sexta-feira, 27 de março de 2015

"JUVENTUDE EM CENA" ESTUDANTES DO COROADINHO REVELAM O BAIRRO EM QUE MORAM

Iniciado no último dia (23), O projeto ‘Juventude em cena’, coordenado pela SEEJUV teve como objetivo transmitir conhecimentos para jovens e adolescentes do Polo Coroadinho através de oficinas de produção de vídeo, fotografia, grafite, teatro, dança e primeiros socorros/prevenção de acidentes.

promoção de atividades formativas de caráter teórico e prático, de acesso ao conhecimento e fazer cultural, faz parte das ações que integram o conjunto de políticas públicas do governo Flávio Dino que objetivam promover o desenvolvimento social e cidadão dos jovens maranhenses, além de proporcionar o protagonismo juvenil no estado.

Uma das oficinas oferecidas pelo projeto que atraiu muitos jovens foia a de fotografia e produção de videos. Durante toda a semana os participantes conheceram e aprenderam a lidar com equipamentos e acima de tudo pôr em prática o que foi aprendido. Além disso, a oficina possibilitou aos participantes através das atividades práticas conhecer melhor seu bairro e apresenta-lo do jeito que eles o veem, levando os a adquirir a consciência de que são responsáveis diretos pela transformação da realidade de sua comunidade. 

Como atividade final do cursos, foram desafiados a saírem as ruas a procura de personagens e cenários que contassem um pouco da historia do bairro.
A primeira edição do projeto que encerrou nesta sexta-feira (27), teve como público-alvo, adolescentes e jovens na faixa etária de 14 a 29 anos, estudantes de escolas das redes públicas estadual e municipal do Polo Coroadinho. As oficinas foram realizadas nos Colégios Coeduc, Rubem Almeida, Josué Montello, Arthur de Azevedo, João Lima Sobrinho e Dorilene Silva Castro. 

Segundo secretária de Juventude Tatiana Pereira "O objetivo do Governo do Estado é realizar uma edição do projeto, uma vez por mês, em comunidades carentes de toda a região metropolitana de São Luís. Porém, temos a missão maior que é ampliar o projeto para todo o estado, no intuito de possibilitar que jovens e adolescentes de outros municípios tenham acesso à formação e empoderamento cultural, fortalecendo a cidadania e o protagonismo juvenil da juventude do Maranhão”, ressaltou.

Neste sábado (28), para marcar o encerramento das oficinas, será realizado o Festival Arte na Praça, onde serão exibidas todas as produções das oficinas, além de apresentações culturais de artistas das comunidades, ações sociais e torneio de futebol. Os locais das atividades será a praça do Coroadinho, ao lado do Estádio Jairzão no Coroadinho e na escola Coeduc, no Parque Timbira. 

*Fotos: Ivaldo Fonseca (colaborador da oficina de fotografia e vídeo)





























Um comentário:

  1. tive a oportunidade de participar desse lindo trabalho com o bairro do Pólo Coroadinho e aprende muito sobre o meu bairro, podemos ver o bairro em outros olhos.
    Isso tudo mi ajudou muito, pois trabalho com um lindo projeto no Instituto FORMAÇÃO e tenho a missão de fazer a diferença da juventude em minha comunidade, agradeço a todos o filiados desse lindo trabalho que realizamos (Juventude em cena).

    ResponderExcluir