sábado, 31 de outubro de 2015

CONTINUA A TENTATIVA PARA ANULAÇÃO DAS ELEIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES EM SÃO LUIS

Depois das eleições que definiu os representantes de oito conselho tutelares em São Luís no último dia dia 04 de outubro, nunca se falou tanto em conselho tutelar nessa cidade. 

O ápice das discussões foi a chegada do tema na Câmara de vereadores e na Assembleia Legislativa. Seria muito bom se as discussões travadas no plenário das duas casas fossem para exigir que os conselheiros tutelares pudessem exercer a "missão" que se propuseram, com as garantias e o suporte dos órgão governamentais. Mas ao contrário o que se tem visto é a falta de interesse das casas, e em alguns casos é notório o interesse pessoal, e em alguns casos a demonstrações de total desconhecimento sobre a verdadeira função do conselheiro tutelar. 

Tudo bem que durante o processo houveram falhas, conforme já comprovado, como também é justo que aqueles que se sentiram prejudicados busquem a reparação pelos danos sofridos, pois seria até um contrassenso alguém querer defender direitos alheios e não lutar para que os seus sejam garantidos. Mas é lamentável que pessoas reconhecidamente preparadas para exercer a função de conselheiro tutelar e que foram prejudicadas no processos estejam se deixando ser levadas pelo discurso eloquente de alguns que os prejudicaram, pois é de conhecimento público que foi através de pressões que candidatos ora reprovados, na última hora foram colocados para participar do processo.

Vereador Manoel Rêgo
A discussão sobre a eleição dos conselheiros tutelares de São Luís, e a real razão pela "briga" para a anulação do processo parece que já ficou evidente, conforme postagem do blog do Clodoaldo Correa, intitulada: Tapetão do Conselho Tutelar. O blogueiro afirma que vereadores que não conseguiram eleger os candidatos que apoiavam incentivam o protesto, e cita como exemplo o vereador Manoel Rego (PTdoB), que pede uma nova eleição. O blogueiro ainda cita uma discussão que ocorreu no plenário da câmara, no último dia 20, quando o vereador Pereirinha (PSL), teria alfinetou o colega de casa, o vereador Manoel Rego, sobre seu real interesse pela anulação do processo “o problema é que o Nato (vereador do PRP) elegeu quatro conselheiros na área do Manoel Rego”, disse Pereirinha, confirmando o apoio dado por políticos a vários candidatos. O vereador Nato e o vereador Manoel Rego são vereadores da área do Coroadinho.

O lado positivo de tudo isso, é que agora sabemos que existem parlamentares comprometidos com a causa da criança e do adolescente. Independente do resultado, que pode ser a anulação das eleições, já que a promotoria continua analisando recursos, ou a manutenção do resultado, o vereador Manoel Rego e o deputado Wellington do Curso podem colaborar muito com a causa da criança e do adolescente. Como sugestão, podem passar pelo conselho tutelar do Coroadinho e verificarem como estar sendo realizado o atendimento no órgão, ou podem questionar os conselhos que estão há quase cinco na função, o porque de nunca terem realizado uma única audiência pública para prestação de conta a comunidade.

Promotor de Justiça da Infância Marcio Márcio Tadeu (ao centro)



Nenhum comentário:

Postar um comentário