sexta-feira, 31 de outubro de 2014

MÃE SOFRE INFARTO E MORRE AO VER FILHO SER PRESO

Uma mulher de 42 anos infartou e morreu na noite da última terça-feira (28) após ver o filho, de 16 anos, algemado em uma delegacia de Jacareí. De acordo com a reportagem, a mulher teria passado mal quando chegou ao local e soube que o filho teria se envolvido em um roubo.

O garoto teria roubado, junto com outros dois homens, um caminhão que transportava bebidas alcoólicas na cidade. A polícia foi chamada e, ao perceber a aproximação de viaturas, o garoto fugiu e se escondeu em um matagal. A polícia conseguiu encontrar e deter o adolescente.

O menino foi encaminhado para a delegacia e os pais do jovem chamados para acompanhar o depoimento do menor. Ao chegar ao local, a mãe, que já tinha problemas de coração, sofreu um infarto ao ver o filho algemado. A mulher foi socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu.

A mulher chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu: Reprodução/Rede Record



Fonte: R7

COMEÇA HOJE (31) A 8º FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUÍS

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), realiza a partir desta sexta-feira (31), até o dia 9 de novembro a maior festa literária do estado, a 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). A cerimônia de abertura será realizada às 18h30 no pátio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), no Convento das Mercês. 

A abertura da Feira será acompanhada pelo patrono deste ano o jornalista e escritor Wilson Marques e também homenageará os escritores Ubiratan Teixeira (em memória), Mundinha Araújo (Raimunda Araújo) e Odylo Costa, Filho (em memória), pelo centenário de seu nascimento.




Para o prefeito Edivaldo, a realização da oitava edição da Feira do Livro é importante para o fortalecimento da cultura e valorização de São Luís. “É um momento muito rico e importante para a nossa cidade. A Feira do Livro se transformou em um grande evento”, declarou o prefeito.

A cerimônia de abertura contará com a performance “Improviso da Saudação” do grupo Laborarte e apresentação do coral infantil Curumim. Este ano, o evento terá como tema “Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura”. Segundo a coordenação do evento, a expectativa é atrair mais de 200 mil pessoas durante os dez dias de programação que envolverá mais de 200 participantes nacionais e locais, com atividades das 9h às 22h.

As atividades da oitava edição da FeliS serão realizadas na região do Desterro, com um total de nove núcleos com programações diversificadas como seminários, palestras, oficinas, entre outras atividades. O principal núcleo das atividades será o Convento das Mercês, onde além da comercialização de livros, serão realizados shows acústicos, bate-papos, lançamentos de livros, exibição de filmes infantis e outras ações.

Entre os destaques deste ano está a presença do escritor Maurício de Souza que no sábado (1º) ministrará a palestra “O mundo mágico dos quadrinhos”, ás 16h, no auditório Mundinha Araújo, no Convento das Mercês. Maurício de Sousa é o criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras. Seus quadrinhos têm fama internacional, tendo sido adaptados para o cinema, para a televisão e para os games, além de terem sido licenciados para comércio em uma série de produtos com a marca das personagens.

Maurício de Souza ministrará a palestra “O mundo mágico dos quadrinhos
















Outro convidado especial para apresentação de sábado é a escritora Marina Colassanti que discorrerá sobre o tema da 8ª FeliS, “Literatura Infantil: aqui começa a magia da leitura”, às 19h30, também no auditório Mundinha Araújo.

A realização da 8ª Feira do Livro pela Prefeitura de São Luís mobiliza vários órgãos municipais como a Fundação Municipal de Cultura (Func) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de parceiros como o Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), correalizador do evento; e apoio da Vale, Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem) e Fundação da Memória Republicana Brasileira.

TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO

Em função da Feira do Livro, a partir desta sexta-feira (31), o trecho da Rua da Palma, em frente ao Convento das Mercês, ficará interditado nas extremidades, das 8h às 22h. A Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que agentes de trânsito estarão presentes no local para orientar e disciplinar o fluxo de veículos. Além disso, a Prefeitura disponibilizará a área externa, próximo ao Convento das Mercês e ao lado da Avenida Vitorino Freire, para estacionamento.

FLÁVIO DINO ANUNCIA FELIPE CAMARÃO PARA SECRETARIA DE GESTÃO E PREVIDÊNCIA

Felipe Costa Camarão
O governador eleito do Maranhão, Flávio Dino, definiu nesta sexta-feira (31) o nome de Felipe Costa Camarão para comandar a Secretaria de Gestão e Previdência (Segep). Essa foi a 15ª indicação de composição do governo que terá início no próximo 1º de janeiro.
 


Com formação em Direito e especialista em Gestão Pública, ele assume a pasta responsável pela gestão de pessoal, patrimônio e previdência. É a Segep que coordena também a Escola de Governo. Felipe Camarão assumirá a Secretaria com a missão de valorizar os servidores públicos – ativos e inativos, além de aprimorar os serviços de estado destinados especificamente aos servidores, especialmente saúde.

Felipe Camarão é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde é professor. É mestre em Direito e especialista em Gestão Pública. Entre os cargos que já ocupou, estão a direção do Procon-MA por duas vezes, chefe da Procuradoria Federal do Maranhão e também da Procuradoria do INSS. Atualmente, é sub-procurador-chefe da UFMA, função que ocupa há três anos.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

FLÁVIO DINO ANUNCIA BIRA DO PINDARÉ COMO SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

o Governador eleito Flávio Dino anúncio por meio de redes sociais na noite desta quinta-feira (30), mais um membro da equipe do seu futuro a partir de 1° de janeiro. Dessa vez foi divulgado que o deputado Bira do Pindaré assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Bira do Pindaré assumirá a secretaria de Ciência e Tecnologia

A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, um dos compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino. Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado.

Bira do Pindaré é deputado estadual reeleito para o segundo mandato. Egresso dos movimentos sociais, Bira é advogado e tem mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi professor Universitário no estado.

Foi bancário e presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão. Ocupou também o cargo de delegado regional do Trabalho. Sua atuação política e social sempre esteve ligada aos movimentos da Pastoral da Igreja Católica. Na universidade, foi dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

CHORO DE PERDEDOR - PSDB PEDE AO TSE RECONTAGEM DOS VOTOS

Passados cinco dias da divulgação oficial do resultado  da eleição presidencial, na qual com a pequena diferença de 3,28%, equivalente a 3,4 milhões do votos, menor diferença de votos em um segundo turno desde a redemocratização, mas que garantiu a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), o PSDB decidiu pedir oficialmente uma investigação da apuração dos votos protocolando nesta quinta-feira (30) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedido de auditoria especial para verificar o resultado das eleições.

Na petição, assinada pelo coordenador jurídico do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), o partido justifica que há "uma somatória de denúncias e desconfianças por parte da população brasileira" motivada pela decisão do tribunal de só divulgar o resultado da eleição presidencial após a votação no Estado do Acre

Em nota 
oficial, o partido informa acreditar na segurança da urna e no processo eleitoral, mas nas entrelinhas deixa claro que vê com desconfiança a lisura do processo de totalização dos votos das urnas.

“Temos absoluta confiança de que o Tribunal Superior Eleitoral – TSE cumpriu seu papel, garantindo a segurança do processo eleitoral. Todavia, com a introdução do voto eletrônico, as formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização têm se mostrado ineficientes para tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados.

Diante deste quadro de desconfiança por 
parte considerável da população brasileira, o Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB decidiu apresentar ao TSE, no dia de hoje (30/10), um pedido de auditoria especial''.

Os tucanos querem uma comissão especial “formada por pessoas indicadas pelos partidos políticos, objetivando a fiscalização dos sistemas de todo o processo eleitoral, iniciando-se com a captação do sufrágio, até a final conclusão da totalização dos votos''.
O TSE ainda não se manifestou a respeito da solicitação.

Nesta quinta, duas faixas foram fixadas pela manhã na Praça dos Três Poderes, na frente do Palácio do Planalto, com as inscrições “Impeachment'' e “Fraude eleitoral''.

Faixa em frente ao palácio do Planalto pede o impeachment de Dilma


O movimento ‘Fora, Dilma!’ iniciado nas redes sociais promete infernizar a vida da presidente Dilma e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro José Antonio Dias Toffoli.

O grupo, ainda não identificado, fixou duas faixas na manhã desta quinta-feira em frente ao Palácio do Planalto, pedindo o impeachment da presidente. Promete também levá-las para a frente do TSE.

Os eleitores insatisfeitos com o resultado da eleição ainda questionam, em fóruns nas redes ainda não divulgados, o perfil do ministro presidente do TSE. Ele foi advogado do PT e indicado por Lula para o STF. E este ano não fez o tradicional teste de segurança das urnas. 

POLÊMICA DOS BUs

Desde domingo à noite, pipocam na internet cópias de Boletins de Urnas (BU) nos quais a presidente Dilma aparece com supostos votos computados antes das 7h. Mas nenhum dos BUs têm registro de horário de impressão para comprovar a suposta fraude.

Os Boletins de Urnas são impressos por mesários nas seções, por regra, após às 17h, findo o horário do pleito, e são afixados nas portas das mesmas. Antes da eleição, campanha de ONG nas redes sociais alertou os eleitores para tirarem fotos dos boletins. 

PROCUDORIA MOVE AÇÃO CONTRA RELIGIOSOS QUE PEDIRAM VOTOS PARA POLITICOS NA IGREJA UNIVERSAL

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) moveu ação, nesta quinta-feira, contra dois políticos e contra religiosos que utilizaram igrejas com fins eleitoreiros. Um dos processos traz como réus os bispos Daniel Santos e Júnior Reis, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), acusados de abuso de poder econômico por usar os templos de Del Castilho e Nova Iguaçu para pedir votos para Marcelo Crivella (PRB) e outros candidatos, conforme revelou O GLOBO.

A PRE esclareceu que Crivella não foi enquadrado na ação porque a partir prova disponível, um vídeo feito pela reportagem do GLOBO, não fica comprovada a participação do candidato na irregularidade, ou seja, o pastor pode ter pedido votos à revelia do senador.

Já no outro processo, no qual a procuradoria pede a cassação dos diplomas e a inelegibilidade do deputado federal reeleito Francisco Floriano (PR) e do deputado estadual eleito Milton Rangel (PSD), também por utilização ilegal de templos religiosos, ficou provada a participação dos políticos, uma vez que foi apreendido material de campanha dos candidatos no interior da igreja Mundial do Poder de Deus. Além dos dois, o pastor Léo, da mesma denominação, também é citado na ação. De acordo com a procuradoria, os réus serão julgados por tentarem captar votos em celebrações religiosas.

“Em uma democracia a liberdade religiosa é plena, o que é inadmissível é a transformação de templos religiosos em comitês eleitorais”, afirmou o Procurador Regional Eleitoral por meio de nota.
Até o fim da eleição, a procuradoria moveu 580 representações por propaganda irregular e 20 ações de investigação judicial. Segundo o órgão, os processos foram baseados em relatórios da fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral, além de denúncias recebidas pela própria procuradoria. O procurador esclarece que o número de ações pode parecer pequeno em relação à quantidade de documentos enviados pela fiscalização (cerca de 800) porque “muitos dos relatórios se referiam ao mesmo ilícito, por isso foram reunidos em uma mesma ação".

Fonte: O Globo

JUIZ AUTORIZA USO DO NOME LEGIÃO URBANA POR DADO E BONFÁ

Detalhe da capa do álbum "Que país é este', de 1987 (Foto: Reprodução)Detalhe da capa do álbum "Que país é este', de
1987, da Legião Urbana (Foto: Divulgação)
A Justiça do Rio de Janeiro autorizou o uso do nome Legião Urbana por Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, ex-integrantes do grupo. Eles brigam pelo uso da marca com Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, morto em 1996. Ele é herdeiro dos direitos pelo nome da banda, que estavam registrados no nome do vocalista. Em sentença publicada na terça-feira (28), o juiz Fernando Cesar Ferreira Viana determinou que Giuliano Manfredini não pode impedir Dado e Bonfá usem o nome Legião Urbana em suas atividades profissionais.

"Por certo, os autores são ex-integrantes da banda e contribuíram durante toda a sua existência, em nível de igualdade com Renato Russo, para todo o sucesso alcançado. Assim sendo, não parece minimamente razoável que não possam fazer uso de algo que representa a consolidação de um longo e bem sucedido trabalho conjunto - reconhecido por milhões de fãs", diz a sentença. A ação corre na 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.

A multa para o caso de Giuliano tentar impedir o uso do nome Legião Urbana pelos ex-membros da banda em suas atividades é de R$ 50 mil, determinou o juiz.

Filho de Renato, Giuliano Manfredini,
no bastidor de gravações de filme
'Faroeste caboclo' (Foto: Divulgação)

Herdeiro vai recorrer

O advogado Luiz Edgard Montaury Pimenta, que representa Giuliano no processo, disse ao G1 que a sentença não é clara e que vai recorrer. "Eles [Dado e Bonfá] continuam sem ser os donos da marca. Por outro lado o juiz determinou que não fossem proibidos de usar o nome 'dentro das atividades profissionais'. Isso que a gente quer esclarecer", disse o advogado.

Para o Luiz, o termo "atividades profissionais" indica que Dado e Bonfá podem usar o nome em futuros trabalhos como músicos, mas não deixa claros outros direitos relativos à marca, como licenciamento de produtos e lançamento de álbuns póstumos. O cliente quer "continuar permitindo o uso dentro de certas limitações", diz o advogado. "Ele não nega a Dado e Bonfá se apresentarem como ex-integrantes da Legião Urbana, ou em um tributo, dessa forma eles podem", diz Luiz Edgard.

A empresa controlada por Giuliano, Legião Urbana Produções Artísticas Ltda ainda "é titular dos registros da marca Legião Urbana", diz a sentença. No entanto, o juiz diz que "é legítimo que suas apresentações musicais [de Dado e Bonfá] devam fazer referência à antiga banda e, para tanto, eles devem estar autorizados a utilizar a marca sempre que desejarem, independente de autorização."

Tentativa de posse coletiva

Em comunicado à imprensa, Dado e Bonfá disseram que a primeira tentativa foi de que eles e o filho de Renato cuidassem juntos da marca. Mas a proposta não foi aceita. "Perante o juiz, apresentamos a seguinte proposta de conciliação: Que as decisões em relação ao uso do nome da banda voltassem a ser tomadas pelas três partes da Legião Urbana, da mesma forma que era quando o Renato estava entre nós. A outra parte não apresentou nenhuma proposta de conciliação", diz o comunicado.

Fonte: G1

HOMENS QUE DIVERSIFICAM PARCEIRAS SEXUAIS REDUZEM RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA

 Boas notícias para os garanhões mundo afora. Um estudo publicado na revista "Cancer Epidemiology" afirma que homens que já fizeram sexo com pelo menos 20 mulheres têm quase 30% a menos de risco de desenvolver câncer de próstata.

A pesquisa, feita por especialistas da Universidade de Montreal e INRS-Instituto Armand-Frappier, entrevistou 3.208 homens. Do total, 1.590 foram diagnosticados com câncer de próstata entre setembro de 2005 e agosto de 2009, enquanto outros 1.618 faziam parte do grupo controle.

Os cientistas descobriram que homens com vida sexual ativa e diversificada têm 19% menos probabilidade de desenvolver um tipo agressivo de câncer, em comparação com aqueles que tinham tido apenas uma parceira sexual. Enquanto isso, os homens que eram virgens tinham quase duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com câncer de próstata do que aqueles que eram experientes sexualmente.

Homens que diversificam parceiras sexuais reduzem risco de câncer de próstata - Matthew Plexman / Matthew Plexman / Radius Imagem

A explicação é a de que quanto mais companheiras, mais o homem ejacula e libera substâncias cancerígenas do líquido prostático, um dos componentes do sêmen. Eles também podem levar a menos estruturas cristalinas como na próstata que têm sido associados com o cancro da próstata.

De acordo com o estudo, o mesmo não se aplica a homens homossexuais. Os cientistas também constataram que os que têm mais de 20 parceiros masculinos tiveram o risco de câncer de próstata dobrado. Já as chances de um câncer mais agressivo multiplicaram-se por cinco. Para esse fato, no entanto, as explicações ainda são altamente especulativas: os especialistas acreditam que a prática do sexo anal produz um trauma físico para a próstata.

Fonte: O Globo

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

UM POUCO DE HUMOR - APRENDA A MELHORAR SEU CURICULUM

Veja como aumentar sua chance de arrumar seu novo emprego fazendo apenas algumas substituições nas palavras, que podem dar um "tchan" a sua profissão. 

* Especialista em Marketing Impresso (boy da xerox)
* Supervisor Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde (faxineiro)
* Oficial Coordenador de Movimentação Interna (porteiro)
* Oficial Coordenador de Movimentação Noturna (vigia)
* Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de ônibus)
* Distribuidor de Recursos Humanos VIP (motorista de táxi/mototaxista)
* Distribuidor Interno de Recursos Humanos (Ascensorista)
* Diretora de Saneamento de Áreas (a tia que limpa o banheiro)
* Especialista em Logística de Energia Combustível (frentista)
* Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (peão de obra)
* Segundo Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (ajudante de pedreiro)
* Especialista em Logística de Documentos (office-boy)
* Especialista Avançado em Logística de Documentos (motoboy)
* Consultor de Assuntos Gerais e Não Específicos (vidente)
* Técnico de Marketing Direcionado (distribuidor de santinho nas esquinas)
* Especialista em Logística de Alimentos (garçom)
* Coordenador de Fluxo de Artigos Esportivos (gandula)
* Distribuidor de Produtos Alternativos de Alta Rotatividade (camelô)
* Técnico Saneador de Vias Públicas (gari)

AMBEV CONTRATA PROFISSIONAIS E ESTAGIÁRIOS NO MARANHÃO

A Ambev está recrutando profissionais no Maranhão para o preenchimento de vagas nas áreas de Produção e Engenharia.

Os cargos em aberto são para supervisor de produção e mecânica, engenharia de produção, supervisor de elétrica e operador de produção. Para concorrer ao processo, os interessados precisam ter formação superior, curso técnico ou ensino médio completo, de acordo com a vaga desejada.

A empresa também está selecionando estagiários de nível técnico em mecânica, elétrica e automação. Os currículos podem ser enviados até o dia 31 de novembro para o e-mail: regnorecrutamento@ambev.com.br , com o título da vaga Produção Maranhão, Engenharia Maranhão ou Estagiário Técnico.

SAIBA QUEM VENCEU AS ELEIÇÕES NO COMPLEXO DE PEDRINHAS

A 176ª seção da 90ª Zona Eleitoral do Maranhão, em São Luís, teve, provavelmente, o maior índice de abstenção do país: 97,9%.

Instalada no temido complexo penitenciário de Pedrinhas, a seção deveria ter recebido 48 detentos, mas só um apareceu para votar no último domingo (26).

O motivo foi a concorrência com o dia de visitas no presídio: presos consideraram a operação para levá-los das celas até a sala de votação “muito demorada” e preferiram continuar com as visitas.

Detentos no complexo de Pedrinhas, em São Luís // Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

“Eles não quiseram sair (das celas). Disseram que passariam muito tempo longe e preferiram ficar com as famílias”, conta Ariston Apoliano, coordenador-executivo da Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça maranhense, que participou da organização do pleito.

Palco de rebeliões, fugas, guerra entre facções criminosas e 78 mortes desde o início de 2013, Pedrinhas exigiu uma logística complexa para a votação.

Por questão de segurança, presos do PCM (Primeiro Comando do Maranhão) e do Bonde dos 40, grupos rivais que atuam no presídio, não puderam votar juntos.

O plano era levar separadamente os integrantes de cada facção até a única urna, montada na CCPJ (Central de Custódia de Presos de Justiça), uma das oito unidades do complexo penitenciário.

O processo de triagem ainda iria dividi-los de acordo com o grau de periculosidade. O transporte de ida e volta entre a CCPJ e as outras prisões de Pedrinhas seria feito em carros com escolta. A rodovia BR-135 passa entre as unidades do complexo.

Segundo Apoliano, os detentos já haviam reclamado do processo no primeiro turno, quando também era dia de visita e apenas 12 dos 48 presos provisórios –como são chamados os que aguardam julgamento– foram votar.

Na segunda etapa, o boicote foi quase unânime. “A gente fez nossa parte e botou uma seção lá para garantir o direto deles. É uma pena que não teve o número que esperávamos”, diz o coordenador.

A urna eletrônica, no entanto, não ficou totalmente ociosa. Policiais da Força Nacional de Segurança que atuam em Pedrinhas e estavam fora de seus domicílios aproveitaram para fazer a justificativa eleitoral na seção da CCPJ.

VOTO ISOLADO

O único detento que aceitou sair da cela para votar no domingo escolheu Dilma Rousseff (PT) para presidente.

A petista já havia vencido o primeiro turno em Pedrinhas, com seis votos no dia 5 de outubro. Na ocasião, três detentos escolheram Marina Silva (PSB) e nenhum votou em Aécio Neves (PSDB), que perdeu até para os brancos (dois) e nulos (um).

Fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 28 de outubro de 2014

URUGUAI REJEITA DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL


Junto das eleições presidenciais e parlamentares, o Uruguai realizou no domingo (26) o plebiscito para definir se haverá ou não redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Segundo a Corte Eleitoral, 53,23% dos votos foram contra a diminuição.

Contrariando os levantamentos de intenção de voto, a população uruguaia rejeitou a redução da maioridade penal. Durante a campanha, a manutenção dos 18 anos como idade para responsabilidade penal chegou a estar perdendo por mais de 20 pontos percentuais, mas a proposta de diminuição acabou rejeitada por 53%. 

"Isso é simplesmente um sinal de que não aceitaremos decisões simplistas. Não significa que não queiramos melhoras e que não queiramos que o Uruguai olhe com seriedade o que o preocupa, como, por exemplo, o tema da segurança", afirmou Fabiana Goyeneche, líder da campanha pela manutenção dos 18 anos como idade de responsabilidade penal. 


A proposta de redução previa os seguintes crimes: homicídio, homicídio qualificado, graves lesões, lesões gravíssimas, furto, roubo, extorsão, sequestro e estupro. Propunha também que os antecedentes criminais dos adolescentes – mesmo aqueles cometidos antes da redução da maioridade – não seriam desconsiderados e contariam nos processos penais a que seriam submetidos após completarem 16 anos. A reforma, caso aprovada, alteraria o artigo 43 da Constituição do Uruguai.

SEGUNDO TURNO

Um total de 2,6 milhões de uruguaios estavam habilitados a eleger o sucessor do presidente José Mujica, para o período 2015-2020, 30 senadores e 99 deputados que integram o Parlamento, além de se pronunciar sobre o plebiscito para reduzir a 16 anos a maioridade penal.

O primeiro colocado nas eleições presidenciais foi o ex-mandatário e candidato pela coalizão Frente Ampla, Tabaré Vázquez, com 46,48% dos votos, porcentagem insuficiente para uma vitória no primeiro turno. Em segundo ficou Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, com 31,05%, depois o candidato do Partido Colorado, Pedro Bordaberry, com 13,05%. Pablo Mieres, do Partido Independente, obteve 2,98% dos votos.

JUSTIÇA SUSPENDE CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL

A Justiça Federal suspendeu o concurso da Polícia Federal (PF) para 600 vagas de agente, aberto desde o mês passado. A medida foi tomada para que haja uma adequação do processo à decisão do Supremo Tribunal Tribunal (STF), do ano passado, que determina a reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos.

A suspensão já foi comunicada nos sites oficiais da instituição e do Cespe/UnB, empresa que organiza o concurso. Ainda não foram informadas as providências que devem ser tomadas. Apenas foi divulgado que novas informações serão passadas em breve. A Advocacia Geral da União (AGU) já informou que irá recorrer da decisão.

As vagas são para contratação pelo regime estatuário, com lotação nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima, além de unidades de fronteiras. Além da cota de 30 vagas para deficientes, a seleção conta também com 120 vagas reservadas a negros, conforme diz a legislação.

A remuneração inicial é de R$7.887,33, incluindo o auxílio-alimentação de R$373,00 com previsão de reajuste para o ano que vem.

Veja a decisão:

POLÍCIA FEDERAL * CONCURSO SUSPENSO * TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE UBERLÂNDIA Processo N° 0000134-31.2002.4.01.3803 (Número antigo: 2002.38.03.000070-8) – 1ª VARA FEDERAL Nº de registro e-CVD 00185.2014.00013803.2.00486/00136 Processo n. 2002-38.03.000070-8 Classe: 7100
Autor: Ministério Público Federal 
Ré: União 

D E C I S Ã O 

Trata-se de ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal contra a União, objetivando viabilizar o acesso de pessoas com deficiência aos cargos de Delegado de Polícia Federal, Perito Criminal Federal, Escrivão de Polícia Federal e Agente de Polícia Federal, assegurando-lhes reserva de vagas, na forma da lei. Em sede de recurso extraordinário, a Ministra Relatora Cármen Lúcia, com base em jurisprudência do egrégio STF, decidiu pela obrigatoriedade da destinação de vagas em concurso público aos portadores de deficiência física (fls. 333/335 e 367/376), com trânsito em julgado em 20/06/2013 (fl. 429). Às fls. 603/606, o Ministério Público Federal informa que, no dia 25/09/2014, foi publicado o Edital nº 55/2014, tornando público o concurso para provimento de 600 cargos de Agente de Polícia Federal, com encerramento das inscrições previsto para o dia 26/10/2014. Sustenta que, apesar de o edital reservar vagas para pessoas com deficiência física, na prática, frustra a concretização desse direito, uma vez que está explicito nas disposições que não haverá adaptação do exame de aptidão física, do exame médico, da avaliação psicológica ou do Curso de Formação Profissional às condições do candidato, com deficiência física ou não. Por fim, pugna pelo cumprimento da sentença, nos termos do art. 475-I

SISTEMA FIEMA ABRE SELETIVO COM 61 VAGAS IMEDIATAS

O Sistema Fiema abriu seletivos com 40 vagas para o Serviço Social da Indústria (SESI) e com 21 vagas para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), sendo 42 oportunidades para profissionais de nível superior e 19 profissionais de ensino médio. As inscrições para os cargos de nível médio custam R$ 40 e de nível superior R$ 50 e a remuneração varia de R$ 1.350,12 a R$ 4.404,14, dependendo do cargo pretendido.

As vagas são para contratação imediata para as cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal, Caxias, Açailândia, Pinheiro, Santa Inês e Balsas. As inscrições começaram nesta segunda-feira (26) e vão até 10 de novembro. Os editais dos dois seletivos ainda preveem vagas para cadastro de reserva, sendo 128 para o SESI e 159 para o SENAI.

No SESI, as oportunidades de nível superior para contratação imediata são para advogado, bibliotecário, psicólogo, engenheiro civil, engenheiro elétrico, engenheiro de segurança, médico do trabalho, analista de relações com mercado, analista de desenvolvimento de redes e suporte, enfermeiro, nutricionista, educador físico, pedagogo, professor de língua inglesa, professor de língua portuguesa, professor de música e professor de educação artística.

Para o nível médio há vagas para profissional de manutenção, motorista, serviços administrativos, suprimentos, técnico em enfermagem e técnico em segurança do trabalho. A vaga para profissional em serviços administrativos é exclusiva para pessoas com deficiência (PcD).

Para o SENAI, as vagas para nível superior são para analista em desenvolvimento de redes e suporte; analista em relações com mercado; instrutor de nível superior em construção civil; instrutor de nível superior em segurança do trabalho; instrutor de nível superior em informática; instrutor de nível superior em metalmecânica; instrutor de nível superior em eletroeletrônica e especialista em pedagogia.

Para o nível médio, há oportunidades para profissionais de suporte técnico administrativo, instrutor de nível médio em eletricidade; instrutor de nível médio em eletroeletrônica e instrutor de nível médio em metalmecânica.

PROGRAMAÇÃO

De acordo com os editais, os seletivos serão realizados em três etapas: provas objetivas; provas práticas, didáticas e estudo de caso e entrevista com os candidatos. A prova objetiva acontecerá em 30 de novembro, que terá 30 questões, sendo 25 de conhecimento específico e 5 de conhecimento em informática.

A segunda etapa, as provas práticas, didáticas e estudo de caso, estão agendadas para acontecer entre 17 de dezembro e 8 de janeiro de 2015 e as entrevistas com os candidatos vão de 23 de janeiro a 3 de fevereiro. A divulgação do resultado final está previsto para 06 de fevereiro.

Os editais dos seletivos do SESI e do SENAI estão disponíveis no site do Sistema Fiema (www.fiema.com.br). Informações: Instituto Euvaldo Lodi (IEL), localizado no 1º andar da Casa da Indústria Albano Franco, sede da Fiema, no Retorno da Cohama, pelo telefone (98) 3212-1894 ou pelo e-mail seletivo@fiema.org.br

NETO EVANGELISTA É ANUNCIADO COMO SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Na manhã de hoje (28), como já de costume o governador eleito, Flávio Dino (PCdoB), por meio das redes sociais anunciou mais um nome que irá compor sua equipe de governo a partir de 1º de janeiro de 2015. Foi anunciado o nome do deputado Neto Evangelista (PSDB) como o próximo secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão.

Neto Evangelista - anunciado como secretário de Desenvolvimento Social







Formado em Direito, Neto Evangelista é deputado estadual reeleito (dois mandatos) na eleição passada para prefeito de são Luís foi candidato a vice na chapa encabeçada por João castelo, chapa derrotada pelo atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Com militância em movimento estudantil, Neto Evangelista foi um dos deputados mais novos do país. Ao ocupar a presidência interina da Assembleia Legislativa em 2012, foi o mais novo presidente de Poder Legislativo das Américas, com 23 anos.

Com o desafio de diminuir as desigualdades sociais no Estado, o novo secretário será responsável pela gestão de políticas públicas relacionadas ao combate à pobreza e inserção produtiva das famílias maranhenses. O trabalho será feito com interlocução com o setor empresarial e a sociedade civil.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

TÉCNICO ANTÔNIO LOPES APARECE NO GLOBO ESPORTE USANDO CAMISA DO SAMPAIO CORRÊA

Realmente o Sampaio Corrêa que atualmente disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro é o time da vez do futebol maranhense e se faz conhecer pelo Brasil afora . Na na tarde de hoje (27), durante reportagem exibida no programa Globo Esporte da Rede Globo, no quadro frente a frente onde foi promovido o encontro do ex-goleiro do Fluminense, Jerfeson e do ex-Zagueiro Pinga do Internacional, personagens da final da Copa do Brasil em 1992, em que o Internacional foi campeão, surge o técnico Antônio Lopes que passava pelo local vestindo uma camisa e usando um boné do Sampaio Corrêa-MA. Uma bela homenagem ao torcedor boliviano e porque não dizer ao torcedor maranhense.

   




FLÁVIO DINO ANUNCIA DELEGADO JEFERSON PORTELA COMO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

Em entrevista à rádio Educadora AM, O governador eleito Flávio Dino anunciou na manhã desta segunda-feira (27), mas um nome do seu governo. Conforme já era esperado, foi confirmado o nome do delegado Jefferson Portela (PCdoB) como próximo secretário de Segurança Pública do Maranhão. 

Jefferson Portela foi anunciado como secretário de Segurança do governo Flávio Dino

Ao contrário das indicações anteriores, o nome foi confirmado pelo próprio governador eleito. Nas demais ocasiões, os nomes dos assessores do primeiro escalão até agora anunciados aconteceram através de comunicados à Imprensa e pelas redes sociais. 

Num texto encaminhado pela assessoria de imprensa, Flávio Dino disse que Jefferson será responsável pela implantação de políticas para prevenção de crimes, combate ao tráfico e à criminalidade no Maranhão.

"Em seu programa de Governo, Flávio Dino apresentou como proposta para a área a implantação do programa Pacto pela Vida – com a articulação de políticas de Estado entre todos os poderes para reduzir os índices de criminalidade no estado".

MARANHÃO REGISTRA MAIOR VOTAÇÃO PROPORCIONAL A DILMA NO PAÍS

Com 100% das urnas apuradas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a candidata alcançou 54.500.287 votos (51,64%), Aécio Neves: 51.041.146 votos (48,36%), Votos brancos: 1.921.812 (1,71%), Votos nulos: 5.219,604 (4,63%). Compareceram para votar: 112.682,849 eleitores e houveram 30.137,317, abstenção (21,10%).


Na sétima eleição do país após a redemocratização, essa foi a disputa mais acirrada e confirmou o reduto politico dos dois candidatados. O Nordeste foi a grande base de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata petista conseguiu convencer sete de cada dez eleitores da região, vencendo nos nove Estados.

O Maranhão foi o estado que mais contribuiu proporcionalmente para a reeleição da presidente Dilma Rousseff, ela recebeu 78,76% dos votos válidos (2.475.762), Aécio Neves obteve 21,24% dos votos validos (667.517).

Dentre os 217 municípios maranhenses, a maior votação proporcional alcançada pela presidente Dilma Rousseff aconteceu em Belágua, localizado na região leste do estado. Com 7.191 habitantes, 93,93% dos votos válidos (3.558) foram dados a Dilma Roussef. Aécio Neves obteve apenas 6,07% (230 votos). A abstenção na cidade ficou em 23,79%. Em um único município maranhense Dilma foi derrotada, apenas em São Pedro dos Crentes. Na cidade Aécio Neves recebeu 50,10% dos 2.507 votos computados, Dilma perdeu por cinco votos de diferença.

Na capital, São Luís, maior colégio eleitoral do estado, 70,41% (362.073) dos votos válidos foram obtidos pela representante do PT, enquanto que o Aécio Neves ficou com 29,59% (152.197). A abstenção em São Luís ficou em 12,76%; os votos em branco 1,06% e os nulos, 2,68%.

Em segundo lugar ficou o Piauí, com 78,30% dos votos para a petista. O terceiro melhor resultado do PT nas eleições presidenciais foi obtido no Ceará, com 76,75% dos votos.

Apesar de ter vencido em Alagoas, foi nesse Estado que a petista teve o pior desempenho entre todas as federações do Nordeste, com 62,12% das preferências dos eleitores. O segundo pior resultado, de acordo com o TSE, foi apontado na Paraíba (64,26% dos votos para Dilma), seguido por Sergipe (67,01%).

Veja os percentuais de Dilma Rousseff em todos os Estados do Nordeste:

Alagoas – 62,12%
Bahia – 70,15%
Ceará – 76,75%
Maranhão – 78,76%
Paraíba – 64,26%
Pernambuco – 70,20%
Piauí – 78,30%
Rio Grande do Norte – 69,96%
Sergipe – 67,01%

domingo, 26 de outubro de 2014

DILMA É REELEITA NA DISPUTA MAIS APERTADA DA HISTÓRIA

Após uma campanha de intensa polarização no segundo turno, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi reeleita e impediu a virada do senador mineiro Aécio Neves, candidato do PSDB - nunca um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno foi eleito presidente do Brasil.


Com 100% das urnas apuradas, Dilma obteve 51,64% dos votos e Aécio, 48,36%. A diferença de votos era de 3,4 milhões. Essa foi a menor diferença de votos em um segundo turno desde a redemocratização.

Antes disso, a disputa mais apertada foi em 1989, quando Fernando Collor de Mello (então no PRN) venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 4 milhões de votos. Na época, Collor teve 53,03% contra 46,97% de Lula.

Nas outras eleições presidenciais decididas em duas etapas, a diferença entre o vencedor e o segundo colocado foi maior. Em 2002, Lula teve 19,4 milhões de votos a mais do que José Serra (PSDB). Quatro anos depois, Lula foi reeleito com uma margem ainda maior: 20,7 milhões de votos a mais do que Geraldo Alckmin (PSDB). Já na última eleição, a diferença voltou a se estreitar, e Dilma bateu Serra por 12 milhões de votos.

DILMA ROUSSEFF É REELEITA PRESIDENTE

Em uma eleição emocionante e uma apuração mais emocionante ainda, a petista Dilma Rousseff foi eleita, neste domingo (26), para comandar o Brasil por mais quatro anos. Com 99,99% das urnas apuradas, a petista tinha 51,64% dos votos válidos (54.497.615 de votos), contra 48,36% de Aécio Neves (PSDB), o que totaliza 51.038.023 de votos.

Dilma Rousseff, reeleita presidente

A emoção ficou pelo fato de a apuração ter começado às 17h de Brasília (16h do Recife), mas o resultado só começou a ser divulgado às 20h de Brasília (19h do Recife). Tudo pelo fato de o Acre, na Região Norte, estar em um horário diferente do de Brasília. Quando o relógio marcava 20h no Distrito Federal, eram 17h no Acre. A apuraçao só pode começar a ser divulgada quando a votação é encerrada em todos os locais do País. Já no exterior, muita gente ainda votava quando o resultado já era conhecido.

Quando o resultado das urnas começou a ser divulgado, 95% das urnas do Brasil já tinham sido apuradas. A diferença era de quase dois milhões de voto, o que ainda não permitia que Dilma fosse declarada vencedora. Como, entretanto, ainda faltava apurar algumas urnas no Nordeste, reduto onde Dilma tem grande maioria de eleitores, a vitória petista começou a se consolidar.

O Nordeste, aliás, foi um capítulo a parte nessas eleições. Em Pernambuco, a petista teve mais de 70% dos votos válidos, contra 29% para Aécio, mesmo com o tucano sendo apoiado no Estado por Paulo Câmara e Geraldo Júlio, ambos líderes políticos do PSB após a morte do ex-governador Eduardo Campos.

Essa foi uma das eleições mais apertadas da história, para presidente do Brasil. Pesquisas de boca de urna davam favotirismo a Dilma, mas ainda existia a possibilidade de uma reviravolta de Aécio, como aconteceu no primeiro turno (Marina figurava na frente de Aécio, mas acabou sofrendo a virada). Quando o resultado parcial foi divulgado, às 19h do Recife, a diferença era de 1,9 milhão de votos e faltavam mais de sete milhões de votos serem apurados, o que aumentou ainda mais o suspense.

sábado, 25 de outubro de 2014

SECA EM SÃO PAULO: “SAIAM DE SÃO PAULO, AQUI NÃO VAI TER ÁGUA”


cantareira
Escândalo na Sabesp: vaza áudio em que diretores admitem estelionato eleitoral
















O blogue teve acesso a um áudio vazado de uma reunião da diretoria da Sabesp em que a presidenta da empresa, Dilma Pena, admite que a população deveria ter sido comunicada da crise hídrica, para que economizasse água. Porém, segundo ela, seus “superiores” não permitiram. Em outras palavras, o governador Geraldo Alckmin não foi honesto com a população para não prejudicar sua candidatura à reeleição.

“A gente tem que seguir orientação…A orientação não tem sido essa, mas é um erro. Tenho consciência absoluta e falo para pessoas com quem converso sobre esse tema, mesmo meus superiores, acho um erro essa administração da comunicação dos funcionários da Sabesp, que são responsáveis por manter o abastecimento, com os clientes”, afirmou Dilma Pena.

A presidenta da Sabesp, durante todo o áudio, faz questão de demonstrar que estaria em desacordo com o que os “superiores” estão fazendo. “A Sabesp tem estado muito pouco na mídia, acho que é um erro. Nós tínhamos que estar na mídia, com os superintendes locais, nas rádios comunitárias, Paulo [Massato] falando, eu falando, o Marcel falando, todos falando, com um tema repetido, um monopólio: ‘Cidadão, economize água’.”

Também participou da reunião o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, que causou polêmica quando disse, no último dia 25 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo, que ia “distribuir água de canequinha em São Paulo.”

Massato é mais alarmista e prevê o pior, caso não chova. “Essa é uma agonia, uma preocupação. Alguém brincou aqui, mas é uma brincadeira séria. Vamos dar férias [inaudível]. Saiam de São Paulo, porque aqui não tem água, não vai ter água pra banho, pra limpeza da casa, quem puder compra garrafa, água mineral. Quem não puder, vai tomar banho na casa da mãe lá em Santos, Ubatuba, Águas de São Pedro, sei lá, aqui não vai ter.”

Com as declarações de Dilma Pena, cai por terra todo o discurso do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que sempre afirmou não haver racionamento e nem motivo para tanto. Fica absolutamente claro que o tucano não foi honesto com a população para não se prejudicar nas urnas, alienando os paulistas que lhe confiaram o voto da tragédia que provavelmente vão viver.

A assessoria de comunicação da Sabesp procurou o blogue e enviou a nota abaixo:

NOTA DA SABESP

1) O objetivo da reunião operacional foi de ampliar ao máximo as ações de comunicação para o uso racional da água junto aos funcionários da companhia. Vale destacar que a comunicação da Sabesp é feita de forma autônoma. E as decisões ocorrem no âmbito da companhia. Naquele momento, a diretoria da Sabesp discutia com o conselho de administração da companhia (órgão superior) a estratégia de comunicação.

2) Também naquele momento a diretiva era diminuir ao máximo a dependência do Sistema Cantareira. O contexto era de convencer, de forma contundente, os gerentes operacionais da companhia da necessidade de redução. A estratégia tem dado certo. A dependência do Cantareira diminuiu de 9 milhões para 6,5 milhões de pessoas, uma redução de cerca de 30%.

Fonte: viomundo

FALSA GRÁVIDA É PRESA COM 7 KG DE COCAÍNA EM SÃO LUÍS

Foi presa na madrugada deste sábado (25), após denúncia anônima feita a Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), a mulher identificada como Maria Eunice Gomes Pereira, 25 anos. A denúncia informava que uma mulher grávida estava dentro de um ônibus da empresa Transbrasiliana que vinha de Açailândia com destino a São Luís se comportando com atitude suspeita, aparentado nervosismo e com um forte cheiro estranho.

A polícia fez uma barreira no retorno do São Cristóvão, em São Luís e passou a fazer abordagens em ônibus que vinham de Açailândia, até que em uma dessa abordagens foi visto uma mulher com as características da suspeita. Durante abordagem policial, a mulher alegou que estava grávida de 7 meses e já tinha até escolhido o nome do filho, alegando que estava vindo a São luís para fazer consulta medica. Uma policial fez a revista e identificou que, na verdade, a mulher tinha uma barriga falsa, sendo atestado que carregava 7 kg de cocaína pura.

Foto: Internet

Foto: Internet

O responsável pela operação delegado George Marques, informou que como a droga estava pura, ela seria misturada com outras substâncias químicas e daria uma quantidade maior, chegando a render cerca de 10 vezes mais. 

A droga era oriunda do estado do Pará para abastecer o mercado Maranhense. A acusada foi levada para a SPCI, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), para ser atuada em flagrante.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MORRE ADOLESCENTE ATINGIDO A TIROS NA ÁREA DO COROADINHO

Morreu na madrugada desta sexta-feira (24), o adolescente Rosevaldo Coelho Pinheiro Jr., 16 anos, morador da Vila dos Frades área do Coroadinho. Robson junior, como era mais conhecido estava internado na UTI do hospital municipal Djalma Marques (Socorão I),desde a quarta-feira (22), após ser atingido por tiros efetuados por dois indivíduos que chegaram em uma moto CB 300 de cor preta. Segundo informações o alvo  seria um homem de nome “Gordo” que estava no local e conseguir sair ileso e fugir dos atiradores.

Robson Júnior

Robson que estava próximo de sua casa foi atingido na cabeça e no abdome. Ele que era filho da senhora Lindalva entra na extensa lista de vítimas mortas de graça; ele era estudante da 1º série do ensino médio da Escola Dorilene Silva Castro, no Coroadinho e não tinha qualquer envolvimento como mundo do crime.