quarta-feira, 8 de agosto de 2018

CONHEÇA OS 13 CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA NAS ELEIÇÕES 2018

Terminado o prazo para as convenções partidárias, 14 partidos aprovaram nomes de candidatos para a disputa da Presidência da República. Mas esse número deve cair para 13 já que o PCdoB definiu por integrar a coligação encabeçada pelo PT e não deverá registrar a candidatura da deputada Manuela D'Ávila. O prazo para registro dos candidatos na Justiça Eleitoral vai até o próximo dia 15. 

Conheça quem são os candidatos que disputam a eleição para presidente da Republica:

Álvaro Dias (Podemos) 

Álvaro Dias

Nome completo: Álvaro Fernandes Dias 
Nascimento: 07/12/1944
Naturalidade: Quatá / SP
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Grau de Instrução: Superior completo (Licenciatura - História)
Ocupação: Senador

Ele vai compor a chapa com o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro. Além do PSC, fazem parte da coligação os partidos PTC e PRP. 

Na primeira fala como candidato, Álvaro Dias anunciou que, se eleito, vai convidar o juiz federal Sérgio Moro para ser ministro da Justiça, e repetiu a promessa de “refundar a República”. 

Cabo Daciolo (Patriota) 

Cabo Daciolo

Nome: Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos
Nascimento: 30/03/1976
Naturalidade: SC - Florianópolis
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Ocupação: Bombeiro Militar
Escolaridade: Superior (Pedagogo) 

A candidata a vice é Suelene Balduino Nascimento do mesmo partido. 

Daciolo defende mais investimentos em educação e segurança por considerar áreas essenciais para o crescimento do país. Em discurso durante a convenção, Daciolo se posicionou contrário à legalização do aborto e à ideologia de gênero. 

Ciro Gomes (PDT) 

Ciro Gomes

Nome completo: Ciro Ferreira Gomes
Nascimento: 6/11/1957
Naturalidade: Pindamonhangaba (SP)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Superior (Direito)
Ocupação: Advogado, professor universitário

A candidata a vice é a senadora Kátia Abreu (PDT-TO)

Ciro Gomes construiu sua carreira política no Ceará, onde foi prefeito de Fortaleza, deputado estadual, deputado federal e governador. Foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco e ministro da Integração Nacional no governo Lula, de 2003 a 2006. Já chegou a concorrer à Presidência em 1998 e em 2002. 

Geraldo Alckmin (PSDB) 

Geraldo Alckmin

Nome completo: Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
Nascimento: 7/11/1952
Naturalidade: Pindamonhangaba (SP)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Superior (Medicina)
Ocupação: Aposentado

A senadora Ana Amélia (PP-RS) é a vice na chapa. Geraldo Alckmin conta com o apoio do PSDB, PP, DEM, PR, PTB, PRB, PPS, PSD e Solidariedade. 

Geraldo Alckmin foi eleito pela 4ª vez governador de São Paulo, foi vereador e prefeito no Vale do Paraíba (SP).

Esta é a segunda vez que o ex-governador de São Paulo concorre ao Palácio do Planalto. Candidato pelo PSDB em 2006, Alckmin foi derrotado no segundo turno daquela eleição pelo ex-presidente Lula.

Guilherme Boulos (PSOL) 

Guilherme Boulos

Nome completo: Guilherme Castro Boulos 
Nascimento: 19/6/1982 
Naturalidade: São Paulo (SP) 
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Superior (Filosofia)
Ocupação: Professor universitário

Coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, foi lançado candidato pelo PSOL. Também foi homologado o nome de Sônia Guajajara, representante do povo indígena, para vice-presidente. O PSOL terá o apoio do PCB em sua coligação. 

Boulos destacou que irá defender temas que pertencem aos princípios do partido, como o direito ao aborto e à desmilitarização da polícia. 

Henrique Meirelles (MDB) 

Henrique Meirelles

Nome completo: Henrique de Campos Meirelles
Nascimento: 31/8/1945
Naturalidade: Anápolis (GO)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Superior (Engenharia)
Ocupação: Engenheiro Civil 

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, será o vice na chapa. O candidato do presidente Michel Temer terá o apoio do PHS. 

Henrique Meirelles é ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central. Destacou como prioridades investimentos em infraestrutura, para diminuir as distâncias no país, além de saúde e segurança pública. O presidenciável também prometeu reforçar o Bolsa Família. Para gerar empregos, Meirelles disse que pretende resgatar a política econômica, atrair investimentos e fazer as reformas para que o país cresça 4% ao ano. 

Jair Bolsonaro (PSL) 

Jair  Bolsonaro

Nome completo: Jair Messias Bolsonaro
Nascimento: 21/3/1955
Naturalidade: Campinas (SP)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Superior ( Educação Física do Exército)
Ocupação: Deputado Federal 

O seu companheiro de chapa é o general Hamilton Mourão, do PRTB. Militar da reserva. Bolsonaro está em seu 7º mandato como deputado federal pelo Rio de Janeiro. 

Atualmente o parlamentar é réu em ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto crime de apologia ao estupro e injúria, por afirmar que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela "não merece". A defesa nega que Bolsonaro tenha feito apologia ao estupro. 

João Amoêdo (Partido Novo) 

João Amoêdo 

Nome completo: João Dionísio Figueira Barreto Amoêdo
Nascimento: 22/10/1962
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Superior (Engenheiro e Administração)
Ocupação: Empreendedor e Engenheiro 

João Amoêdo foi oficializado pelo partido como candidato à Presidência da República. O cientista político Christian Lohbauer foi escolhido como candidato à vice-presidente.

Empresário, fez carreira como executivo de empresas. Um dos fundadores do Partido Novo. Teve a maior parte da atuação profissional em instituições financeiras. Foi vice-presidente do Unibanco e membro do conselho de administração do Itaú-BBA. Em 2011, passou a integrar o Conselho de Administração da construtora João Fortes. 

Entre as principais propostas de Amoêdo estão equilibrar as contas públicas, acabar com privilégios de determinadas categorias profissionais, melhorar a educação básica e atuar fortemente na segurança. O presidenciável também é favorável à revisão do Estatuto do Desarmamento; defende também a privatização de empresas estatais. 

João Goulart Filho (PPL) 

João Goulart Filho

Nome completo: João Vicente Fontella Goulart 
Nascimento: 22/11/1956
Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Superior (Direito)
Ocupação: filósofo e Escritor

Ex-deputado estadual no Rio Grande do Sul, foi um dos fundadores do PDT ao lado do tio, Leonel Brizola. É filho do ex-presidente João Goulart, o Jango que teve mandato presidencial, de 1961 a 1964, interrompido pela ditadura militar. 

Concorrendo como candidato pela primeira vez, terá como candidato a vice, Léo Alves, professor da Universidade Católica de Brasília. 

Algumas propostas do candidato são a redução drástica dos juros da dívida pública para dar condições ao Estado de investir no desenvolvimento social, o resgate da soberania, o controle das remessas de lucros das empresas estrangeiras e a revisão do conceito de segurança nacional. 

José Maria Eymael (DC) 

José Maria Eymael 

Nome completo: José Maria Eymael 
Nascimento: 2/11/1939
Naturalidade: Porto Alegre (RS) 
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Escolaridade: Superior (Direito)
Ocupação: Advogado e empresario

Fundador e presidente do DC, vai concorrer pela sexta vez à Presidência da República(1998, 2006, 2010 e 2014). O pastor da Assembleia de Deus Helvio Costa será o candidato a vice-presidente. 

Deputado federal constituinte em 1988, o candidato exerceu dois mandatos na Câmara dos Deputados (entre 1987 e 1995). 

Sua propostas como presidenciável incluem a política macroeconômica orientada para diminuição do custo do crédito ao setor produtivo, apoio e incentivo ao turismo e a valorização do agronegócio com ações de governo específicas, que ainda não foram divulgadas, e apoio aos pequenos e médios produtores rurais. 

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 

Lula

Nome completo: Luiz Inácio Lula da Silva 
Nascimento: 27/10/1945
Naturalidade: Caetés (PE)
Sexo: Masculino
Estado Civil: Viúvo
Escolaridade: Ensino fundamental completo
Ocupação: Aposentado

Ex-sindicalista e ex-metalúrgico, foi presidente do Brasil por duas vezes, entre 2003 e 2011, após 3 derrotas, em 1989, 1994 e 1998. 

A convenção nacional do PT escolheu, por aclamação, o seu para ser o candidato à Presidência da República. O encontro também homologou o apoio do PCO e do PROS à candidatura do PT. No domingo (5) o PCdoB também confirmou apoio a Lula. O vice é o petista Fernando Haddad, que foi ministro da Educação e prefeito de São Paulo. 

Lula é dono da empresa Lils Palestras. Entre 2011 e 2015, depois de deixar o mandato, o ex-presidente realizou palestras empresariais remuneradas, para 45 empresas contratantes no Brasil e no mundo. O valor de cada palestra cobrada era equivalente a US$ 200 mil 

Segundo a assessoria do ex-presidente, a maior parte dos recursos ganhos foi doada a seus filhos e outra parte foi investida em planos de previdência privada.

Lula está preso em Curitiba, desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância no caso do triplex de Guarujá, o que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, o torna inelegível. Mas a questão precisa ser decidida pelo TSE e só pode ser julgada depois do registro oficial. 

Marina Silva (Rede) 

Marina Silva

Nome completo: Marina Osmarina da Silva Vaz de Lima 
Nascimento: 8/2/1958
Naturalidade: Rio Branco (AC)
Sexo: Feminino
Estado Civil: Casada
Escolaridade: Superior (Licenciada em História)
Ocupação: Professora e psicopedagoga 

A Rede Sustentabilidade confirmou, por aclamação, o nome Marina Silva como candidata à Presidência da República. O candidato à vice na chapa é o médico, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV).

Marina Silva foi deputada estadual no Acre (1991-1994) e senadora pelo mesmo estado por dois mandatos (1995 a 2010). Ela se licenciou do Senado de 2003 a 2008, quando ocupou o cargo de ministra do Meio Ambiente no governo Lula.

Filiada ao PT desde 1986, deixou a legenda em 2009 para se filiar ao PV, partido pelo qual concorreu à Presidência em 2010, mas não conseguiu chegar ao segundo turno. Em 2014, se candidatou novamente, desta vez pelo PSB.

A presidenciável prometeu uma campanha limpa, sem notícias falsas e sem destruir biografias. Se comprometeu com as reformas da Previdência, tributária e política, que acabe com a reeleição e incentive candidaturas independentes. Se eleita, Marina também disse que pretende fazer uma revisão dos “pontos draconianos” da reforma trabalhista que, segundo ela, seriam feitas a partir de um diálogo com o Congresso.

Vera Lúcia (PSTU) 

Vera Lúcia

Nome completo: Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado
Nascimento: 12/09/1967
Naturalidade: Inajá (PE)
Sexo: Feminino
Estado Civil: Casada
Escolaridade: Superior (Sociologia)
Ocupação: Cientista Política

O PSTU oficializou a candidatura de Vera Lúcia à Presidência da República. o vice na chapa é o professor Hertz Dias, da rede pública do Maranhão. A escolha foi feita por aclamação. 

De acordo com Vera Lúcia, o plano de governo prevê reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e um plano de obras públicas para atender as necessidades da classe trabalhadora. 

O PSTU decidiu que não fará nenhuma coligação para a disputa presidencial, nem alianças nas eleições estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário