Segundo o que foi noticiado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) no último dia (15), os moradores Coroadinho e regiões adjacentes, terão sua Unidade de Segurança Comunitária (USC) em funcionamento até o fim do mês de julho.
Está não é a primeira vez que foi anunciado que o Coroadinho ganharia sua Unidade de Segurança Comunitária (USC).
No dia 16 de outubro de 2013, o então secretário de segurança Aloísio Mendes em uma reunião aberta a comunidade do Coroadinho anunciou a implantação e assinou a ordem de serviço da USC do Coroadinho.
O prazo de conclusão da obra foi definido em 60 dias. Passados exatos 240 dias, novamente é estabelecido uma data para a inauguração da USC. Segundo a SSP, O prédio que está sendo construído na Avenida José Sarney, s/nº, Bom Jesus, terá uma área de 477.30 m², e estar e está em fase de conclusão.
Desde o início da construção da obra alguns problemas surgiram, a começar pela negativa do presidente da União de Moradores do Bom Jesus, que era contrário a cessão do terro da entidade. Superado este entrave, surgiram outros contratempos, como paralisação dos serviços por parte dos trabalhadores; atualmente o serviço continua com um número resumido de operários.
Segundo a proposta da criação das Unidades de Segurança Comunitária, sua atuação vai além do simples policiamento ostensivo. Pois, trata-se de um projeto que resgata o convívio e a autoestima da comunidade, os moradores exercem uma função primordial na construção da nova Segurança Pública, uma vez que as decisões serão tomadas em conjunto entre a SSP e os moradores, que conhecem a realidade da comunidade.
Quando estiver em pleno funcionamento a USC contará com câmeras de videomonitoramento, de modo a cobrir todo o perímetro do complexo policial, permitindo o controle 24 horas por dia, de toda a movimentação na área. As câmeras estão interligadas a um centro de comando na própria Unidade e, também, ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).
![]() |
Técnicos realizam ajustes no sistema de videomonitoramento |
Dentro do projeto da USC do Coroadinho há espaços destinado a inclusão social dos moradores. A SSP já fechou diversas parcerias que vão resultar na oferta de cursos profissionalizantes, com a Associação Comercial, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão (IFMA) e universidades As capacitações são voltadas para atender as donas de casa com o projeto Mulheres Mil, Caldeiraria, Almoxarifado, entre outros.
O
complexo contará ainda com sala de recepção, alojamentos masculinos e
femininos, sala de comando, sala de reserva de armas, área de convivência,
auditório com capacidade para 60 lugares, sala de inclusão digital, onde
funcionará um telecentro para a realização de cursos profissionalizantes aos
jovens e adolescentes da região.
Segundo
o que foi anunciado pela Secretaria de Segurança Pública, a obra custaria mais
de R$ 1 milhão, recurso adquirido pelo empréstimo do Banco Nacional de
Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes) com o Governo do Estado, e terá um
efetivo de 90 policiais que atuarão na área do Coroadinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário