sexta-feira, 27 de março de 2015

ESTUDANTES DO COROADINHO VISITAM ESPAÇOS CULTURAIS DO ESTADO

Mais de 100 jovens e adolescentes das comunidades do polo Coroadinho visitaram na tarde desta quinta-feira (26), quatro espaços culturais do estado. A atividade foi oportunizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV).


Os jovens e adolescentes são participantes das oficinas do projeto ‘Juventude em Cena’, coordenado pela SEEJUV e que, na sua primeira edição, beneficiou as comunidades do polo Coroadinho, com oficinas de produção de vídeo, fotografia, grafite, teatro, dança e primeiros socorros/prevenção de acidentes. Ao todo 120 participantes das oficinas participaram da ação.

A promoção de atividades formativas de caráter teórico e prático, de acesso ao conhecimento e fazer cultural, é uma das ações que integram o conjunto de políticas públicas do governo Flávio Dino que objetivam promover o desenvolvimento social e cidadão dos jovens maranhenses, além de proporcionar o protagonismo juvenil no estado.

As turmas das oficinas, composta entre 30 e 40 jovens e adolescentes, visitaram o Museu de Artes Visuais, a Casa do Maranhão, a Escola de Música Lilah Lisboa e o Palácio dos Leões. Na oportunidade, eles tiveram acesso aos espaços físicos dos equipamentos culturais, bem como receberam informações sobre o seu funcionamento, sobre sua história, dinâmica e importância para o estado.

Para a secretária Tatiana Pereira, a ação de levar os participantes das oficinas para conhecer esses espaços culturais é uma forma de possibilitar que eles visualizem, tenham contato e se apropriem de locais onde poderão ver na prática, tudo o que receberam de aprendizado durante os quatro dias de oficinas. Ainda de acordo com Tatiana, essa foi apenas a ação piloto do projeto, que deverá ocorrer mensalmente e ser ampliado para outras regiões do estado.

A estudante Ingride Mota, de 17 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio e moradora do bairro do Coroadinho, disse que foi a primeira vez que teve acesso às dependências do Palácio dos Leões e que ficou muito admirada com tudo o que viu, principalmente, com os quadros que ornamentam as paredes do espaço.

“Fiquei muito admirada com tanta obra de arte bonita. Fiquei fascinada com tudo isso. Não imaginava que era tão bonito. Foi tudo perfeito, desde as oficinas até agora com a visita”, conta a adolescente.

Ingride, que participou da oficina de grafite, revela que pretende utilizar o que viu no Palácio dos Leões para aplicar na prática o que aprendeu na oficina.

Fonte. Gov.ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário