Terminado o prazo para as convenções partidárias, seis candidatos tiveram seus nomes homologados para a disputa pelo Governo do Estado do Maranhão.
Conheça os candidatos que concorrem ao governo do Maranhão:
Flávio Dino (PCdoB)
Flávio Dino |
Nome: Flávio Dino de Castro e Costa
Nascimento: 30/04/1968
Naturalidade: São Luís
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Grau de instrução: Superior (Direito)
Ocupação: Governador
Candidato à reeleição, Flávio Dino terá a maior coligação na disputa ao governo. Conta com o apoio do PCdoB, PRB, PDT, PPS, PT, PSB, DEM, PR, PP, PTB, PROS, PTC, PPL, Avante, Patriotas e Solidariedade. Traz como vice-governador Carlos Brandão (PRB).
Formado em direito em 1991 pela UFMA, é mestre em direito constitucional. Foi juiz federal de 1994 até 2006, quando deixou a magistratura para se candidatar ao cargo de deputado federal pelo Maranhão, sendo eleito e exercendo seu mandato até 1º de fevereiro de 2011. Foi diretor da Escola de Direito de Brasília do Instituto Brasiliense de Direito Público(IDP), e também-presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cargo que ocupou de junho de 2011 até março de 2014, quando deixou o cargo para candidatar-se ao governo do Estado, sendo eleito com 63,52% dos votos válidos.
Roseana Sarney (MDB)
Roseana Sarney |
Nome completo: Roseana Macieira Sarney Murad
Nascimento: 01/ 06/1953
Naturalidade: São Luís
Sexo: Feminino
Estado Civil: Casado
Grau de Instrução: Superior (Sociologia)
Ocupação: Empresaria
A coligação que apoia a candidatura de Roseana se chama "O Maranhão quer mais" e é composta pelo MDB, PSD, PMB, PV, PRP, PSC. O candidato a vice-governador é o empresário Ribinha Cunha, do PSC.
Roseana foi deputada federal entre 1991 e 1994. Governadora por dois mandatos, entre 1995 e 2002.
Senadora entre 2003 até 2009. Ainda em 2009 assumiu o governo do estado após a cassação de Jackson Lago (PDT), que havia sido vencedor das eleições de 2006. Venceu as eleições de 2010 para governadora, ficando no cargo até 2014.
Roberto Rocha (PSDB)
Roberto Rocha |
Nome completo: Roberto Coelho Rocha
Nascimento: 04/08/1965
Naturalidade: SÃO LUÍS
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Grau de Instrução: Superior (Administração de empresas)
Ocupação: Senador
O candidato tucano teve seu nome homologado em convenção e vai contar com o apoio do PSDB, PMN, PHS, PSDC, Democracia Cristã, Rede e Podemos.
Em 1990, aos 26 anos, Roberto Rocha foi eleito Deputado Estadual, conseguindo ainda ser reeleito, destacando-se como líder de seu partido na Assembleia Legislativa.
Foi eleito deputado federal por tres mandatos, 1994, 1998 e 2006 conseguindo 140 mil votos tornando-se o deputado federal mais bem votado da história do Maranhão.
Atualmente, Roberto Rocha é senador eleito pelo estado do Maranhão (PSDB/MA), com aproximadamente 1,5 milhões de votos, e integra diversas comissões no Senado Federal, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e eleito para o cargo de Corregedor Geral do Senado Federal. O senador era aliado do governador Flavio Dino, rompeu com o grupo do governador vai disputar o governo pela primeira vez.
Maura Jorge (PSL)
Maura Jorge |
Nome: Maura Jorge Alves de Melo Ribeiro
Nascimento: 21/09/1962
Naturalidade: Lago da Pedra/MA
Sexo: Femenino
Estado Civil: Divorciada
Grau de Instrução: Superior (Direito)
Ocupação: Advogada
Maura Jorge (PSL) A ex-prefeita de Lago da Pedra entrou na disputa e vai contar com o apoio do PSL e PRTB. Ela vinha articulando uma ampla aliança, mas teve seus planos impedidos pelo presidente da legenda, o vereador Francisco Carvalho.
O tenente-coronel PM Roberto Filho (PSL), chefe da Comunicação da Polícia Militar do Maranhão, será o companheiro de chapa da ex-prefeita Maura Jorge.
Maura Jorge já foi eleita deputada estadual quatro vezes e prefeita duas vezes da cidade de sua cidade natal, de Lago da Pedra.
Odívio Neto (PSOL)
Odívio Neto |
Nome completo: Odivio da Silva Rezende Neto
Nascimento: 03/06/1971
Naturalidade: São João dos Patos
Sexo: Masculino
Estado Civil: Casado
Grau de Instrução: Superior (Engenharia)
Ocupação: Engenheiro civil, professor e e analista ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA)
Odívil Neto entrou na disputa e vai contar com o apoio do PSOL e PCB. A candidata a vice é a professora Helena Viana (PSOL).
Odívio Neto foi candidato a prefeito de São João dos Patos em 2012, candidato a vice-governador em 2014 e candidato a vereador de São Luís em 2016.
Ele destaca que uma campanha eleitoral é também uma oportunidade de unir, organizar e mobilizar o povo na luta por seus direitos e reivindicações. Para tanto, é preciso se fazer entender por milhões de pessoas do nosso Maranhão. Assim nossa chapa de deputados estaduais vai ser prioridade política do partido.“Nosso objetivo é a construção coletiva e de unidade, em sintonia com as instâncias do partido. O programa há de ser uma expressão de nossas lutas cotidianas e da necessidade de alterar a correlação de força entre as classes sociais em nosso estado, em favor da classe trabalhadora e menos favorecida com as políticas públicas emancipadoras”.
“Nós temos várias propostas, mas a principal delas é trabalhar na questão da educação da nossa juventude, emprego para a nossa juventude, emprego para o nosso povo. Propostas de proteção ao meio ambiente, um desenvolvimento sustentável que atenda as necessidades da área do meio ambiente e do nosso povo”, disse Odívio sobre suas propostas de governo.
Ramon Zapata (PSTU)
Ramon Zapata |
Nome: Ramon Silva Gomes
Nascimento: 15/12/1960
Naturalidade: São Luís - MA
Estado Civil: Casado
Sexo: Masculino
Grau de Instrução: Superior Completo
Ocupação: Professor
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados apresentou Ramon Zapata para a disputa ao Governo do Maranhão. O PSTU não coligou com nenhum outro partido. Como vice o partido indicou o nome da poetisa e ativista do movimento negro Nicinha Durans.
O professor do ensino fundamental ainda não ocupou nenhum cargo político, mas já tentou ser vereador de São Luís e senador.
Junto ao registro das candidaturas, o PSTU apresentou seu programa de Governo. O texto apresenta 16 medidas centrais apontadas pelo partido como resposta ao atraso histórico que vive o Maranhão. Entre estes pontos, destacam-se: suspensão do pagamento e auditoria da dívida pública do Estado; um plano de obras públicas; fortalecimento da CAEMA para garantir água e saneamento básico para todos; uma verdadeira reforma e revolução agrária;políticas de transporte, acessibilidade e mobilidade; ampliação dos investimentos nas áreas de educação, saúde, produção agrícola e pesqueira, segurança, moradia, cultura, turismo e esporte e lazer ; valorização, cumprimento de acordos e estatutos, garantia das Leis do Piso e reajuste salarial para os servidores públicos estaduais; instalação de conselhos populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário