terça-feira, 14 de outubro de 2014

COMEÇA DIA 19 O HORÁRIO DE VERÃO

O horário de verão começa no próximo domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com isso, à meia-noite do sábado (19) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.

Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.
 
Apesar de não estarem incluídos na medida, os maranhenses sofrerão influencias diretas e mudanças com o início do horário de verão, isso porque a programação das emissoras de TV deverá seguir as redes geradoras do sul do País, o atendimento nas agências e correspondentes bancários também serão adiantados e quem for viajar para os estados onde a medida passará a valer, deve ficar atento a diferença no horário de desembarque para não perder compromissos.

Economia de energia

O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A redução durante a mudança deve ser de cerca de 5% nos estados participantes.
A medida foi instituída pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. Ela é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos devido a posição da Terra em relação ao Sol, tornando a luminosidade natural melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas.
 

Horário de verão 2013 (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário