Estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos de graduação de níveis superior de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Informática (cursos de nível superior na área de TI), Ciências Contábeis, Design, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e médio de técnico em Eletrônica, Informática, Eletrotécnica e Administração podem se inscrever no processo seletivo de estágio para o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
As inscrições ocorrem a partir das 9h do dia 23 de janeiro até às 18h do dia 17 de fevereiro de 2017 no endereço eletrônico www.superestagios.com.br.
O objetivo é selecionar estudantes para estágio de complementação educacional a ser realizado no TRE-MA em atividades compatíveis com o tipo de formação acadêmica, possibilitando vivência, na prática, de conhecimentos teóricos. No entanto, o estagiário não poderá pertencer a diretório de partido político ou exercer atividades partidárias.
Importante destacar que o estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza com o Regional nem com o agente de integração e sua realização dar-se-á mediante Termo de Compromisso celebrado entre o estudante, a instituição de ensino e o Tribunal, por um período de 6 meses prorrogável a critério das partes pelo prazo máximo de até 2 anos.
O valor mensal da bolsa de estágio equivalerá ao do salário mínimo vigente e o estagiário receberá ainda auxílio transporte que deverá ser utilizado para custear despesas com deslocamento entre residência e TRE-MA na estrita quantidade de dias úteis previstos em cada mês. Também para efeito do cálculo da bolsa de estágio será considerada a frequência mensal do estagiário, deduzindo-se os dias de ausências não justificadas.
A carga horária do estágio será de 20 horas semanais distribuídas em jornadas de 4 horas diárias realizada, em regra, no período vespertino, de segunda a sexta-feira.
Quem pode participar
Poderá participar do estágio o estudante de nível superior que tenha cursado, no mínimo, 50% dos créditos obrigatórios do respectivo curso e tenha coeficiente de rendimento igual ou superior a 7. Para estudante de ensino profissionalizante de nível técnico regular será exigida a idade mínima de 16 anos e que já tenha concluído, no mínimo, 50% da carga horária total do curso.
Para os cursos de graduação de nível superior e para os de nível técnico serão formados cadastros de reservas para ingresso no quadro de estagiários do TRE-MA assim que surgirem vagas durante o prazo de vigência da presente seleção, sendo asseguradas 5% das vagas para estagiários portadores de deficiência, os quais deverão declarar essa condição no ato da inscrição.
Processo Seletivo
O processo seletivo será composto de prova objetiva, contendo 30 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Conhecimentos Gerais. Cada questão terá 5 alternativas de resposta, sendo apenas uma correta, cujo acerto corresponderá a 1 ponto.
Será adotada, como critério de desempate, a atribuição de 1 por cada atuação como mesário em eleição ou a cada 100 horas de participação em cursos, palestras ou congressos, que tenham afinidade com o curso do candidato ao estágio, devendo o candidato enviar comprovante para o e-mail selecao@superestagios.com.br até o dia 17 de fevereiro de 2017 as 18h.
A prova objetiva será realizada no dia 12 de março de 2017, entre das 9h às 12h, de acordo com o que prevê o cronograma do processo. Para esclarecimentos de dúvidas, os candidatos poderão em contato pelo e-mail selecao@superestagios.com.br ou pelo chat online no portal da Super Estágios.
Conteúdo programático (todos os níveis)
Língua Portuguesa: Interpretação de texto; Textualidade e estilo; Norma culta e variantes; Coesão e coerência; Denotação e conotação; Figuras de linguagem; Vícios de linguagem; Fonética e fonologia: ortografia; acentuação gráfica; crase; Morfologia: classes de palavras e suas flexões; Sintaxe: pontuação; regência verbal e nominal; colocação pronominal; Correspondência administrativa: declaração, requerimento, memorando, ofício, portaria, relatório, ata e demais tipos de comunicação administrativa.
Conhecimentos Gerais: Aspectos geográficos, históricos, culturais, turísticos e econômicos do Estado do Maranhão; Lei do Estágio – Lei federal n. 11.788 de 25/9/2008; Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão; Conhecimentos marcantes do cenário cultural, político, científico, econômico e social no Brasil e no mundo; Análise dos principais conflitos nacionais e mundiais. Assuntos de interesse geral - nacional ou internacional - amplamente veiculados, nos últimos 12 meses, pela imprensa falada, escrita ou televisiva, de circulação nacional ou local. (Fonte da Legislação: internet; site do TRE- MA; site do Ministério do Trabalho).
Nenhum comentário:
Postar um comentário