No fim da tarde deste sábado, dia 24, alguns detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas da Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 6, antigo CDP, do Complexo de Pedrinhas, se rebelaram.
As informações preliminares, a confusão teria começado no final do horário de visita, por volta das 16:0h, quando o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP) teria entrado na penitenciária para buscar um preso que teria se recusado a ir para audiência. Os presos teriam se revoltado com a situação.
Os presos colocaram fogo em colchões e barulhos de explosão foram ouvidos. Na área externa, parentes buscavam informações sobre os internos.
Segundo informações Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), o motim foi controlada no inicio da noite, os detentos foram encaminhados ao pátio enquanto reparos são feitos nas celas.
Nas últimas semanas a população carcerária vinha reclamando dos maus tratos. Alegam que não tem cursos profissionalizantes e nem o respeito para quem já foi condenado e vem cumprindo a sua pena.
O Governo do Maranhão divulgou em nota que a situação foi controlada pelas equipes de segurança prisional, com apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Policia Militar, sem registro de reféns, feridos ou mortos. A Secretaria de Segurança Pública também intensificou a presença das polícias nas ruas nesta noite. Além do efetivo da Policia Militar, 60 policiais civis estão realizando ronda ostensiva, cobrindo as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste da Grande Ilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário