DO SELETIVO PARA ÁREA DA SAÚDE


Profissionais de saúde durante atividades em unidade estadual.
Profissionais de saúde durante atividades em unidade estadual.
A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) divulgou o resultado nesta sexta-feira (30), do processo seletivo simplificado para contratação de pessoal para atender as demandas das unidades da Rede Estadual de Saúde: Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA), Central de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR), Unidade Mista do Maiobão e Hospital Presidente Vargas.

As chamadas dos candidatos classificados e aprovados serão realizadas por meio do edital de convocação disponibilizado no site www.saude.ma.gov.br/convocadosOs candidatos aprovados deverão apresentar a documentação que consta no edital para admissão. Na ocasião, receberão suas respectivas escalas de plantão.

Para efeito de formação de cadastro reserva, poderá ser chamado até três vezes o número de vagas para cada cargo pretendido, de acordo com a necessidade da EMSERH.

Calendário

Os candidatos aprovados para as unidades de São Luís deverão apresentar a documentação necessária nas seguintes datas:

Hospital Presidente Vargas – dias 03/11/2015 (terça-feira) e 04/11/2015 (quarta-feira), das 8h às 19h;

Unidade Mista do Maiobão – dia 05/11/2015 (quinta-feira), das 8h às 19h;

Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) – dia 05/11/2015 (quinta-feira), das 8h às 19h.

Central de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR) – Unidade São Luís – dia 05/11/2015 (quinta-feira) das 8h às 19h.

Interior

Os candidatos aprovados para o interior (HEMOMAR) deverão aguardar a data de convocação, que será informada posteriormente no mesmo endereço eletrônico informado acima.

CONTINUA A TENTATIVA PARA ANULAÇÃO DAS ELEIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES EM SÃO LUIS

Depois das eleições que definiu os representantes de oito conselho tutelares em São Luís no último dia dia 04 de outubro, nunca se falou tanto em conselho tutelar nessa cidade. 

O ápice das discussões foi a chegada do tema na Câmara de vereadores e na Assembleia Legislativa. Seria muito bom se as discussões travadas no plenário das duas casas fossem para exigir que os conselheiros tutelares pudessem exercer a "missão" que se propuseram, com as garantias e o suporte dos órgão governamentais. Mas ao contrário o que se tem visto é a falta de interesse das casas, e em alguns casos é notório o interesse pessoal, e em alguns casos a demonstrações de total desconhecimento sobre a verdadeira função do conselheiro tutelar. 

Tudo bem que durante o processo houveram falhas, conforme já comprovado, como também é justo que aqueles que se sentiram prejudicados busquem a reparação pelos danos sofridos, pois seria até um contrassenso alguém querer defender direitos alheios e não lutar para que os seus sejam garantidos. Mas é lamentável que pessoas reconhecidamente preparadas para exercer a função de conselheiro tutelar e que foram prejudicadas no processos estejam se deixando ser levadas pelo discurso eloquente de alguns que os prejudicaram, pois é de conhecimento público que foi através de pressões que candidatos ora reprovados, na última hora foram colocados para participar do processo.

Vereador Manoel Rêgo
A discussão sobre a eleição dos conselheiros tutelares de São Luís, e a real razão pela "briga" para a anulação do processo parece que já ficou evidente, conforme postagem do blog do Clodoaldo Correa, intitulada: Tapetão do Conselho Tutelar. O blogueiro afirma que vereadores que não conseguiram eleger os candidatos que apoiavam incentivam o protesto, e cita como exemplo o vereador Manoel Rego (PTdoB), que pede uma nova eleição. O blogueiro ainda cita uma discussão que ocorreu no plenário da câmara, no último dia 20, quando o vereador Pereirinha (PSL), teria alfinetou o colega de casa, o vereador Manoel Rego, sobre seu real interesse pela anulação do processo “o problema é que o Nato (vereador do PRP) elegeu quatro conselheiros na área do Manoel Rego”, disse Pereirinha, confirmando o apoio dado por políticos a vários candidatos. O vereador Nato e o vereador Manoel Rego são vereadores da área do Coroadinho.

O lado positivo de tudo isso, é que agora sabemos que existem parlamentares comprometidos com a causa da criança e do adolescente. Independente do resultado, que pode ser a anulação das eleições, já que a promotoria continua analisando recursos, ou a manutenção do resultado, o vereador Manoel Rego e o deputado Wellington do Curso podem colaborar muito com a causa da criança e do adolescente. Como sugestão, podem passar pelo conselho tutelar do Coroadinho e verificarem como estar sendo realizado o atendimento no órgão, ou podem questionar os conselhos que estão há quase cinco na função, o porque de nunca terem realizado uma única audiência pública para prestação de conta a comunidade.

Promotor de Justiça da Infância Marcio Márcio Tadeu (ao centro)



sexta-feira, 30 de outubro de 2015

COROADINHO RECEBE CONSULTA PÚBLICA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), inicia série de consultas públicas para a elaboração do Plano de Gestão de resíduos sólidos.

A participação popular na elaboração do Plano será realizada por uma série de consultas públicas. A primeira será realizada no bairro do Coroadinho, neste sábado (31), no Centro de Ensino Dorillene Silva Castro, a partir das 9h. Parte fundamental da elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, as consultas públicas permitem que a comunidade colabore com informações e sugestões sobre o manejo de resíduos sólidos na capital.

COLETA DE DADOS

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz, as consultas públicas são importantes para coletar informações sobre os resíduos mais comuns na área em que será realizada. "Nós apresentamos as principais propostas do plano e pedimos a manifestação das pessoas para nos ajudar a identificar os lixões e os problemas daquela região. Se é um local que tem muito comércio vamos identificar qual o volume de papelão produzido e se já há algum tipo de tratamento para esse resíduo", disse o titular da Semmam, Marco Aurélio.

É por meio das consultas públicas que as cooperativas participam também do processo de elaboração do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos. "Queremos conhecer mais o trabalho das cooperativas, até mesmo para informar para a população como ela poderá colaborar, por exemplo, com a reciclagem de resíduos", explica Marco Aurélio Diniz.

JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE VENDA DO MARACAP NO MARANHÃO

A Justiça Federal suspendeu, liminarmente, a comercialização do título de capitalização “Maracap” atendendo pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF) que ajuizou ação contra a "Invest Capitalização S.A, F & M Promoções e Serviços Ltda" e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), responsáveis pela realização dos sorteios televisivos.

Com a decisão, a empresa fica impedida de autorizar, expedir, distribuir, intermediar e comercializar o título de capitalização denominado “Maracap”, bem como de qualquer outro título de capitalização da mesma natureza que venha a substituí-lo.

Além disso, a empresa terá que divulgar mensagem em rádio, TV e jornal informando que o sorteio foi suspenso em virtude de decisão judicial, sem emitir juízo de valor sobre a liminar e a iniciativa do MPF. Obrigatoriamente, a divulgação terá que ser realizada nos horários previstos contratualmente para a transmissão e divulgação dos sorteios. A multa fixada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações é de R$ 250 mil.

O G1 não conseguiu contato com os representantes da empresa até a publicação desta matéria.

Reincidência
O órgão ministerial informou que já havia instaurado inquérito civil público para apurar a comercialização do título de capitalização em maio de 2013 com base "fortes indícios de que a atividade se configura, na realidade, na prática de jogo de azar ilegal".

Os sorteios já haviam sido suspensos no Maranhão, em novembro de 2014, em virtude de decisão da Justiça Federal de Minas Gerais que impedia a empresa Sul América capitalização S.A (Sulacap), pela qual o título de capitalização era emitido inicialmente, de comercializar o sorteio, que teria o suposto objetivo de angariar contribuições para a filial da Cruz Vermelha Brasileira, no Rio de Janeiro.

Poucos meses após a decisão, o Maracap voltou a ser comercializado em todo território maranhense, a partir de maio de 2015. O MPF entende que a única finalidade do negócio que é a prática de loteria e não "título de capitalização", pois a única vantagem oferecida ao consumidor é a possibilidade de ganhar prêmios.

Pedidos

Na ação, o órgão pede liminarmente que Invesp e Susep se abstenham de comercializar o título de capitalização ou de qualquer outro tipo que venha a substituí-lo, sob pena de multa no valor de R$ 500 mil. O MPF também pede a obrigação da Susep de fiscalizar a comercialização e emissão de títulos de capitalização com nítida caracterização de jogo de azar ilegal e, à Invest e F&M Promoções, o pagamento de indenização por dano moral coletivo de R$ 1 milhão.

Fonte: G1/MA

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

GLOBO OFERECE MENOS DO QUE PAGA HOJE PARA RENOVAR COM TIMES DO BRASILEIRO

Com o dólar em alta e a crise financeira se arrastando por todo o país, a Rede Globo acenou aos clubes com um possível 'socorro' para que coloquem suas contas em dia. Na tentativa de prorrogar o contrato de TV do Brasileiro que se encerra em 2018 até 2020, o executivo de esportes da emissora, Marcelo Campos Pinto, ofereceu a eles possibilidade de antecipação de R$ 20 milhões em cotas.

O total varia de acordo com os direitos de transmissão de cada um, mas esse é o valor inicial disponibilizado e pode ser maior dependendo do time.

A Globo se esforça para seduzir ainda com as condições para a antecipação: o dinheiro seria 'descontado' ao longo dos cinco anos de contrato, sem cobrança de juros ou mesmo correção.

Até aqui, ela não tem tido sucesso em sua estratégia.

Ao longo dos últimos meses, Campos Pinto se reuniu com os dirigentes, em separado, carregando em suas visitas a proposta financeira para renovação e também estudos mostrando que não existe uma suposta 'espanholização' no futebol brasileiro.

Em sua maioria, os cartolas não receberam com entusiasmo a oferta realizada pelo executivo.

O presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, confirmou em contato anterior com a reportagem que a consulta feita às equipes não envolve, mesmo, luvas e sim a possibilidade de antecipação da verba de TV. "Na verdade, não são luvas. É um dinheiro que teríamos direito a antecipar. Teve a oferta, mas não negociamos. Não temos prazo ou mesmo pressão para isso", afirmou ao ESPN.com.br.

Ao todo, 18 times contam com acordo com a emissora por mais três temporadas: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Inter, Atlético-MG, Cruzeiro Coritiba, Atlético-PR, Goiás, Bahia, Vitória e Sport.

O principal receio da emissora é a promessa da Sul-Minas-Rio de se tornar, de fato, embrião de uma liga nacional. Os cartolas, ainda assim, asseguram que, em nenhum momento, o assunto foi mencionado por Marcelo Campos nos encontros.

No fim do mês passado, em visita ao presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, os dirigentes chegaram a fazer um pedido especial antes de entrar em sua sala: não queriam que o executivo da Globo, que também se encontrava no prédio, participasse da discussão sobre o novo campeonato.

O novo contrato do Brasileirão entra em vigor a partir de 2016 e tem duração até 2018.

INEP DIVULGA GABARITO OFICIAL DO ENEM 2015

Foi divulgado na manhã desta quarta-feira (28) o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas foram realizadas no último final de semana como porta de entrada para universidades públicas e requisito para a obtenção de bolsas do Prouni e Fies.


Esse ano, o exame registrou seu menor percentual de abstenções, com 25,5% de inscritos ausentes. Entre os eliminados houve boa queda em relação ao ano passando de 1.519 para 743 participantes. Desta vez, apenas três foram excluídos por postarem fotos de provas nas redes socais, um clássico nas últimas edições.

O aspecto mais marcante, no entanto, foi o tema da redação. Colocando em evidência a questão da desigualdade de gênero no país, o tema escolhido foi "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Choveram opiniões favoráveis e contrárias nas redes sociais quanto a importância da discussão em âmbito educacional.

Confira abaixo:

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (24/10)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (25/10)

Os candidatos terão acesso às notas individuais do exame na primeira semana de janeiro. Neste período devem ser lançadas as vagas do Sisu, segundo o MEC.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

UFMA DIVULGA EDITAL PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), torna público o Edital Nº 293/2015, com os procedimentos de inscrição, seleção e cronogramas de listas e matrícula de candidatos às vagas remanescentes, para ingresso nesta Instituição Federal de Ensino, referente ao segundo semestre de 2015.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo de vagas remanescentes 2015.2 o candidato que tenha participado da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (comparecimento nos dois dias) e obtido nota diferente de zero nas quatro áreas de conhecimento e na redação, além de não está matriculado em curso de graduação para ingresso no segundo semestre de 2015.

As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, conforme discriminado no Anexo II do Edital. O procedimento de inscrição consistirá de duas etapas, sendo a primeira em que o candidato realiza o cadastro e a sua pré – inscrição no Link constante do Anexo II disponível no Edital, com CPF e Número de Inscrição no ENEM 2014; e a segunda em que a UFMA homologa a pré – inscrição, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

Os sistema estará disponível para inscrição no período das 10h do dia 26 até às 23h59min do dia 28 de outubro de 2015. Nesta edição serã oferecidas 299 vagas, distribuídas entre os campi de Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Pinheiro e São Bernardo.

O resultado será divulgado na página da UFMA, no dia 3 de novembro. Mais informações entre em contato com o Departamento de Organização Acadêmica (DEOAC), por meio dos telefones (98) 3272-8738 / 8737 ou pelo e-mail: ingresso.estudante@ufma.br.

LINGUIÇA, BACON E PRESUNTO SÃO CANCERÍGENOS, DIZ OMS

Um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o consumo de carne processada - como bacon, salsichas e presunto - causa câncer.

Segundo o documento, 50 gramas de carne processada por dia, o equivalente a duas fatias de bacon, aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal em 18%.
 
Getty Images
Risco de desenvolver câncer aumenta conforme a quantidade de carne consumida diariamente
 
De forma mais branda, pela falta de provas mais contundentes, a organização também reforçou o alerta em relação à carne vermelha, dizendo que ela seria "provavelmente cancerígena".

De acordo a correspondente da BBC em Genebra, Imogene Foulkes, no caso da carne vermelha o "quadro não é tão claro".

"O estudo mostra provas limitadas de que comer carne bovina, carne de porco ou cordeiro pode causar câncer, mas outras explicações não podem ser descartadas", afirmou.

A correspondente da BBC afirmou ainda que a OMS destaca que o consumo baixo de carne traz benefícios à saúde, mas os consumidores precisam saber que também existem riscos e comer carne com moderação.

A carne vermelha é uma grande fonte de ferro, zinco e vitamina B12.

Aditivos

Carne processada é a carne que foi modificada para aumentar seu prazo de validade ou manipular o gosto. São as carnes defumadas, curadas ou que receber aditivos como sal ou conservantes.

São estes aditivos que podem aumentar o risco de desenvolver câncer.

A OMS chegou a essas conclusões após aconselhamento de sua Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, que avalia os melhores dados científicos disponíveis.

Com isso, a carne processada passa a estar na mesma categoria que plutônio e bebidas alcoólicas, substâncias que comprovadamente causam câncer.

No entanto, isso não significa que consumir bacon, por exemplo, seja tão ruim quanto fumar.

"Para um indivíduo, o risco de desenvolver câncer colorretal (no intestino) por causa do consumo de carne processada continua pequeno, mas este risco aumenta com a quantidade de carne consumida", disse Kurt Straif, da OMS.
“ Se você come muita carne vermelha e processada, há boas razões para pensar em diminuir"

Para o professor da Universidade de Oxford Tim Key, que também é membro da organização beneficente britânica voltada para pesquisa do câncer Cancer Research UK, é uma questão de moderação.

"Esta decisão não significa que você precisa parar de comer qualquer tipo de carne vermelha ou processada, mas se você come muito, há boas razões para pensar em diminuir. Comer bacon de vez em quando não vai causar muito dano - uma dieta saudável é baseada na moderação", afirmou.

Fonte:
BBC Brasil

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

PROCON NOTIFICA BANCOS E SINDICATO PARA QUE GARANTAM ATENDIMENTO

Os bancos em atuação no Maranhão, entre eles estão o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco da Amazônia, Nordeste, Bradesco, Itaú, HSBC, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) foram notificados nesta quarta-feira (21) pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do estado.

O órgão de defesa do consumidor recebeu denúncias de consumidores prejudicados por falta de reabastecimento nos caixas eletrônicos, atraso em seus pagamentos e outras irregularidades na prestação dos serviços por conta da paralisação, iniciada em outubro.

A notificação exige que no prazo de 48 horas, do seu recebimento, sejam cessadas as práticas de diferenciação de atendimento entre os clientes, atendendo a todos indistintamente na medida de sua disponibilidade; e que garantam abastecimento de dinheiro nos caixas eletrônicos espalhados em agências bancárias e em outros estabelecimentos comerciais em todo o estado.

O Procon-MA determinou inda que seja extinta qualquer cobrança de multa ou juros aos consumidores durante o período de greve bancária. Além disso, os bancos tem que manter o efetivo de 30% de pessoal para garantir a prestação dos serviços essenciais como os serviços de compensação de cheques e o atendimento a consumidores que não possuem cartão ou que não tenham como utilizar os canais alternativos.

Caso os notificados descumpram as determinações, serão aplicadas penalidades administrativas e civis cabíveis, além de, em sendo o caso, responsabilização penal por crime de desobediência, na forma do artigo 330 do Código Penal.

Fonte:  G1/MA

'DE VOLTA PARA O FUTURO 2': VEJA AS PREVISÕES CERTAS E AS QUE PASSARAM LONGE


Em novembro de 1989, Marty McFly e Doc Brown chegaram ao futuro no segundo filme da trilogia De Volta para o Futuro. E o futuro, naquela época, era o dia 21 de outubro de 2015.
Assistindo novamente ao longa quase 26 anos depois, é impressionante notar como muitas das tendências tecnológicas mostradas no filme são comuns no presente.

Mas De Volta para o Futuro 2 também cometeu erros. Veja abaixo alguns exemplos de previsões acertadas do filme, bem como as que passaram longe da realidade atual:

Transportes

"Para onde vamos não precisamos de estradas" - esta foi uma promessa que o filme não cumpriu.
Empresas ensaiaram, sem sucesso, lançamentos de carros voadores. A Terrafugia, de Boston (EUA), é um exemplo: prometeu começar a vender um modelo em 2012, mas ainda está tentando viabilizar o negócio.

De Volta para o Futuro 2 pode ter errado quanto aos carros pelos céus das cidades, mas acertou em um detalhe.
Ouça os efeitos sonoros usados para os carros do filme: eles são quase silenciosos e fazem apenas um zumbido muito baixo, algo que hoje podemos associar ao Toyota Prius e outros carros elétricos.

Mas o conversor de energia Mr. Fusion, que transformaria lixo em combustível para o carro, ainda não é viável.

Algumas empresas, no entanto, já testam a geração de energia a partir do lixo. Cidades britânicas como Bristol e Bath recentemente começaram a usar ônibus cujo combustível é feito a partir do tratamento do esgoto e da comida descartada.

Também há esforços em curso em outros lugares para transformar os detritos gerados pela agricultura em um suplemento para gasolina. E o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo.

Image captionHoverboard não é uma realidade tão distante em 2015. 

O modo como o personagem Biff pagou uma corrida de táxi, com a impressão digital do polegar, não é tão diferente da maneira como pagamos por serviços de transporte como aplicativos de táxi, Uber e seu concorrente Lyft, sem usar cédulas de dinheiro.

Até a famosa cena do skate voador, ou hoverboard, não parece totalmente absurda em 2015.

A Lexus demonstrou o funcionamento de seu hoverboard em agosto. Ele requer uma pista de trilhos de metal no chão para poder levitar.

Recentemente o skatista Tony Hawk também foi filmado testando um outro hoverboard, o Hendo, baseado em uma tecnologia magnética parecida à usada pelo skate voador da Lexus.

No entanto, placas de carro com códigos de barra não viraram realidade.

Moda e beleza

O uso da tecnologia nas roupas já havia sido previsto pelo filme na jaqueta usada por Marty.

As roupas de hoje podem não ter todas as funções do casaco cinematográfico, como o secador interno. Mas alguns pioneiros já estão fazendo experiências: como encaixar eletrônicos nos tecidos das roupas.

Os quepes da polícia de De Volta para o Futuro 2 têm pequenas telas onde é possível ler mensagens. O paralelo disso no presente são os vestidos da marca CuteCircuit's, que mostram tuítes.

A Nike, por sua vez, já patenteou os tênis que se amarram sozinhos, parecidos com os mostrados no filme.

Quanto aos cuidados com o corpo e a pele, no momento ainda não há esfoliação tão efetiva contra o envelhecimento ao estilo mostrado no personagem de Doc, que foi a uma "clínica de rejuvenescimento".

Mas as 6,7 milhões de injeções de botox e 1,2 milhão de peelings químicos realizados apenas nos Estados Unidos no ano passado sugerem que muitos estão pelo menos tentando.

Os robôs

Os drones mostrados em De Volta para o Futuro 2 fazem apenas aparições rápidas, mas são muito atuais.

Organizações de mídia, como a própria BBC, começaram a usar estas pequenas aeronaves com câmeras para conseguir novas perspectivas nas imagens. Mesmo que não se sintam confortáveis enviando os drones para lugares lotados como os mostrados no filme.

Outro tipo de robô mostrado é um frentista de posto mecânico.

A Holanda já testou um dispositivo parecido há alguns anos, no projeto TankPitstop. E a Tesla está desenvolvendo algo parecido para carros elétricos.

Entretenimento

Felizmente fomos poupados das sequências de Tubarão em Holomax, como mostrava uma cena de De Volta para o Futuro 2.

Mas a indústria do cinema não desistiu das tecnologias 3D. O último projeto é um sistema de projeção a laser que teria imagens mais "brilhantes, nítidas e claras".

Essa inovação estreou recentemente em Londres com o filme A Travessia que, não por acaso, é do mesmo diretor da trilogia De Volta para o Futuro, Robert Zemeckis.

Mas De Volta para o Futuro 2 acertou mais quando tentou prever como seria o entretenimento dentro de casa.

A tela plana mostrada na casa de Marty McFly se parece com os painéis flexíveis mostrados recentemente pela LG em exposições do setor. Há rumores de que em breve essas telas serão comercializadas.

Já as televisões controladas pela voz já são realidade graças às smart TVs da Samsung e Sony, além de dispositivos como a Apple TV e o dispositivo da Amazon.

Óculos inteligentes

Temos uma pequena pista do que Marty Jr. vê através de seus óculos supertecnológicos mostrados no filme, da marca JVC, que hoje é uma força muito menor no mercado de eletrônicos.

Os maiores nomes do setor hoje estão apostando em várias formas de tecnologia parecida com a mostrada: a Microsoft com o Hololens, o Oculus Rift do Facebook ou a segunda versão do Google Glass.

No entanto, o maior erro do filme é a ausência dos smartphones.

Marty Jr. inclusive usa no filme um telefone público da operadora americana AT&T. O irônico é que esta foi a primeira companhia a oferecer o iPhone.

Não é que o longa não previsse uma mundo conectado pelos dados. Uma conversa em vídeo ao estilo do Skype é mostrada, e os dados de quem fez a ligação também aparecem. Mas a comunicação ocorre através da TV, e não por smartphones.

O filme também passou longe da realidade atual quando Marty foi avisado de uma prisão iminente por um jornal em papel, e não por uma tela touchscreen.

Duas décadas antes, o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, já tinha mostrado os "newspads".

Mas um ativista que tenta restaurar a torre do relógio de Hill Valley até parece usar um tablet em uma das cenas do filme.

Futuro offline

É difícil ser muito crítico em relação ao filme quando se leva em consideração que a internet tinha sido inventada no ano de lançamento do longa e o primeiro navegador só foi lançado no ano seguinte.

Isso pode explicar por que CD-Roms e os grandes Laser Discs são mostrados em pilhas de lixo. E, em uma era em que o e-mail nem tinha este nome, os futuristas responsáveis pelo filme imaginaram que seria mais fácil mandar um fax no meio da rua.

Mas isso não explica a quantidade enorme de máquinas de fax na casa de Marty.

De Volta para o Futuro 2 também previu utensílios como fornos controlados por computador e um hidratador de pizzas. Hoje, no máximo, tempos um chef robótico, apresentado em uma feira em San Francisco, e uma geladeira que faz selfies.

Um acerto mostrado no filme foram as portas controladas por computador - a Universidade de Yale foi a última a lançar um produto como este no começo do mês.

Fonte: BBC Brasil

PF DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA PRENDER FRAUDADORES DE CONCURSOS

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (21) em São Paulo, no Paraná, Rio de Janeiro, em Alagoas e Rondônia, a Operação Afronta, para desarticular uma organização criminosa que frauda concursos públicos do Poder Judiciário em todo o país. 

A fraude foi detectada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que notou irregularidades no último concurso para os cargos de analista judiciário e técnico judiciário. Os documentos foram encaminhados à PF para instauração de inquérito. Os candidatos suspeitos tinham feito a prova em Sorocaba.

Segundo a PF, a investigação apurou que os líderes do grupo monitoravam a publicação de editais de concursos públicos, inscreviam no exame candidatos interessados em ingressar na carreira mediante fraude e também os chamados pilotos - membros da organização que se inscrevem no concurso para fotografar o caderno de questões com microcâmeras durante a prova.

Esses "pilotos" saíam da sala de aula depois do tempo de permanência exigido, de uma hora, e repassavam as fotos das folhas ao líder da organização que providenciava a correção das questões com o auxílio de outros comparsas. No final, as respostas eram repassadas aos candidatos por meio de ponto eletrônico, dispositivo intra-auricular de comunicação, que se conecta ao celular do candidato.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

GOVERNO DO ESTADO DIVULGA RESULTADO DO SELETIVO PARA A SECRETARIA DE SAÚDE

O governo do Estado do Maranhão divulgou o resultado do processo seletivo simplificado realizado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), foram feitas 28.326 inscrições de candidatos para integrar o quadro de profissionais do Laboratório Central (LACEN), Central de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR), Unidade Mista do Maiobão e Hospital Presidente Vargas – unidades de saúde da Rede Estadual.

As inscrições foram realizadas no período de 15 a 19 de outubro. O cadastro formado através do seletivo tem validade de 12 (doze) meses, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual ou menor período, a critério da EMSERH.

Após a convocação os concorrentes às vagas do LACEN, HEMOMAR, Unidade Mista do Maiobão e Hospital Presidente Vargas deverão comparecer aos locais de entrega, a partir desta quarta-feira (21), até a próxima sexta-feira (23), das 08h às 19h, para apresentação dos documentos, cursos, títulos e experiência profissional, dispostos no ANEXO VII do edital, juntamente com a ficha de inscrição. O resultado final e a homologação do processo seletivo serão no dia 30 de outubro.

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, adiantou que a tendência é o lançamento de outros editais nos próximos meses, inclusive cobrindo todas as unidades, pois faz parte do processo de republicanização a oferta de mão de obra para os institutos. “O que importa é que o principal fator de ingresso para trabalho de saúde no Maranhão, a partir deste governo, é o mérito”, pontua Marcos Pacheco.

TERRENO BALDIO VIRA LIXÃO NA AVENIDA AMÁLIA SALDANHA

Um terreno baldio na Av. Amalia Saldanha, principal rua do Coroadinholho, ao pouco está sendo transformado em um lixão. Segundo moradores que residem próximo ao local, o problema se arrasta há anos, mas ultimamente a situação vem piorando. Eles relatam que não se sabe quem é o dono do terreno, a última informação que tiveram era que o local pertenceria a uma igreja, mas não se tem certeza, a única certeza mesmo é que o terreno está abandonado. 

Uma moradora vizinha do terreno disse que a situação só piora a cada dia que passa, pois  as pessoas jogam cada vez mais lixo, o que torna a situação difícil de suportar, acrescenta que a área foi abandonada, e como o espaço não é murado facilita o descarte ilegal de material.

"Isso aí é uma descaso. Esse terreno virou um lixão, é jogado sofá, vaso sanitário, carcaça de equipamentos eletrônicos, entulho e até animal morto, quando isso acontece é muito difícil suportar o mau o cheiro. Vem gente de longe jogar lixo ai e a gente nem pode reclamar porque querem arruma briga, sem contar que de vez em quando tocam fogo no lixo, ai tudo fica pior. Já denunciamos essa situação a Blitz Urbana, mas nenhuma providencia foi tomada até agora", relata. 






,




PROMOTOR DENUNCIA CANIBALISMO NO COMPLEXO PENITENCIÁRIO DE PEDRINHAS


Um desentendimento entre seis integrantes de uma facção criminosa acaba com um deles sentenciado à morte. O condenado é torturado, morto a facadas, esquartejado e tem o fígado assado e servido em um banquete aos seus algozes. O ritual canibalístico digno de filme de terror ocorreu no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, e foi denunciado à Justiça pelo promotor Gilberto Câmara Júnior, da 12ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena.

Na ação, consta que os fatos aconteceram em dezembro de 2013, na Cela 1, Bloco C do Presídio São Luís 2 (PSL 2), uma das oito casas que formam o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A unidade abriga presos que cumprem penas pelos crimes em regime fechado.

O caso macabro só veio à tona porque uma autoridade policial (não-identificada no processo) que investigava homicídios em presídios encontrou uma “testemunha-chave” que revelou o crime após ter sido transferida da unidade prisional.

Segundo o promotor, a vítima, identificada como Edson Carlos Mesquita da Silva, teve o corpo dividido em 59 fragmentos. O estado dos restos mortais ficou tão drástico que a identificação só foi possível por causa de uma tatuagem.

“Foi reconhecido por seu cunhado, em razão de uma tatuagem que a vítima possuía cuja inscrição homenageava a sua filha: ‘Vitória razão do meu viver'”, explica Câmara Júnior. A identidade foi confirmada posteriormente por certidão de óbito, laudo de exame cadavérico e laudo de exame em local de morte violenta.

O Ministério Público aponta como autores do crime Rones Lopes da Silva, o Rony Boy; Geovane Sousa Palhano, o Bacabal; Enilson Vando Matos Pereira, o Matias; e Samyro Rocha de Souza, o Satanás. Também participaram dois homens não-identificados, que constam nos autos como “Indivíduo X” e Bruno, além de Joelson da Silva Moreira, o Índio, que já está morto.

Fígado

Executores e vítima eram integrantes de uma mesma facção, dissidente de outro grupo criminoso. Edson teria se desentendido com Indivíduo X após ter ofendido Rony Boy, um dos líderes do grupo, que está preso em um presídio federal.

Por causa da ofensa, Bacabal e Índio amarraram e torturaram a vítima por horas. Matias interveio e ligou para Rony Boy, que decidiu que Edson deveria ser morto por Indivíduo X, com quem se desentendeu, e entregue à direção do presídio.

Indivíduo X, Bacabal, Índio e Samyro Rocha de Souza, o Satanás, mataram a vítima a facadas. No dia seguinte, Bacabal decidiu que não entregaria o corpo à direção e o esquartejaria, livrando-se dos restos mortais.

Após dividirem o corpo em 59 partes, o trio jogou sal no cadáver para retardar a decomposição da carne e disfarçar o odor, depositando os restos mortais em sacos plásticos em lixeiras espalhadas.

O fígado foi retirado, assado em fogo na brasa e ingeridos pelos três, que também enviaram pedaços a outros presidiários. Para evitar delações, os integrantes da facção se mudaram das celas dos fundos para os xadrezes da frente, próximo ao portão de acesso.

Lei do Silêncio

Os autores foram acusados por homicídio qualificado por motivo torpe e por meios que dificultaram a defesa da vítima (vantagem numérica), tortura e destruição e vilipêndio de cadáver. “Considerando o imoral inconformismo dos agentes, que diante deste fato, agiram de forma sórdida e repugnante”, justifica Câmara.

O promotor afirma que pelo menos dois outros casos de canibalismo estão confirmados e têm investigações em andamento. Ele explica que a “Lei do Silêncio” que impera nos presídios dificulta que crimes do tipo sejam descobertos pelas autoridades.

“As investigações foram iniciadas com o intuito de identificar testemunhas que pudessem esclarecer os motivos do fatídico, porém, a Lei do Silêncio que impera dentro do presídio, cujos detentos se mantém receosos ante represálias de facções criminosas atuantes dentro do sistema prisional, é um fator dificultador”, explica Câmara Júnior.

ONU

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas passou por uma vistoria do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) em agosto deste ano. O relator especial sobre tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes, Juan Méndez, afirmou haver alto grau de tortura a presos no país.

No início de 2014, a ONU pediu que o Brasil apurasse as recentes violações de direitos humanos e os atos de violência que ocorreram nos presídios do Maranhão, em especial no Complexo de Pedrinhas. Em comentário sobre a situação, o Alto-Comissariado de Direitos Humanos da ONU expressou preocupação com imagens divulgadas pelo jornal “Folha de S.Paulo”, que mostraram presos decapitados dentro da penitenciária.

A ONU acrescentou que ficou “perturbada” com o relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado em dezembro de 2013, que apontou 59 presos foram mortos dentro desse presídio, devido a uma série de rebeliões e confrontos entre facções criminosas.

Fonte: G1

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO OFERECE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) abriu as inscrições para o preenchimento de 13.760 vagas nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). As vagas são destinadas aos cursos de Auxiliar Administrativo, Agricultor Familiar, Cabelereiro Assistente, Auxiliar em Eletroeletrônica de Manutenção, Ajudante de Padeiro, Empreendedorismo, Programador de Web e Atendimento ao Turista.

As inscrições deverão ser feitas gratuitamente no portal eletrônicohttp://www.secti.ma.gov.br até o dia 25 de outubro. Os cursos, de curta duração, são na modalidade semipresencial, mediados pela Plataforma Tecnológica do Iema, nos Centros de Capacitação Técnica (CCT/Iema), Centro de Vocação Tecnológica (CVT) Estaleiro Escola e em escolas públicas da rede Estadual, abrangendo 65 municípios maranhenses.

Os cursos serão ministrados no período de 09 de novembro de 2015 a 09 de fevereiro de 2016, de 7h30 às 11h30 no turno matutino e das 13h30 às 17h30 no turno vespertino com carga horária de 160 horas. O candidato poderá optar somente por um curso e um único local onde deverá realizar sua formação profissional.

JUSTIÇA FEDERAL SUSPENDE EXIGÊNCIA DE HABILITAÇÃO PARA 'CINQUENTINHAS'

Condutores de veículos ciclomotores de cinquenta cilindradas, as chamadas cinquentinhas, não precisam mais de habilitação para circular, como exigia a Resolução nº 168/04 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

É que uma decisão preliminar da juíza Nilcéa Maggy, da 5ª Vara Federal em Pernambuco, proferida na última quinta-feira (15), suspendeu a exigência da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) em todo o território nacional, mas ainda cabe recurso.

Questionado pelo G1, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou que ainda não foi notificado e só irá se posicionar sobre o assunto depois que isso ocorrer.

O processo teve como base uma ação civil pública impetrada pela Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc). O Contran exige a Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A em todo território desde o ano de 2004, mas com a decisão, esta exigência passa a não valer mais.

De acordo com a assessoria da Justiça Federal em Pernambuco, entretanto, a decisão refere-se tão somente à habilitação dos condutores. Isso quer dizer que continua valendo a exigência para licenciamento e emplacamento dos ciclomotores.

A decisão da 5ª Vara entendeu que não há regulamentação para obtenção da ACC. "(...) pugnou pela antecipação dos efeitos da tutela para determinar à União, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da intimação da decisão concessiva da liminar, a sustação, em todo o território nacional, da Resolução no 168/2004 do Contran, no que diz respeito à ACC, conferindo aos usuários de ciclomotores o direito de circular em seus veículos sem a exigência de habilitação, até que seja devidamente regulamentada a ACC, sob pena de incidência de multa diária", diz um trecho da ação.

A decisão levou em consideração o fato de que os veículos de capacidade de potência limitada a 50 cilindradas possuem características distintas dos demais como as motocicletas e automóveis, o que não os insere em nenhum nível de habilitação.

Fonte: G1

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA TERÃO ATENDIMENTO POR MEIO DE APLICATIVO

A Caixa Econômica Federal lança, hoje, dia 19, o aplicativo Bolsa Família Caixa. A ferramenta – disponível para download gratuito em celulares com sistemas operacionais Android, Windows Phone e IOS – conta com funcionalidades que permitem, entre outras ações, verificar a situação do benefício, o calendário de pagamentos e a rede de atendimento da Caixa. O lançamento do aplicativo faz parte das comemorações dos 12 anos do Programa Bolsa Família.

Quem não é beneficiário do programa também pode usar o aplicativo para consultar informações sobre o calendário de pagamentos, dados gerais sobre as regras e condicionalidades do Bolsa Família e verificar a localização da rede de atendimento da Caixa, como lotéricas, caixas eletrônicos e agências.

Para os beneficiários do programa, o aplicativo também permite a obtenção de informações sobre a situação do benefício, como valores disponíveis para saque, data de retirada do benefício e últimas parcelas pagas. O beneficiário conta ainda com as opções Mensagem do Bolsa Família e Dúvidas Frequentes, onde serão prestadas informações referentes à atualização de dados cadastrais, cumprimento de regras relativas à saúde e educação, entre outras.

O Programa Bolsa Família é direcionado a famílias em situação de pobreza (renda por pessoa entre R$ 77,01 e R$ 154 por mês) e extrema pobreza (renda por pessoa de até R$ 77 por mês). Atualmente, são atendidas mais de 13,9 milhões de famílias em todo o país.

FAMÍLIAS COMEÇAM A GANHAR O 'BOLSA TV DIGITAL

A família de Ana Cláudia Souza de Jesus, de 23 anos, foi uma das primeiras inscritas no Bolsa Família a ganhar um kit gratuito para instalação da TV digital em casa. "A imagem ficou bem melhor e o som, perfeito", conta. Segundo ela, sem chiados e chuviscos, ficou bem melhor acompanhar programas evangélicos. "Novela aqui em casa só Os Dez Mandamentos", faz questão de deixar claro.

Ana Cláudia mora com o marido e a filha em Rio Verde, a 250 quilômetros de Goiânia. Os mais de 6,6 mil beneficiários do programa de transferência de renda da cidade são os primeiros a receber o kit porque o município goiano terá o primeiro "apagão analógico" do Brasil, marcado para 29 de novembro.

Até 2018 - quando se encerrará o processo de migração da TV analógica para a digital em todo o país - todas as famílias beneficiárias devem receber essa espécie de "bolsa TV digital" com conversor, controle remoto, cabos e antena de recepção.

O valor de cada kit que está sendo entregue é de cerca de 160 reais. O custo para a compra e a distribuição de todos os equipamentos para as 14 milhões de famílias responde por 70% do orçamento de 3,6 bilhões de reais da EAD, entidade criada pelas empresas que venceram o leilão do 4G na faixa de 700 megahertz (MHz), frequência hoje usada na transmissão de canais de TV aberta em tecnologia analógica.

As operadoras Claro, Vivo, TIM e Algar têm interesse em "limpar" a frequência porque precisam usar essa infraestrutura para comercializar o serviço de 4G no país, cerca de dez vezes mais rápido do que o 3G, segundo os especialistas. A universalização da TV digital - garantir que 93% dos domicílios possam receber os sinais da nova frequência - é uma exigência para o desligamento do analógico.

De acordo com o IBGE, 91,3% dos lares mais pobres do país - na faixa de renda dos beneficiários do programa - têm televisão. Em Rio Verde, 67% das famílias que ganham Bolsa Família já agendaram o recebimento dos conversores por meio do telefone 147. Dessas, a metade já pegou o kit, segundo Antônio Carlos Martelleto, diretor executivo da EAD. Brasília (168 mil famílias) e São Paulo (800 mil) são as próximas cidades onde serão entregues os kits, de acordo com o cronograma de desligamento do sinal analógico.

"O acesso dos beneficiários do Bolsa Família à TV Digital é importante para não deixar essas pessoas no escuro. Eles estão em condição de vulnerabilidade social, não teriam condição de adquirir o conversor com o dinheiro deles", diz o economista Helmut Schwarzer, secretário Nacional de Renda de Cidadania, responsável pela gestão do Bolsa Família.

Ana Cláudia diz que usa os 112 reais do dinheiro que recebe todo mês do Bolsa Família para comprar coisas para a filha de um ano. O marido dela trabalha fazendo bicos como auxiliar de pedreiro. O kit com conversor e antena chega a custar 220 reais em Rio Verde.

Schwarzer ressalta que a TV digital se transforma em mais uma forma de o ministério se comunicar com os beneficiários do programa por meio da tecla Ginga, que abre uma espécie de aplicativo do Bolsa Família, com as datas de pagamento dos benefícios e as condições de acesso ao programa. Segundo o secretário, a principal dúvida sempre foi em relação à data exata do pagamento, que é feito sempre nos dez últimos dias úteis do mês, de acordo com o número do cartão.

Ele reconhece, porém, que é preciso atualizar a tecnologia para permitir ao ministério enviar mensagens personalizadas a cada um dos beneficiários, que permitiria, por exemplo, solicitar o recadastramento ou exigir o cumprimento da frequência escolar.