Começa na próxima terça-feira (19), a propaganda partidária no rádio e na televisão, oportunidade para o eleitor conhecer as propostas dos mais de 26 mil candidatos às eleições de outubro. O horário eleitoral segue até o dia 2 de outubro, três dias antes da votação do primeiro turno.
Apesar de a propaganda nas ruas, com panfletos e cavaletes, por exemplo, e na internet estar liberada desde o dia 6 de julho, o horário eleitoral é a principal oportunidade de os candidatos aos cargos de deputado, senador, governador e presidente da República ganharem visibilidade para tentar conquistar o voto do eleitor.
Segundo o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) João Paulo Peixoto, a propaganda eleitoral de rádio e TV é importante para que os candidatos fiquem conhecidos.
Segundo ele, a influência costuma ser maior em um eventual segundo turno, quando os candidatos a governador ou presidente vão para o confronto final. “É difícil mensurar o efeito (dos programas partidários na campanha eleitoral). É uma oportunidade para que os candidatos tenham visibilidade maior. Isso tem impacto”, destacou.
No Maranhão, a Mirante foi escolhida como geradora da propaganda na televisão e a Timbira para o rádio. No entanto, por falta de estrutura técnica, a Timbira foi substituída pela rádio São Luís.
Levando em consideração o número de partido de cada coligação e o número de representantes dos partidos na Câmara de Deputados, o tempo para cada coligação no Maranhao ficou da seguinte forma:
Flávio Dino(PCdoB) - possui o apoio de oito partidos (PDT, PPS, PSDB, PSB, PTC, PP, PROS, SD), terá 5 minutos e 58 segundos de propaganda eleitoral.
Lobão Filho(PMDB) – tem o apoio 18 partidos (PMDB, PTdoB, PT, PV, PRB, PSDC, PRP, PMN, DEM, PHS, PSD, PRTB, PEN, PSC, PTB, PSL, PR, PTN), terá 9 minutos e 27 segundos de propaganda eleitoral.
Luis Antônio Pedrosa (PSOL), possuirá aproximadamente de 1 minuto e nove segundos; Saulo Arcangeli (PSTU); Josivaldo Corrêa (PCB) - terão 1 minuto e 5 segundos cada e Zé Luís Lago (PPL) - 1 minuto e 5 segundos.
A propaganda eleitoral para os candidatos que disputam o cargo de presidente será veiculada no rádio às terças, quintas e sábados em dois horários: das 7h25 às 7h50 e das 12h25 às 12h50. Na TV, nos mesmos dias, os horários serão das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Às segundas, quartas e sextas, a propaganda será destinada aos demais cargos em disputa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário