Hoje (13), O Rapper Paulista Marcos Fernandes de Omena, conhecido artisticamente como Dexter, estará no Coroadinho a convite da Família Hip Hop do Coroadinho para conhecer a realidade do bairro. Na ocasião da visitará escolas e realizará palestras.
Dexter que passou pelo sistema prisional paulista, ganhou a liberdade em 2011 e desde então tem viajado ao redor do Brasil fazendo shows e ministrando palestras.
Considerado como um dos maiores representantes do Rap nacional, foi na prisão que Dexter viu uma possibilidade de mudar de vida “Eu não sinto orgulho nenhum do que eu fiz. Mas sinto orgulho de em pouco tempo ter percebido que aquela não era a minha vida e ter voltado a desenvolver meu dom”, afirma o rapper que garante que se dependesse do sistema carcerário até hoje estaria no crime.
Segundo ele e difícil falar de reeducação para pessoas que nunca foram educadas. E foi na prisão que ele viu uma frase que mudou sua vida “eu vi uma frase que eu lembro até hoje: Cuidem das nossas crianças hoje para que amanhã vocês não tenham que prender, nem bater, nem matar os adultos”. E, mesmo fora de lá, o problema continua a incomodar o rapper: “Nunca mais eu vou conseguir ser um cara 100% livre enquanto um dos meus estiver lá dentro. Porque eu sei o que eles passam”, conta.
Rapper Dexter Foto: Internet |
Em recente entrevista à Revista O Grito Dexter desabafou, “Dentro da prisão o que existe são seres humanos. Mas a TV não mostra isso. O que se ver é a rebelião, mas não as causas que levaram à rebelião. As pessoas têm preconceito, acreditam que estamos gastando o dinheiro dos impostos dele. Temos que rever conceitos, investir mais na educação. O hip hop é a saída para mudar muitos desses problemas. Hoje nós temos voz contra o preconceito".
O rapper acredita que o rap é a verdadeira linguagem das ruas e faz um link com os recentes protestos que tomaram conta do Brasil nos últimos meses. “É incrível como o hip hop salva vidas, conscientiza as pessoas. Já estávamos falando de todos os problemas nas comunidades há muitos anos. Basicamente cantamos sobre as mudanças que queremos. Muito já se mudou, mas ainda a situação do jovem negro ainda é muito ruim no País” diz ele.
Dexter chegou hoje de madrugada em São Luís. A Tarde visita às escolas: U.E.B. Rubem Almeida, às 15:00horas e ás 16:00 horas estará na CE Dorilene Castro, em seguida ás 18:00 horas fará uma apresentação na praça Nossa Senhora do Carmo, ao lado da Fundação Bradesco.
A vinda de Dexter ao Coroadinho está sendo promovida pelo Grupo União da Juventude, Socialista com o apoio da Família Hip Hop do Coroadinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário