Segundo o que foi noticiado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) no último dia (15), os moradores Coroadinho e regiões adjacentes, terão sua Unidade de Segurança Comunitária (USC) em funcionamento até o fim do mês de julho.
Está não é a primeira vez que foi anunciado que o Coroadinho ganharia sua Unidade de Segurança Comunitária (USC).
No dia 16 de outubro de 2013, o então secretário de segurança Aloísio Mendes em uma reunião aberta a comunidade do Coroadinho anunciou a implantação e assinou a ordem de serviço da USC do Coroadinho.
O prazo de conclusão da obra foi definido em 60 dias. Passados exatos 240 dias, novamente é estabelecido uma data para a inauguração da USC. Segundo a SSP, O prédio que está sendo construído na Avenida José Sarney, s/nº, Bom Jesus, terá uma área de 477.30 m², e estar e está em fase de conclusão.
Desde o início da construção da obra alguns problemas surgiram, a começar pela negativa do presidente da União de Moradores do Bom Jesus, que era contrário a cessão do terro da entidade. Superado este entrave, surgiram outros contratempos, como paralisação dos serviços por parte dos trabalhadores; atualmente o serviço continua com um número resumido de operários.
Segundo a proposta da criação das Unidades de Segurança Comunitária, sua atuação vai além do simples policiamento ostensivo. Pois, trata-se de um projeto que resgata o convívio e a autoestima da comunidade, os moradores exercem uma função primordial na construção da nova Segurança Pública, uma vez que as decisões serão tomadas em conjunto entre a SSP e os moradores, que conhecem a realidade da comunidade.
Quando estiver em pleno funcionamento a USC contará com câmeras de videomonitoramento, de modo a cobrir todo o perímetro do complexo policial, permitindo o controle 24 horas por dia, de toda a movimentação na área. As câmeras estão interligadas a um centro de comando na própria Unidade e, também, ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
Técnicos realizam ajustes no sistema de videomonitoramento |
Dentro do projeto da USC do Coroadinho há espaços destinado a inclusão social dos moradores. A SSP já fechou diversas parcerias que vão resultar na oferta de cursos profissionalizantes, com a Associação Comercial, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA) e universidades As capacitações são voltadas para atender as donas de casa com o projeto Mulheres Mil, Caldeiraria, Almoxarifado, entre outros.
O
complexo contará ainda com sala de recepção, alojamentos masculinos e
femininos, sala de comando, sala de reserva de armas, área de convivência,
auditório com capacidade para 60 lugares, sala de inclusão digital, onde
funcionará um telecentro para a realização de cursos profissionalizantes aos
jovens e adolescentes da região.
Segundo
o que foi anunciado pela Secretaria de Segurança Pública, a obra custaria mais
de R$ 1 milhão, recurso adquirido pelo empréstimo do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) com o Governo do Estado, e terá um
efetivo de 90 policiais que atuarão na área do Coroadinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário