sexta-feira, 10 de novembro de 2017

FEIRA DO LIVRO SERÁ ABERTA NESTA SEXTA-FEIRA EM SÃO LUÍS


Tem início nesta sexta-feira (10), a partir das 18h a 11ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), o eventos acontece até o dia 19 de novembro, em diversos pontos do Centro Histórico. A FeliS, que já faz parte do calendário anual de eventos da cidade, é promovida por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão. A programação inclui espaço para autores maranhenses, mostra de literatura nacional e internacional, palestras com escritores, venda de livros e artigos literários e uma série de atividades artísticas e culturais.

Na abertura da Feira do Livro, no Anfiteatro Beto Bittencourt (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho) será realizada a palestra Pintura Viva: 'Uma alegoria de vida e obra da escritora Maria Firmina dos Reis', com o artista plástico Joshua Pessoa, da Rede de Educadores de Museus. Em seguida, às 20h, acontecerá a Conferência de Abertura com o tema "Maria Firmina dos Reis e a Literatura Romântica", com a conferencista Luiza Lobo. A escritora e ensaísta é professora de teoria literária e literatura comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ainda para a noite no mesmo local da abertura está previsto a realização de show com o grupo Afrôs que levará para o espaço o ritmo contagiantes das batidas que misturam rock, salsa e canções autorais. A programação completa da feira está disponível no site www.feiradolivrodesaoluis.com.br.

"A Feira do Livro de São Luís é um evento consagrado para a cidade por representar um espaço de fortalecimento da cultura e disseminação do conhecimento. Este ano tem a parceria do Governo e daremos destaque para Literatura Feminina, tendo como patrona a maranhense Maria Firmina dos Reis, pelo centenário de sua morte e pela importância que ela tem para todo país como a primeira romancista do Brasil", disse o secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão.

A programação é composta por 23 convidados nacionais, 10 performances poéticas, sete intervenções artísticas, 60 contações de história, sete espetáculos circense de rua, uma orquestra, nove conferências, palestras, oficinas, minicursos, pocket show, saraus musicais, café literário, espaço infantil, exposições, vendas de livros e artigos literários. 

Ao todo, a estrutura é composta por 22 espaços com programação, sendo 34 estandes de livreiros para comercialização de livros, 6 estandes de instituições parceiras (AML, ALL, IHGE, UEMA, FAPEMA e UFMA), 10 espaços para sebos no Beco dos Catraieiros, 3 auditórios, montados na Casa do Maranhão para debates e conferências com programação simultânea, Espaço Criança Sesc/Semed de Leituras, com programação de teatro, contação de histórias e atividades infantis.

Além disso, quem visitar a Feira poderá prestigiar as apresentações e intervenções artísticas no Pé de Livro e no Anfiteatro Beto Bittencourt. O Cine Praia Grande além de ter uma programação de exibição de curtas infantis, abrigará também, a partir das 16h, o espaço "Casa do Escritor Maranhense", onde acontecerão 56 lançamentos de livros durante os 10 dias de evento. Os estandes dos livreiros para comercialização de livros e artigos literários, estarão localizados em toda extensão da Rua Trapiche e no estacionamento em frente a Praça da Casa do Maranhão. Também terá o Espaço do Artesão, para exposição e comercialização de artesanato local, além do Espaço Gourmet com Bike Food, uma das novidades desta edição.

A Casa do Maranhão, contará com a estrutura de três auditórios que levam o nome de obras da patrona e de uma liderança comunitária feminina de São Luís, sendo eles: Auditório I – Raimunda Pereira (Dica), Auditório II – Úrsula e Auditório III – Cantos a Beira Mar. No Jardim ficará o Espaço Viriato Corrêa com programação infantil e na Praça em frente, será montado o Espaço Criança Sesc/Semed de Leituras com quatro ambientes com programação especial voltada para o público infantil, incluindo palestras, brincadeiras, contação de histórias, ações educativas e outros.

Já no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho o Hall de Entrada será ocupado pela Exposição "Maria Firmina dos Reis, uma maranhense". Também terá programação no Cine Praia Grande, na Sala de Multimídia, no Teatro Alcione Nazaré com as conferências nacionais, na Galeria Nauro Machado e na Galeria Valdelino Cécio, com o Café Literário, além do Anfiteatro Beto Bittencourt, localizado na área externa. A Feira funcionará das 10h às 22h, com programação gratuita que contemplará todas as idades e envolve a participação direta de escritores renomados, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, artistas, entre outros convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário