Desde que o WhatsApp começou a testar seu serviço de chamadas telefônicas via aplicativo, fãs do app entraram em uma verdadeira corrida para ver quem consegue primeiro uma ligação teste. O mesmo fizeram os cibercriminosos, que já estão espalhando pela rede convites falsos. O alerta é da Panda Security, uma empresa de segurança da informação que postou recentemente um texto sobre o assunto.
De acordo com eles e com a Softonic, site de tecnologia que recebeu o convite falso, a mensagem não passa de uma tentativa dos cibercriminosos de adquirir dados pessoais do usuário. A mensagem que chega via WhatsApp redireciona o usuário para um site, no qual ele deve convidar 10 amigos para habilitar o recurso de ligações. Ao final do processo, porém, a nova função não só não aparece como o usuário enganado envia mensagens de spam para seus 10 contatos selecionados.
Por enquanto, não há um comunicado oficial do WhatsApp sobre o novo recurso. Recentemente, alguns usuários de Android foram capazes de testar o serviço e de faz ligações-convites para seus contatos, mas essa modalidade não está mais disponível. A nova funcionalidade é esperada para a próxima versão do popular aplicativo de mensagens, ainda sem previsão de lançamento.
Apenas usuários que tinham as versões 2.11.528, obtida via Google Play, ou a versão 2.11.531, baixada no site do WhatsApp, estavam aptos a receber os tais convites em forma de chamada telefônica.
Vale lembrar que a função de fazer chamadas telefônicas via aplicativo já está disponível no Facebook Messenger e também no Viber, além do já tradicional Skype.
Fonte: iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário