terça-feira, 31 de março de 2015

GOVERNADOR FLÁVIO DINO ANUNCIA ELEIÇÃO PARA DIRETORES DE ESCOLAS ESTADUAIS

O governador Flávio Dino anunciou na tarde desta terça-feira (31), que as primeiras eleições para diretor de escola no Estado acontecerão no dia 19 de junho. O edital que vai regulamentar o processo seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades de ensino da rede pública estadual será divulgado, nos próximos dias. O processo é regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, assinado pelo governador logo após a posse.

Para referendar a importância da liderança comunitária do gestor escolar, a eleição envolverá professores, funcionários, estudantes e pais. O processo será antecedida e sucedida por um processo formativo dos gestores das escolas, no âmbito Programa ‘Escola Digna’, definido pelo governador Flávio Dino como política macro-educacional do Maranhão.

“Com as eleições nas escolas, o governo abre mão de um poder e coloca-o nas mãos da comunidade. Estamos partilhando o poder para exercê-lo melhor. Além disso, aumentamos o valor das gratificações dos gestores escolares. Queremos que eles sejam líderes de um novo momento na educação maranhense”, enfatizou o governador.

A eleição direta para diretor de escola é parte de um amplo conjunto de ações desenvolvidas pelo atual governo para melhorar os indicadores educacionais do Estado, que prioriza a valorização de professores e gestores escolares. “Aumentamos o valor das gratificações dos gestores escolares. Queremos que eles sejam líderes de um novo momento na educação maranhense”, disse Flávio Dino.

A secretária Áurea Prazeres (Educação) destacou que o processo se baseou no plano de melhoria da escola. “A escola é um espaço de construção de saberes e formação cidadã, por isso não cabe uma escolha de gestores que não seja pelo princípio democrático e participativo. A eleição é um processo que segue critérios que vão desde a inscrição, escolha e acompanhamento de alcance das metas apresentadas pelos gestores no plano de melhorias da escola; a realização de processo formativo dos gestores escolares, instituindo a certificação e acompanhamento da prestação de contas da gestão. Isso irá alterar significativamente a gestão educacional e o espaço escolar e, consequentemente, a qualidade da educação”, explicou.

Candidatura

Os interessados em se candidatarem para a função de Gestor/Diretor Geral e Gestor Auxiliar/Diretor Adjunto deverão preencher os critérios exigidos nos termos do edital. São eles: ter Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia; ser efetivo na rede pública estadual; ter pelo menos três anos de efetivo exercício do magistério; estar em efetivo exercício na escola há pelo menos seis meses, comprovado por meio de declaração do chefe imediato e comprovar que não esteja em processo de aposentadoria.

GOVERNO FLÁVIO DINO MUDA O NOME DE ESCOLAS QUE HOMENAGEAVAM MILITARES E LIGADOS A DITADURA

Conforme a alteração feita pelo Decreto 30.618, de 2 de janeiro, assinado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) logo depois de sua posse, que veda atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente ou sob gestão do estado, conforme o parágrafo único: "que esse veto se estende a pessoas, mesmo mortas, que tenham constado do relatório final da Comissão Nacional da Verdade como responsáveis por crimes cometidos durante a ditadura". Segundo Flávio Dino, "O relatório aponta graves infrações aos direitos humanos cometidos durante esse período e nomeia os responsáveis por esses crimes. O estado do Maranhão não mais homenageará os responsáveis por crimes contra a humanidade”, diz ele.


Em lembrança pelos 51 anos do golpe que derrubou o presidente João Goulart, o governo do Maranhão anunciou na tardem desta terça-feira (31), que a partir de amanhã (1º), será mudado o nome de dez escolas públicas em nove cidades, as escolas tinham nomes de militares identificados com a ditadura. São três ex-presidentes: seis levam o nome de Castello Branco, dois de Emílio Garrastazu Médici e outros dois, de Costa e Silva. Segundo o chefe do Executivo maranhense, a escolha foi feita pelas próprias comunidades escolares.

Duas das dez escolas, nos municípios de Loreto e Timbiras, receberão o nome do educador Paulo Freire. Uma unidade de ensino em Timbiras passará a ser chamar Vinícius de Moraes, em homenagem ao poeta, diplomata e compositor.

Na capital, São Luís, a escola recebe a denominação de Jackson Lago, ex-governador, morto em 2011. Em Gonçalves Dias (cidade cujo nome homenageia o poeta autor da Canção do Exílio), a escola local, construída um ano depois do golpe, em 1965, muda de Castello Branco para Sulamita Lúcio do Nascimento, pioneira da educação do município.

VLT VOLTARÁ A CIRCULAR AMANHÃ, 1º DE ABRIL

Circula nas redes sociais um noticias que parece "estória" de 1º de abril, mas segundo uma fonte segura é a mais pura verdade, pois ele mesmo foi testemunha ocular, segue a noticia:

Preocupado com o povo de São Luís, o melhor prefeito do mundo e seu fiel secretário de transporte resolveram colocar em circulação o VLT, com passagens ao valor de R$ 0,50.

O VLT passará a circular a partir de amanhã dia 1º de ABRIL, a primeira linha vai da Estação Esperança do Povo até a Estação Contos de Fada. Como a primeira viagem é festiva, contará com a presença de Alice, do país das maravilhas, Papai Noel e a Fada Madrinha.


segunda-feira, 30 de março de 2015

JOVENS DO POLO COROADINHO PARTICIPAM DO ‘FESTIVAL ARTE NA PRAÇA’

No último sábado (28), O colégio Coeduc, no Parque Timbira, foi transformado em um grande palco de exposição das manifestações artísticas e culturais produzidas por jovens e adolescentes das comunidades do Polo Coroadinho. A exposição fez parte do ‘Festival Arte na Praça’, que marcou o encerramento do projeto ‘Juventude em Cena’, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV).

A promoção de atividades formativas de caráter teórico e prático, de acesso ao conhecimento e fazer cultural, integra o conjunto de políticas públicas do governo Flávio Dino que objetivam promover o desenvolvimento social e cidadão dos jovens maranhenses, além de proporcionar o protagonismo juvenil no estado. O projeto ‘Juventude em Cena’ foi realizado do dia 23 a 28 deste mês em colégios das comunidades do Polo Coroadinho.

O Festival Arte na Praça marcou o encerramento das atividades e foi realizado ao longo deste sábado (28), no colégio Coeduc, sendo composto por torneio de futebol no período da manhã e, na parte da tarde, pela exibição de todas as produções dos jovens e adolescentes participantes das oficinas do projeto ‘Juventude em Cena’, além de apresentações culturais de artistas das comunidades.

A partir da oficina de grafite, os estudantes deram um novo tom ao muro do colégio, que marcou a recepção dos visitantes à exposição. Na parte interna da unidade de ensino, as fotos dos participantes da oficina de fotografia foram expostas em murais. Já a produção das oficinas de dança e teatro foram apresentadas no decorrer do festival. No encerramento do evento, foi exibido o vídeo produzido pelos estudantes da oficina de audiovisual, que retratou um pouco do dia-a-dia dos moradores do Polo Coroadinho

A secretária da Juventude, Tatiana Pereira, destacou que os cinco dias de oficina da primeira edição do projeto ‘Juventude em Cena’, bem como o encerramento do evento, com a exposição da produção dos jovens e adolescentes, revelou a capacidade criativa, artística e cultural dos participantes da ação.

“Essa primeira edição do ‘Juventude em Cena’ mostrou as capacidades da juventude e nos fez constatar que quando você oportuniza que esses jovens e adolescentes tenham acesso a conhecimento cultural teórico e prático, você os empodera para que eles sejam produtores e multiplicadores de cultura. Despertando nos jovens o interesse pela arte e pela cultura, você está fazendo muito mais que apenas dar formação, você está criando cidadania”, ressaltou a secretária.

Mais de 200 jovens e adolescentes, na faixa etária de 14 a 29 anos, estudantes das redes públicas estadual e municipal do Polo Coroadinho, participaram das oficinas do projeto ‘Juventude em Cena’. Para esses estudantes, o aprendizado vai além das noções de caráter temático de cada oficina. Os valores de convivência e de personalidade serão levados para o dia a dia na escola e na comunidade.

Tainá Bratz, 16, conta que está há apenas um mês morando em São Luís. Vinda do sul do país, ela disse que ainda não havia conseguido ‘se enturmar’ com os amigos de sala de aula e que a oficina de teatro facilitou essa aproximação e possibilitou que ela se integrasse com os demais colegas de turma.

“O que vou levar de melhor da oficina é o trabalho em grupo. A professora ensinou que numa ação em equipe, como na sala de aula, por exemplo, se alguém faltar, todo o trabalho é prejudicado. Através desses ensinamentos, consegui me ‘enturmar’ mais com meus colegas de sala de aula, depois de quase um mês entre novos amigos”, disse Tainá Bratz, que mora no Parque dos Nobres.

Já para o estudante Gabriel Figueiredo, também de 16 anos, os conhecimentos adquiridos na oficina de teatro possibilitaram ele trabalhar as várias formas de expressar sentimentos. “O teatro é um meio pelo qual podemos expressar nossos sentimentos de diversas formas. Posso mostrar através de uma peça, várias expressões que às vezes é o que estou sentindo naquele momento”, contou o adolescente que mora no bairro Bom Jesus.

Mararam presença também no evento, o secretário estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Francisco Gonçalves, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), Elizângela Cardoso, os deputados Júnior Verde (PV) e Fernando Furtado (PCdoB), além de representantes da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e professores das escolas que receberam as oficinas do projeto.

Fotos: Ivaldo Fonsêca






AUMENTO DE PASSAGEM - ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA AUMENTO

Mais de 1.000 alunos de diferentes instituições educacionais protestaram na Praça Deodoro, no centro de São Luís, na tarde desta segunda-feira (30), contra o aumento das passagens de ônibus anunciada pela Prefeitura na última sexta-feira (27), e que passou a vigorar neste domingo (29).

As novas tarifas de ônibus entraram em vigor a partir da 0h deste domingo (29) em São Luís. O valor da tarifa cobrada na maioria dos coletivos subirá de R$ 2,40 para R$ 2,80, enquanto as mais baratas passarão de R$ 1,90 para R$ 2,20 e R$ 1,60 para R$ 1,90. O anúncio foi feito em entrevista coletiva realizada na tarde da última sexta-feira (27), na sede da SMTT, na Avenida Daniel de La Touche, na capital maranhense.

Manifestantes cobram redução no valor das passagens de ônibus de São Luís (Foto: Joyce Mackay/G1)

Segundo Claudio Castro, organizador da mobilização, o novo aumento compromete a renda das famílias mais pobres que utilizam o transporte público da cidade. “Os estudantes em sua maioria aderiram porque tem a consciência do sacrifício que é para os seus pais arcar com mais um reajuste em menos de um ano”, desabafa.

Ainda conforme o organizador, além da diminuição no preço das passagens de ônibus, os manifestantes pedem também a abertura das contas do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) e a volta da domingueira (meia passagem para todos).

Claudio Castro, que teve o apoio, durante a passeata, de estudantes secundaristas e de diferentes classes de trabalhadores, diz que os manifestantes irão cobrar cada reivindicação, que segundo ele, são ignoradas pelo poder público.

“Vários movimentos sociais, vários movimentos estudantis tem pautado essas reivindicações na Prefeitura, na Câmara de Vereadores, que simplesmente ignoram. Então, são pautas que estão aí, que vieram à tona novamente e vamos levá-las. Mas, inicialmente o foco é barrar esse reajuste que consideramos abusivo para os trabalhadores de São Luís”. 

O protesto que teve início na Praça Deodoro e que foi acompanhado por agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e por policiais da Polícia Militar foi encerrado em frente à sede da Prefeitura de São Luís, onde no local os manifestantes entregaram ao prefeito da cidade, Edivaldo Holanda Júnior todas as pautas exigidas na reivindicação.

Na tarde desta segunda-feira, a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, promotora Lítia Cavalcante, entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido de tutela antecipada para tentar anular o Decreto nº 46.841/2015, que determinou o aumento das tarifas aos usuários de transporte coletivo na capital.

Além disso, foi solicitado, também, pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) que o Município de São Luís seja condenado a devolver, em dobro, todos os valores pagos indevidamente pelos passageiros.

Na Ação Civil Pública (ACP), a promotora diz que que o reajuste atenta contra princípios básicos de proteção aos usuários dos serviços públicos, em especial ao princípio da modicidade tarifária. O MP também questiona na ação o fato de a Prefeitura de São Luís desconsiderar a Lei Municipal nº 363/2014, que obriga a realização de audiência pública, na Câmara de Vereadores, antes da edição do decreto.

De acordo com a promotora, a prefeitura deixou de cumprir os pontos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013, que previa a abertura de processo licitatório para o sistema de transporte público da capital o que torna o aumento abusivo.

"O entendimento é de que não há qualidade no transporte público que justifique cobrar mais caro pelo serviço. Já estamos preparando a ação. O transporte coletivo é o assunto em que temos mais peças judiciais na Promotoria. Nós tivemos uma ação contra o aumento da tarifa em 2010 e temos uma briga jurídica por conta do aumento da tarifa do ano passado. Agora, estamos entrando com outra ação, já contra o aumento da tarifa de 2015", afirma Lítia Cavalcanti.


Fonte: G1/MA

ALUMAR SUSPENDE PRODUÇÃO DE ALUMINIO EM SÃO LUÍS E ANUNCIA 650 DEMISSÕES

O Consórcio de Alumínios do Maranhão (Alumar/Alcoa) anunciou nesta segunda-feira, 30, o desligamento temporário da Linha 1 da Sala de Cubas em São Luís, eliminando a produção de alumínio primário, alegando falta de competitividade, com a conseqüente demissão de 650 trabalhadores do quadro. Com a decisão, a empresa passa a ampliar a produção de alumina na Refinaria e a operação portuária.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís (Sindmetal), José Maria Araújo, a notícia é péssima, com muitos efeitos negativos e afeta trabalhadores diretos e indiretos, além de outras empresas que dependem do produto, refletindo como efeito dominó na cadeia produtiva. “A Alumar a cada dia causa mais decepção aos trabalhadores, indo contra tudo o que afirma”, avalia.

Segundo ele, a empresa divulga os melhores resultados, premiações e pesquisas, como o lucro líquido de U$ 432 milhões de dólares no último trimestre de 2014, que dependem a participação do trabalhador.
Segundo Araújo, a prioridade nesse momento é lutar pela garantia de emprego, melhores salários e benefícios até mesmo para aqueles que vierem a ser demitidos, retroativos à data-base (1° de março). Uma reunião está agendada para a próxima quarta-feira, 1º, entre Sindmetal e representantes da empresa, para discutir o assunto.

2014 – No ano passado, nesta mesma época (28 de março), a Alumar anunciou a demissão de 500 trabalhadores, alegando altos custos no preço da energia e outros gastos. Com a atuação do sindicato frente ao Ministério Público do Trabalho e à Justiça do Trabalho, as demissões foram reduzidas para 333 empregados, com garantia de salário extra ao pago na rescisão e prioridade em caso de reabertura da linha de produção.

domingo, 29 de março de 2015

GOVERNO DO ESTADO ESTABELECE CALENDÁRIO DE FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS EM 2015

O Governador do Estado, Flavio Dino, por meio do Decreto nº 30.629, de 22 de janeiro de 2015, estabeleceu o Calendário de Feriados e Pontos Facultativos para ser observado pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual no ano de 2015, incluindo a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Veja abaixo:

I – 16 de fevereiro ( Segunda-feira), Carnaval, Ponto facultativo;

II – 17 de fevereiro, Terça-feira, Carnaval, Feriado Nacional;

III – 18 de fevereiro, Quarta-feira, Quarta-feira de Cinzas, Ponto facultativo;

IV – 02 de abril, Quinta-feira, Quinta-feira santa (Lava-pés), Ponto facultativo;

V – 03 de abril, Sexta-feira, Sexta-feira da Paixão, Feriado Nacional;

VI – 21 de abril, Tiradentes, Feriado Nacional;
VII – 01 de maio, Sexta-feira, Dia do Trabalho, Feriado Nacional;

VIII – 04 de junho, Quinta-feira, Corpus Christi, Feriado Nacional;

IX – 05 de junho, Sexta-feira, Ponto facultativo;

X – 27 de julho, Segunda-feira, Dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, Antecipação do Feriado Estadual do dia 28 de Julho;

XI – 07 de setembro, Segunda-feira, Independência do Brasil, Feriado Nacional;

XII – 12 de outubro, Segunda-feira, Nossa Senhora Aparecida, Feriado Nacional;

XIII – 30 de outubro, Sexta-feira, Comemoração alusiva ao Dia do Servidor Público, Postergação do Feriado do dia 28 de outubro;

XIV – 02 de novembro, Segunda-feira, Finados, Feriado Nacional;

XV – 15 de novembro, Domingo, Proclamação da República, Feriado Nacional;

XVI – 24 de dezembro, Quinta-feira, Véspera do Natal, Ponto Facultativo;

XVII – 25 de dezembro, Sexta-feira, Natal, Feriado Nacional;

XVIII – 31 de dezembro, Quinta-feira, Véspera do Ano Novo, Ponto facultativo.

PROCON NOTIFICARÁ EMPRESAS E SMTT SOBRE REAJUSTE NO VALOR DA PASSAGEM.

O aumento do preço nas passagens de ônibus da capital não foi aceito pelo Governo do Maranhão, que propõe um limite ao reajuste, de apenas 7% nas tarifas do transporte urbano. O aumento de 16% concedido nesta sexta deve passar também pela concordância do Governo Estadual, que participa da mesa de negociações devido ao transporte coletivo ludovicense ser integrado às demais cidades da região Metropolitana.

O Blog Marrapá apurou com fontes do Governo e da Prefeitura que durante as rodadas de negociação entre empresas de transporte coletivos que fazem as linhas de ônibus em São Luís, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte e a Agencia Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), o Governo não aceitou o aumento de 16% nas passagens como propõem as empresas do setor. Segundo estudos realizados pela MOB, o reajuste de 7% compreenderia o valor necessário para que as empresas reponham as perdas financeiras.

Acontece que o sistema integrado de transporte em São Luís envolve outras cidades do entorno e, na existência de transporte inter-municipal, o Poder Executivo estadual precisa estar de acordo com as alterações. E no papel do aumento, ainda não consta o aceite do Executivo Estadual.

Por outro lado, o Procon-MA, órgão também subordinado ao Governo, também já anunciou que notificará empresas e SMTT na tentativa de reduzir a porcentagem do reajuste.

Fonte: Blog Marrapá 

PROCISSÃO DE RAMOS MARCA A ABERTURA DAS CELEBRAÇÕES DA SEMANA SANTA NO COROADINHO

A Procissão do Domingo de Ramos realizada na manhã deste domingo (29), pela Paroquia Nossa Senhora da Conceição no Coroadinho, marcou o início das celebrações da Semana Santa, data em que a Igreja Católica relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, antes de sua morte e ressurreição. 

A igreja da salina do Sacavem foi o ponto de encontro para iniciar a caminhada que tinha como destino a igreja matriz na Vila Conceição. Como a procissão começou as 7:30h, os fieis foram recepcionados com um farto café oferecido pela comunidade. 

No inicio da caminhada os fiéis tiveram os ramos abençoados pelo pároco Sergio Henrique, que estava acompanhado pelo diácono permanente, Baco. Em seguida a multidão de fieis seguiu rumo à igreja matriz, onde ocorreria a celebração da missa.

Com cânticos, orações e agitando os ramos durante todo o trajeto, os fieis reafirmavam a importância da data na afirmação da própria fé.



































PROMOTORIA AJUIZARÁ AÇÃO CONTRA AUMENTO DE TARIFAS DE ÔNIBUS EM SÃO LUÍS

Promotora Lítia Cavalcanti 
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) por meio da promotora de Justiça e Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti anunciou, que entrará com uma nova Ação Civil Pública (ACP) contra a Prefeitura de São Luís, em virtude do aumento de 16% nas tarifas de ônibus anunciado pelo poder público municipal na última sexta-feira (27).

De acordo com a promotora, o reajuste é considerado um abuso, já que a Prefeitura, em nenhum momento, cumpriu as cláusulas impostas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em julho do ano passado, que previa a escolha da empresa que iria administrar os serviços de bilhetagem eletrônica, módulos de biometria e bilhete único. Ela acrescenta que o processo licitatório está sendo ignorado pelo poder público.

"O transporte é visivelmente caótico, precário em termos de qualidade, em termos de quantidade e um aumento absurdo como esse não é justificável. Se houvesse licitação haveria previsão de subsídio. Quando há um aumento de combustível, de tarifas que vá onerar mais as passagens o subsídio vem para bancar e não para repassar para o usuário, e isso não sendo respeitado", ressaltou a promotora.


O aumento acumulado nos últimos nove meses é de 39 por cento. O último aumento no preço das tarifas de ônibus havia sido anunciado em junho de 2014, após 16 dias de greve dos rodoviários. Na ocasião, o reajuste foi de 23% (R$ 0,30) em todas as tarifas. Foi extinta a "domingueira", desconto de 50% aos domingos, e ficou acordada a compra de 250 ônibus novos. Até o momento, 221 veículos já teriam sido entregues, segundo a prefeitura.

A promotora disse que os problemas encontrados no setor do transporte coletivo tem sido os maiores já enfrentados pelo Ministério Público do Maranhão. Ela acrescentou que medidas, como um pedido de inquérito policial serão tomadas, o quanto antes, para que o usuário do transporte coletivo não se sinta lesado.

"Nós vamos entrar com as medidas cabíveis. Agora sim cabe uma intervenção por descumprimento de ordem judicial do estado e do município, cabe ação de improbidade contra todos os responsáveis, inclusive um pedido de inquérito policial por desobediência de ordem policial".

Fonte: G1/MA

sábado, 28 de março de 2015

TRISTE NOTÍICIA - MAIS UM ADOLESCENTE É ASSASSINADO NO COROADINHO

Confirmando os recentes dados que apontam o alarmante número de assassinatos de jovens em todos os cantos do Brasil, e em nossa cidade, em nosso bairro esses números não escondem a escalada da violencia.

Na madrugada desta sábado (28), por volta das 5:00 horas da manha, foi morto com disparos de arma de fogo  na Vila Natal, área do coroadinho, o adolescente Gilmar da conceição do Santos, 17 anos, conhecido como "Branquinho".

Gilmar da Conceição

Segundo informações, Gilmar que era estudante do ensino Médio na Escola Drilene Castro, teria sido atingido por disparos, após desentendimento com um dos companheiros que estava com ele no local.

SENAC OFERECE VAGAS GRATUITAS EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Administração Regional do Maranhão, SENAC em São Luís lançou edital para cinco cursos técnicos gratuitos: SALGADEIRO, AUXILIAR DE COZINHA, RECEPCIONISTA EM MEIOS DE HOSPEDGEM, ORGANIZADOR DE EVENTOS, COPEIRO, CAMAREIRA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM. 

O Programa SENAC de Gratuidade - PSG destina-se a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse 02 (dois) salários mínimos – na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores – empregados ou desempregados, priorizando-se aqueles que satisfizerem as duas condições: aluno e trabalhador.

As inscrições que foram iniciadas no último dia 25/03/2015 poderão ser realizadas até o dia 05/04/2015, atraves do site do PSG, conforme o número do edital em questão a partir das informações prestadas pelo candidato, conforme formulário disponibilizado pelo SENAC-MA. Ao todo, 150 vagas serão ofertadas.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 07/04/2015, por meio de listagens nominais, organizadas por curso e turno, e será disponibilizada para consulta no site www.ma.senac.br/psg e nos murais dos locais aonde o(s) curso(s) irá (ão) ser realizado(s). Para maiores informações acesse o edital: EDITAL PSG Nº31- RE ou ligue para 3198-1523.

sexta-feira, 27 de março de 2015

"JUVENTUDE EM CENA" ESTUDANTES DO COROADINHO REVELAM O BAIRRO EM QUE MORAM

Iniciado no último dia (23), O projeto ‘Juventude em cena’, coordenado pela SEEJUV teve como objetivo transmitir conhecimentos para jovens e adolescentes do Polo Coroadinho através de oficinas de produção de vídeo, fotografia, grafite, teatro, dança e primeiros socorros/prevenção de acidentes.

promoção de atividades formativas de caráter teórico e prático, de acesso ao conhecimento e fazer cultural, faz parte das ações que integram o conjunto de políticas públicas do governo Flávio Dino que objetivam promover o desenvolvimento social e cidadão dos jovens maranhenses, além de proporcionar o protagonismo juvenil no estado.

Uma das oficinas oferecidas pelo projeto que atraiu muitos jovens foia a de fotografia e produção de videos. Durante toda a semana os participantes conheceram e aprenderam a lidar com equipamentos e acima de tudo pôr em prática o que foi aprendido. Além disso, a oficina possibilitou aos participantes através das atividades práticas conhecer melhor seu bairro e apresenta-lo do jeito que eles o veem, levando os a adquirir a consciência de que são responsáveis diretos pela transformação da realidade de sua comunidade. 

Como atividade final do cursos, foram desafiados a saírem as ruas a procura de personagens e cenários que contassem um pouco da historia do bairro.
A primeira edição do projeto que encerrou nesta sexta-feira (27), teve como público-alvo, adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 29 anos, estudantes de escolas das redes públicas estadual e municipal do Polo Coroadinho. As oficinas foram realizadas nos Colégios Coeduc, Rubem Almeida, Josué Montello, Arthur de Azevedo, João Lima Sobrinho e Dorilene Silva Castro. 

Segundo secretária de Juventude Tatiana Pereira "O objetivo do Governo do Estado é realizar uma edição do projeto, uma vez por mês, em comunidades carentes de toda a região metropolitana de São Luís. Porém, temos a missão maior que é ampliar o projeto para todo o estado, no intuito de possibilitar que jovens e adolescentes de outros municípios tenham acesso à formação e empoderamento cultural, fortalecendo a cidadania e o protagonismo juvenil da juventude do Maranhão”, ressaltou.

Neste sábado (28), para marcar o encerramento das oficinas, será realizado o Festival Arte na Praça, onde serão exibidas todas as produções das oficinas, além de apresentações culturais de artistas das comunidades, ações sociais e torneio de futebol. Os locais das atividades será a praça do Coroadinho, ao lado do Estádio Jairzão no Coroadinho e na escola Coeduc, no Parque Timbira. 

*Fotos: Ivaldo Fonseca (colaborador da oficina de fotografia e vídeo)