Aeroporto Internacional de São Luís. Foto/Divulgação |
Fruto de negociação permanente do Governo do Maranhão para ampliar a aviação regional maranhense, o estado contará já nos primeiros dias de abril com voos que farão a rota entre São Luís e as cidades piauienses de Teresina e Parnaíba, operados pela Companhia MAP Linhas Aéreas, que já atua na no Amazonas, Pará e Rondônia.
A rota operacional da MAP contará com voos em aeronaves modelo francês ATR 72-202, com capacidade para 66 passageiros. Os voos ocorrerão às segundas, terças e quintas-feiras, ligando São Luís à Teresina e Parnaíba, com duração aproximada de 2 horas e 20 minutos. O voo inaugural da companhia ocorrerá no dia 3 de abril.
Os novos voos da MAP no Maranhão fazem parte da estratégia de desenvolvimento regional do turismo e de mobilidade, implantada pelo Governo Flávio Dino. Mesmo com a crise verificada no setor, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) já recuperou sete das nove linhas aéreas que pararam de operar entre 2015 e 2016.
“Atualmente as companhias negociam suas aeronaves usando o leasing, que é cotado em moeda internacional, dólar ou euro, dessa maneira todas as vezes que temos oscilação no mercado, isso afeta diretamente os custos, onerando a operação e ocasionando devolução de aeronaves, o que obriga o reordenamento da malha aérea interna. Mesmo assim, recuperamos nove dos sete voos que havíamos perdido e avançamos nas tratativas para ampliar nossa malha aérea”, explica o secretário-adjunto de Turismo do Maranhão, Hugo Veiga.
Incentivos e novas perspectivas
Em 2015, o governador Flávio Dino reduziu a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Querosene de Aviação (QAV), com a medida, a alíquota de 25% praticada anteriormente, caiu para 17%. Além do incentivo fiscal, o governo abriu linha permanente de tratativas para ampliação de rotas.
“Nós trabalhamos permanentemente para garantir novas linhas, novas rotas de voo que estão sendo estudadas; é algo que envolve contrapartida do Estado e envolvimento de outras secretarias. Na região Sul do Maranhão temos como prioridade garantir ao mesmo tempo o grande potencial turístico e de negócios. Além do Aeroporto de Imperatriz, o aeroporto de Carolina já está pronto e trabalhamos firmemente junto a todos os agentes envolvidos para a retomada de um dos voos de São Luís para Imperatriz”, esclarece o secretário-adjunto Hugo Veiga.
Outra prioridade é a implantação de voo ligando o Maranhão a Tocantins, único estado da região com o qual ainda não há ligação aérea. Roteiro Integrado Jalapão – Chapadadas Mesas.
A Sectur tem chamado a atenção para a necessidade de ampliar o debate a respeito de uma nova política de voos no país. “Nós temos nos reunido permanentemente no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo para defender uma política de ‘Céu aberto’, para tornar os preços mais justos e garantir mais ofertas de voo e melhorando a prestação de serviços para os viajantes. Essa é uma luta que tem como prioridade melhorar o serviço aéreo no país”, diz Hugo Veiga.
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