domingo, 29 de junho de 2014

COPA 2014 - UFA..., NO SUFOCO BRASIL GARANTE CLASSFICAÇÃO

Dramático. Assim foi o duelo entre Brasil e Chile, neste sábado (28), no Mineirão. Após empate em 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, o duelo foi decidido nos pênaltis e o o time canarinho venceu por 3 a 2. O destaque foi o goleiro Julio César, que defendeu duas penalidades.

O JOGO

O duelo começou com as duas equipes se estudando e trocando passes no meio-campo. Quem chegou primeiro com perigo foi a Seleção Brasileira. Aos cinco minutos, Hulk cobrou, e a zaga tirou. Na sobra, Marcelo limpou bem e chutou. A bola passou perto do gol de Bravo.

Aos nove, Sánchez escapou pela direita e cruzou. Vargas caiu na área e pediu pênalti. Mas o árbitro mandou seguir. Três minutos depois, foi a vez do time canarinho reclamar. Hulk tabelou com Neymar e recebeu na área. Isla entrou na disputada, e o brasileiro caiu. E o juiz disse que o lance foi normal.

A primeira grande jogada de perigo veio aos 14 minutos. Neymar partiu mano a mano no contra-ataque, teve a chance de finalização na área, mas preferiu um novo drible e perdeu o lance.

Brasil abre o placar
Aos 16, Hulk fez boa cobrança de falta, e Bravo espalmou para escanteio. Neymar cobrou, Thiago Silva desviou de cabeça, e a bola entrou depois de uma dividida entre David Luiz e Jara. 

O Brasil teve a chance de ampliar aos 26. Neymar deu grande arrancada do meio de campo até a área, deixou o marcador para trás, mas bateu mal de perna esquerda.

Chile empata
Aos 30, veio o empate. O Brasil errou muito feio na saída de bola e entregou a bola nos pés de Alexis Sánchez dentro da área, ele não perdoou. 1 a 1

Após sofrer o gol, o time canarinho não se abalou e continuou criando jogadas de perigo. Aos 35, Neymar tentou de cabeça, a bola desviou em Silva e passou perto da trave. Três minutos depois, o camisa 10 recebeu na área, mas demorou muito para finalizar e a zaga cortou. Na sobra, Fred quase aproveitou, mas a bola subiu demais.

Aos 42, o lateral Daniel Alves arriscou de longe, mas Bravo colocou para escanteio. Porém, já nos acréscimos, o time comandado por Felipão falhou mais uma vez e quase sofreu o gol. Luiz Gustavo errou na saída de bola, Sánchez entrou na área, mas Júlio César evitou o pior.

Segundo tempo
Brasil e Chile voltaram para a etapa final sem mudanças. Quem tomou iniciativa, foi o time canarinho. Aos quatro minutos, Fernadinho arriscou de fora da área e a bola raspou a trave.

Aos sete minutos, Neymar apareceu bem, mas prendeu novamente a bola em vez de tentar o passe e acabou desperdiçando boa oportunidade.

Gol anulado
Mais uma polêmica na partida. Aos nove, Hulk recebeu na área, dominou com o ombro, e mando para o fundo das redes. No entanto, o árbitro marcou toque na mão e puniu o brasileiro com cartão amarelo, para desespero de Felipão.

Julio César salva
Aos 19, o Chile chegou para direita com Isla. Ele cruzou para a área, Aránguiz chegou batendo forte e Julio César fez milagre e salvou o Brasil.

Após trocar Jô por Fred, Felipão resolveu fazer outra alteração aos 26. Tirou Fernandinho e colocou Ramires. 

Em sua primeira participação, o centroavante não foi bem. Aos 29, Hulk chegou pela ponta esquerda, cruzou na medida para Jô, que furou na hora de fazer a finalização.

Seleção insiste
O atacante Neymar, que estava um pouco apagado no segundo tempo, quase marcou aos 35. Daniel Alves colocou na cabeça do camisa 10, a bola foi no meio do gol, e Bravo fez uma bela defesa.
Aos 38, outra boa chance. Hulk driblou três chilenos, invadiu a área pelo lado direito e chutou cruzado. Bravo fez grande defesa e salvou o Chile.

Duelo vai para prorrogação
No primeiro minuto da prorrogação, Hulk tentou a jogada pela esquerda e sofreu falta. Ele levantou pedindo apoio da torcida, batendo no braço. Neymar cobrou e a zaga do Chile jogou para escanteio.

Aos nove, Jô recebeu de Marcelo dentro da área, ele chutou prensado e a bola sobrou fácil para Bravo. Dois minutos, Hulk fez mais uma boa jogada, desta vez pela direita, e Oscar cabeceou em boas condições, mas Bravo defendeu com tranquilidade.

Hulk voltou a insistir aos 13. Ele fez boa jogada e arriscou de fora da área, porém o goleiro chileno salvou mais uma vez.


Na segunda etapa da prorrogação, o técnico Felipão fez a última mudança e colocou Willian no lugar de Oscar, que já dava sinais de cansaço.

A primeira participação efetiva de Willian foi aos seis. Daniel Alves recebeu do meia e arriscou de longe, mas a bola saiu longe da meta de Bravo.

O Brasil quase sofreu o gol aos 14. Piniilla recebeu na entrada da área e bateu forte. A bola explodiu no travessão! 

Pênaltis

Brasil: David Luiz (O), Willian (X), Marcelo (O), Hulk (X), Neymar (O)

Chile: Pinilla (X), Sánchez (X), Aranguiz (O) , Diaz (O), Jara (X)





sábado, 28 de junho de 2014

CURIOSIDADES NO DUELO ENTRE BRASIL E CHILE

Neste sábado, o Brasil será a primeira seleção a enfrentar as oitavas-de-final da Copa do Mundo 2014 ao lado do Chile. O duelo traz boas lembranças para a Seleção, que, historicamente, vem levando a melhor sobre o rival sul-americano.

Confira algumas das curiosidades deste duelo, que acontecerá às 13h deste sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte.

- O Brasil ganhou as três partidas que disputou contra o Chile em Mundiais, todas elas nas fases eliminatórias do torneio (oitavas-de-final em 2010, oitavas-de-final em 1998 e semifinais em 1962).

- A equipe chilena sofreu 11 gols nas três partidas contra o Brasil em Copas do Mundo, uma média de 3.7 gols por jogo.
- Eduardo Vargas marcou nos últimos dois jogos do Chile contra o Brasil, incluindo um gol em Belo Horizonte em abril de 2013.

- O Brasil marcou dois ou mais gols em cada uma das noves partidas contra o Chile, num total de 32 neste período (3.6 por jogo).

- Neymar marcou o gol de número 100 da Copa 2014 (o primeiro diante de Camarões), na partida de número 100 da Canarinha em Mundiais.

- O atacante do Barcelona marcou quatro gols em três jogos nesta Copa e oito gols nos seus últimos seis jogos com o Brasil.
- Quatro dos cinco gols marcados pelo Chile nesta Copa saíram antes do intervalo, o outro foi marcado aos 90 minutos.

- O Chile perdeu os dois duelos anteriores de oitavas-de-final dos quais participou, ambas as vezes contra o Brasil (0-3 em 2010 e 1-4 em 1998).

- O Brasil ganhou seus últimos cinco jogos de oitavas-de-final em Copas do Mundo, marcando 13 gols e não sofrendo nenhum em quatro deles.

- A última vez que o Brasil perdeu um jogo de oitavas-de-final em Copa do Mundo foi em 1990; 1 a 0 para a também sul-americana e eventual finalista Argentina.
- A seleção brasileira perdeu apenas um dos seus últimos 10 jogos contra rivais sul-americanos em Copas do Mundo (8V e 1E).

- Ao contrário, o Chile perdeu seus últimos quatro jogos diante de rivais sul-americanos, ainda que três destes tenham sido contra o Brasil.

- O Chile nunca derrotou a Seleção em solo brasileiro, perdendo 20 vezes e empatando seis.

- A Canarinha está invicta a 40 jogos seguidos no Brasil. Sua última derrota foi contra o Paraguai (1-0 em um amistoso) em agosto de 2002.


OPORTUNIDADE - GERENTE TÉCNICO DE SAÚDE E PREVENÇÃO A DESASTRES - SÃO LUÍS/MA OU RECIFE/PE

A Plan International Brasil (www.plan.org.br) é uma organização humanitária internacional que trabalha com desenvolvimento comunitário centrada na criança e no adolescente, sem nenhuma filiação religiosa, política ou governamental comprometida com a causa da proteção infantil, e seguindo princípio de iguais oportunidades; busca um/uma profissional para 01 vaga de Gerente Técnico de Saúde e Prevenção a Desastres, para trabalho lotado na cidade de São Luís-MA ou em Recife-PE.

Ele/Ela será responsável por: 
Orçamentos e apoio na elaboração e execução dos planos de trabalho anuais da Unidade de Programa para o programa de Saúde e Prevenção/Respostas à Desastres. 
Contribuir tecnicamente para pesquisa, avaliação, monitoramento e aprendizagem no programa de Saúde e Prevenção/resposta a desastres. 
Elaborar propostas programáticas na área de saúde, direitos sexuais e reprodutivos e prevenção e mitigação de danos de Desastres. 
Parcerias com organizações em relação à temática da saúde e prevenção/resposta a desastres; 
Representação da Plan em alianças e redes interinstitucionais e nos espaços de tomada de decisões. 
Apoiar a mobilização de recursos e o desenvolvimento de propostas de doações com relação à Saúde, prevenção e mitigação a desastres; 
Monitorar e assessorar a implementação dos projetos com o objetivo de fortalecer as competências dos pais, mães, cuidadores, cuidadoras, organizações comunitárias e governo para que ofereçam cuidados adequados às mulheres gravidas e crianças com idade de 0 a 6 anos para promover seu desenvolvimento integral com enfoque em direitos e igualdade de gênero; 
Colaborar e dar assessoria as equipes chave e ao departamento dentro dos escritórios para assegurar que as estratégias de identificação e gestão de riscos dos processos, procedimentos e atividade de país incluam uma avaliação de riscos especifico em proteção infantil e que se desenvolva atividades de mitigação; 
Cumprir rigorosamente com todos os Standares da política de Proteção Infantil; 

O/A profissional contratado (a) se reportará ao Diretor de Programas em São Luís-MA 
Formação acadêmica: Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Mestrado em saúde e áreas afins; 
Experiência e conhecimento no setor de desenvolvimento em pelo menos um componente do programa de saúde/prevenção e resposta a desastres, dentro de um campo de trabalho relevante; 
Experiência em programas, com uma metodologia baseada em direitos, e centrada nos direitos da criança. 
Espanhol Avançado, Inglês Intermediário; Conhecimento de informática em nível de usuário. 

Salário R$ 6.095,00+ benefícios (Plano de Saúde, Dental, Ticket Refeição e Seguro de Vida corporativo);

Os interessados (a) deverão encaminhar CV até dia 09/07/2014 para gerentetecnico@plan.org.br



sexta-feira, 27 de junho de 2014

ROSEANA SARNEY DIZ QUE VAI ABANDONAR A VIDA POLÍTICA

O PMDB do Maranhão oficializou nesta sexta-feira a candidatura de Lobão Filho ao governo do estado. Durante a convenção do partido, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, afirmou que não voltará a disputar cargos públicos.

Roseana Sarney diz que vai deixar a vida política quando findar seu mandado de governadora

- Vou deixar a política partidária, mas nunca o trabalho que ao longo dos anos realizo pelo Maranhão. Agora estamos nos despedindo e passando a liderança do nosso grupo ao Lobão Filho, com plena convicção na continuidade desse grande trabalho que sempre realizamos - garantiu.

O ex-ministro Gastão Vieira chegou a chorar quando lamentou a decisão de Sarney em deixar a vida pública e que caberia a ele substitui-lo no Senado, embora Sarney seja senador pelo Amapá.

- Não tenho como não me emocionar. E nós temos responsabilidade pela decisão do Sarney, pois ele não foi defendido o suficiente por todos nós, ele que representa o nosso povo - lamentou.

A convenção terminou sem a indicação do candidato a vice-governador e do suplente de senador, ambas as vagas defendidas pelos petistas maranhenses. O presidente do diretório regional do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro, explicou que mesmo após o oferecimento feito pela própria direção nacional do PMDB, o PT nacional optou somente pela indicação do segundo suplente do ex-ministro do turismo Gastão Vieira na disputa pelo Senado.

- A decisão é do diretório nacional e nos cabe obedecer - disse Monteiro sem explicar os motivos que levaram o PT a recusar a indicação da vice-governadoria.

O próprio Monteiro foi indicado para a segunda suplência durante a convenção do PT que ocorreu paralelamente a do PMDB, na Universidade Federal do Maranhão, onde uma ala petista resolveu desafiar o comando nacional do PT e manter a indicação do ex-secretário do Trabalho do governo Roseana Sarney, José Antônio Heluy, para a vaga de vice.

- Vamos recorrer à Brasília para tentar reverter a situação - disse Heluy.

O presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, que participou da convenção do partido em São Luís, disse que conversou várias vezes com o presidente do PT, Rui Falcão, mas que diferenças internas levaram o partido a recusar a oferta.

- Seria bom ter o PT como vice, mas eles preferem a segunda suplência e ela está garantida - disse antes de deixar a capital maranhense para participar de outras convenções, onde o PMDB tem candidato próprio ao governo.

- Aqui no Maranhão, há uma máquina humana empolgada e com alma para eleger Lobão Filho - discursou para a plateia durante a convenção peemedebista.

Acredita-se que essa foi a maneira escolhida pelo PT para evitar que Dilma Rousseff vá ao Maranhão, já que o candidato do PCdoB, rival do PMDB no estado, é Flávio Dino, tradicional aliado de Dilma, que foi presidente da Embratur.

A definição do candidato a vice-governador deverá ocorrer somente na próxima segunda-feira, já que os outros 16 partidos que compõe a aliança com o PMDB e o PT no Maranhão travam uma luta de foice pela indicação do nome.

A chapa do PMDB no Maranhão é formada por 18 partidos: PT, DEM, PEN, PHS, PMDB, PMN, PRB, PRP, PRTB, PSC, PSD, PSDC, PSL, PT, PTB, PT do B, PTN e PV.

Fonte: o Globo

PMDB-MA CONFIRMA LOBÃO FILHO PARA DISPUTAR O GOVERNO DO MARANHÃO

O que não era mais nenhuma novidade no meio político maranhense, foi confirmado na convenção do PMDB-MA, ocorrido em São Luís nesta quinta-feira (26), no Centro Convenções do campus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A convenção  serviu apenas para oficializar a candidatura de Lobão Filho ao governo do Estado e Gastão Vieira como candidato ao Senado e demais deputados federais e estaduais.


O evento contou com a participação de representantes dos 17 partidos que compõem a coligação denominada "Pra frente, Maranhão!": PT, PTB, PV, PSC, PRTB, PRP, PRB, PSDC, PSL, PHS, PTN, PMN e PTdoB.

Edison Lobão (PMDB), foi lançado na disputa pelo Palácio dos Leões em substituição a Luiz Fernando Silva, que era o nome que vinha sendo trabalhado há bastante tempo, mas que não se firmou nas pesquisas, apesar do esforço do governo em colocá-lo  diariamente na mídia.

Após ter o nome lançado com pré candidato, Lobão Filho tem crescido nas pesquisa, na últimas pesquisas divulgada pelo instituto ECONOMETRICA, chegou aos 29.1 pontos, mas ainda está muito atrás do ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB-MA), que aparece com 50.2 pontos.


COPA 2014 - DEFINIDOS OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL

Depois de 48 partidas e duas semanas de jogos, a Copa do Mundo do Brasil definiu seus 16 finalistas. Entre as seleções classificadas para as oitavas de final, a Grécia e a Argélia são as únicas que chegam como estreantes nesta fase da competição.

Os duelos que definirão as oito seleções que chegarão às quartas de final trazem história curiosas, como a invencibilidade brasileira sobre o Chile e o trauma dos franceses com africanos.

Veja abaixo o que marca cada um dos oito duelos:

Brasil x Chile: o freguês vai ter razão dessa vez?

Clive Brunskill/Getty Images - Best Photo Agency & C / Pier Gia
Formado com jogadores de sucesso na Europa como Vidal, da Juventus, e Alexis Sanchez, do Barcelona, o Chile tenta acabar com a longa freguesia para o Brasil, principalmente quando o assunto é Copa do Mundo.

Em Mundiais, os chilenos nunca levaram a melhor contra o Brasil. São três eliminações do Chile em três partidas, uma delas em Santiago, durante a Copa de 1962. As demais derrotas aconteceram em no Mundial de 1998 e de 2010.

O último confronto entre chilenos e brasileiros aconteceu em novembro de 2013 e como tem acontecido historicamente, o Brasil levou a melhor por 2 a 1. Já se vão 14 anos da última vitória do Chile sobre o Brasil, nas Eliminatórias para a Copa de 2002.

Uruguai x Colômbia: a final das Eliminatórias tem de se repetir

Christopher Lee/Getty Images - EFE/Paolo Aguilar













Depois de conseguir a improvável classificação em um dos grupos mais difíceis da Copa, principalmente pela derrota para a Costa Rica, o Uruguai terá de arranjar uma forma para parar um dos principais ataques da Copa com nove gols em três partidas.

Como fazer isso? Da mesma forma que fez no jogo que deixou o Uruguai com boas chances de garantir uma vaga neste Mundial. Contra a Colômbia, na 16ª rodada, a seleção precisava vencer para não sair da zona da repescagem e conseguiu um 2 a 0 com gols no fim do jogo.

Naquela partida, o Uruguai entrava em campo extremamente pressionado pelo desempenho no primeiro turno, quando sofreu uma dura derrota por 4 a 0 na Colômbia.

França x Nigéria: os africanos estão sempre no caminho dos gauleses

Paul Gilham/Getty Images - Best Photo Agency & C / Pier Gia

A França chegou na Copa sem muita badalação, principalmente depois de perder Ribery, seu principal jogador, mas mostrou um belo começo no Mundial. Agora, a seleção francesa terá de superar um trauma recente na competição.

Ostentando o título de campeão da Copa do Mundo de 1998, a França perdeu na estreia do Mundial de 2002 por 1 a 0 para Senegal. O tropeço era apenas o início de uma campanha sem gols e de apenas um ponto.

No último Mundial, em 2010, a França voltou a ser eliminada na fase de grupos com apenas um ponto. Desta vez, o algoz foi a África do Sul, que venceu por 2 a 1 e decretou o fim da Copa para os franceses.
Alemanha x Argélia: o confronto de estilos

Daniel Roland/AFP PHOTO - REUTERS/Sergio Perez
O duelo entre a favorita Alemanha contra a zebra Argélia provavelmente terá uma soberania alemã na posse de bola. A troca de passes que normalmente aconteceu nos jogos dos europeus deverá ficar ainda mais intensa neste confronto.

Até aqui na Copa do Mundo, a Alemanha acertou 1792 passes, liderando este quesito entre todas as seleções do torneio. Esse número é quase mil a mais que os argelinos. Os africanos completaram 859 toques. O aproveitamento alemão é de 85% contra 68% dos rivais.

Quando o quesito é cruzamento, a diferença entre as duas seleções também é grande. Nos três primeiros jogos, os alemães jogaram 67 bolas na área contra 46 dos argelinos.

Holanda x México: obsessão é a palavra

AFP PHOTO/ NELSON ALMEIDA - AFP PHOTO / YURI CORTEZ







Um duelo marcado por obsessões. Holanda de times que impressionaram o mundo, mas nunca conquistaram a Copa e o México que nunca foi além das oitavas jogando fora de casa.

Mais uma vez, os holandeses impressionaram os torcedores, principalmente ao ganhar por 5 a 1 da Espanha, atual campeã do mundo. A equipe europeia ainda ostenta, ao lado de Colômbia, Argentina e Bélgica, 100% de aproveitamento no torneio. Em 2014, eles tentam finalmente chegar ao título, que bateu na trave em 1974, 1978 e 2010.

Já o México tenta superar a fase que o eliminou das últimas cinco Copas, as oitavas de final. A única vez que a seleção mexicana passou por essa fase foi em 1986, quando disputava o Mundial em casa.

Costa Rica x Grécia: a hora dos azarões mostrarem poder
AP Photo/Bernat Armangue - AFP PHOTO / ARIS MESSINIS

Um duelo inédito em Copas do Mundo e de duas seleções que nunca chegaram nas quartas de final da competição. Costa Rica e Grécia são as duas seleções menos badalas entre as 16 finalistas do torneio.

Considerado a seleção que tinha menos chance de chegar onde chegou, Costa Rica deixou para trás duas campeãs do mundo, Inglaterra e Itália. E ainda liderou um grupo que tinha um terceiro vitorioso mundial, o Uruguai.

A Grécia estava em um grupo mais fácil que a Costa Rica, mas depois de perder a estreia por 3 a 0 para a Colômbia, poucos acreditavam em sua classificação. Ela só veio nos minutos finais do duelo contra a Costa do Marfim, de pênalti.

Argentina x Suíça: quem vence o duelo de semelhanças?


Paul Gilham/Getty Images - EFE/EPA/PETER KLAUNZER
As duas seleções são formadas por jogadores semelhantes e fizeram a mesma alteração após o início da Copa. Além disso, ambos os setores defensivos não são nada confiáveis.

Do meio para frente, Messi, Di Maria e provavelmente Lavezzi, já que Agüero está suspenso, formam um ataque extremamente veloz enquanto os suíços têm a mesma característica com Mehmedi, Shaqiri e Xhaka.

Na parte defensiva, a Argentina não tem um histórico recente de ter jogadores de destaque no setor. Já a Suíça sempre chamou bastante a atenção, mas nesta Copa, o rótulo foi por água abaixo com seis gols sofridos em três partidas. 

EUA x Bélgica: confronto de artilheiros no banco de reservas


Best Photo Agency & C / Pier Gia - Kevin C. Cox/Getty Images
Um duelo marcado pelo confronto entre dois atacantes, o lamento é que ambos não estão mais dentro de campo. De um lado, o alemão Klismann comanda os EUA, do outro, Wilmots coordena os belgas.

Responsável por quase eliminar o Brasil da Copa de 2002 nas oitavas de final quando era atacante da Bélgica, Wilmots comanda uma seleção que dá muita esperança para seus torcedores, mas que ainda não brilhou, principalmente no setor ofensivo com nomes como Hazard e Lukaku.

Já Klismann, que fez história no ataque da seleção alemão, também não conta com um ataque forte ofensivamente. O problema americano ficou ainda maior quando perdeu Jozy Altidore, que se machucou na estreia do Mundial.

Fonte: Uol Copa

quinta-feira, 26 de junho de 2014

CASAMENTO COMUNITÁRIO EM SÃO LUÍS, AGENDAMENTO PODE SER FEITO NO COROADINHO

Encerra-se às 18h desta sexta-feira (27) o prazo para agendamento, exclusivamente, por meio do Telejudiciário (0800-707-1581) de inscrições para o casamento comunitário que a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) do Maranhão promove no mês de julho. A cerimônia é aberta para moradores da capital maranhense. A média diária de agendamentos de inscrições é de 72 casais, segundo a CGJ.

Para moradores da área Coroadinho, os interessados podem entrara em contato com Conceição Holanda, através do telefone: 9604 6109, para fazerem o agendamento, na ocasião deve ser informado o nome dos noivos e um número de telefone para contato.





Para noivos solteiros e adultos, são exigidos os seguintes documentos: 

Certidão de nascimento (original), cópias da identidade e comprovante de residência.

Para os jovens a partir de 16 anos (com o consentimento dos pais), são exigidos os mesmos documentos.

Para os noivos divorciados, além da cópia da identidade, é exigida a averbação do divórcio (original).

Dos viúvos, é exigida, também, a certidão de casamento averbada com o óbito, cópias da identidade e comprovante de residência.

Após o agendamento, será informado o dia, o local e a hora em que os noivos deverão comparecer para efetivamente realizarem sua inscrição, munidos de documentos e acompanhados das testemunhas, sendo estas também obrigadas a apresentarem seus documentos pessoais. 

COPA 2014 - MAIOR MÉDIA DE GOLS DESDE 1970


São Paulo, SP, 26 - Com o fim da primeira fase, a Copa do Mundo do Brasil segue comemorando a alta média de gols. Até aqui, com a conclusão de 48 jogos, foram marcados136 gols, o que gera uma média de 2,83 gols por partida, número 21% superior ao que foi visto no Mundial de 2010, na África do Sul, quando a média foi de 2,26 gols por jogo.

De forma geral, a média da gols da Copa de 2014, até aqui, é a oitava maior entre as 20 edições do Mundial da Fifa. Ela supera inclusive a da Copa do Mundo de 1982, quando foi registrada média de 2,80, ficando atrás da edição de 1970, vencida pelo Brasil, que teve média de 2,96. Até 1958, a média era bem mais alta. Naquele ano, foi de 3,6 gols por jogo, tendo atingido 5,38 em 1954.

Neymar marca o 1º gol contra a seleção de Camarões










Com mais 16 jogos a serem realizados, a Copa do Mundo do Brasil está a apenas nove gols de igualar os 145 gols marcados nos mesmos 64 jogos na África do Sul, em 2010. Com mais 11 gols, já iguala o Mundial da Alemanha, em 2006. Para superar a Copa da França, em 1998, a de melhor média de gols desde que a competição passou a ter 32 times, serão necessários 35 gols nas 16 partidas que restam.

Quem mais colaborou para o alto número de gols na Copa foi a Holanda, que marcou 10 gols, seguida de Colômbia (nove), Brasil, França, Alemanha e Suíça (sete). Camarões, Honduras e Irã só balançaram as redes uma vez cada.

DISCIPLINA

Jogador de Camarões recebe cartão vermelho





Outra boa notícia da Copa do Mundo do Brasil é que o Mundial é o que tem menos cartões desde 1986. Historicamente, entre 1970 (quando o amarelo foi implementado) até 2006, o crescimento na média aconteceu em todas as edições, com exceção de 1978 e 1998. Agora, porém, a tendência é de queda.

Na Copa passada, na África do Sul, a média foi de 4,21 cartões por jogo, uma redução em relação ao recorde de 5,53 na Alemanha, em 2006. Agora, porém, a média caiu drasticamente, para 2,9 cartões por partida, sendo 0,2 vermelhos e 2,7 amarelos.


Classificação final da 1º fase:
Grupo A
classificaçãopjvedgpgcsg%
1. Brasil7321072577.8%
2. México7321041377.8%
3. Croácia3310266033.3%
4. Camarões0300319-80.0%

Grupo B
classificaçãopjvedgpgcsg%
1. Holanda933001037100.0%
2. Chile6320153266.7%
3. Espanha3310247-333.3%
4. Austrália0300339-60.0%

Grupo C
classificaçãopjvedgpgcsg%
1. Colômbia93300927100.0%
2. Grécia4311124-244.4%
3. Costa do Marfim3310245-133.3%
4. Japão1301226-411.1%

Grupo D
classificaçãopjvedgpgcsg%
1. Costa Rica7321041377.8%
2. Uruguai6320144066.7%
3. Itália3310223-133.3%
4. Inglaterra1301224-211.1%

Grupo E
classificaçãopjvedgpgcsg%
1. França7321082677.8%
2. Suíça6320176166.7%
3. Equador4311133044.4%
4. Honduras - HND0300318-70.0%

Grupo F
classificaçãopjvedgpgcsg%
1. Argentina93300633100.0%
2. Nigéria4311133044.4%
3. Bósnia3310244033.3%
4. Irã1301214-311.1%

Grupo G
classificaçãopjvedgpgcsg%
1. Alemanha7321072577.8%
2. Estados Unidos4311144044.4%
3. Portugal4311147-344.4%
4. Gana1301246-211.1%


Grupo H
classificaçãopjvedgpgcsg%
1. Bélgica93300413100.0%
2. Argélia4311165144.4%
3. Rússia2302123-122.2%
4. Coréia do Sul1301236-311.1%