Os novos prédios do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) e do Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) do Coroadinho foram inaugurados no dia 02 de julho, portanto há mais de três meses, mas ainda não está funcionando. A construção moderna e espaçosa dos órgão foram orçadas a um custou de R$ 1.100.000 (um milhão e cem mil reais) com recursos do Tesouro Estadual e uma parceria entre Governo Federal, Estadual e Municipal.
Na solenidade de inauguração dos prédios, estiveram presentes o governador Flávio Dino, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, além de Secretários estaduais, municipais e vereadores.
Segundo informações, o local não foi ainda aberto para o atendimento público pelo fato da necessidade de alguns ajustes, entre eles a colocação de grades em portas e janelas, haja vista que todas são de vidro o que não garante muita segurança. Atualmente os dois prédios estão sem nenhuma proteção, pois o vigilante que fazia a segurança dos prédios foi retirado.
Após a inauguração apenas algumas atividade esporádicas foram realizadas na CRAS. Para os moradores, a situação dos órgão é mais um exemplo de falta de comprometimento com o uso do dinheiro público e a falta de planejamento. A dona de casa Elizabete de Lúcia, moradora próximo do Cras, lamenta a situação em que os órgão se encontram, "é lamentável termos órgãos tão importantes como estes praticamente abandonados, todo o dinheiro investido ai por enquanto não está dando retorno. “É uma vergonha, é nosso dinheiro, se não for tomada uma providencia em pouco tempo esses prédios serão depredados", diz ela.
O CRAS, é um órgão composto por uma equipe multiprofissional, incluindo assistentes sociais e psicólogos, oferece informação, orientação e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade. Busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento das capacidades dos atendidos, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania, também atende programas de transferência de renda: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada(BPC), entre outros.
O CREAS, oferece apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violações físicas e psíquicas, discriminações sociais e violação aos direitos humanos e sociais. O trabalho baseia-se em: atendimento a adultos e idosos vítimas de violência; atendimento a crianças, adolescentes e pessoas com deficiência vítimas de violência; apoio a entidades de acolhimento de crianças, adolescentes e idosos, acompanhamento de crianças e adolescentes no desacolhimento e descumprimento das condicionalidades do PETI; acompanhamento de adolescentes em medidas socioeducativas e aproximação social com pessoas em situação de rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário