segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

UFMA ASSINA CONTRATO PARA OBRA DE RESTAURAÇÃO DO PRÉDIO DO ANTIGO SIOGE

Resultado de imagem para sioge
Antigo prédio do SIOGE enfim será restaurado

Será assinado, nessa segunda-feira, 6, o contrato entre a Universidade Federal do Maranhão e a empresa Novo Horizonte, vencedora da licitação para restaurar o antigo prédio do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE). A assinatura do contrato ocorre às 16 horas, no Gabinete da Reitoria, com a presença da reitora Nair Portela; do representante da Petrobras, Rogerio Manso; da presidente do IPHAN Nacional, Kátia Bogéa; do representante do IPHAN/MA, Maurício Itapary; e do prefeito da Cidade Universitária, Guilherme Abreu.

A obra, que contará com recursos da Petrobrás, é um projeto da UFMA em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN com o objetivo de guardar e custodiar os achados arqueológicos da área de implantação da Refinaria Premium, em Bacabeira (MA). O espaço vai abrigar também a pós-graduação em Arqueologia da UFMA e o curso de História.

O prédio, onde funcionou a extinta Fábrica Progresso, foi construído no final do século XIX. Posteriormente, foi a sede do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (SIOGE). Localizado na Rua Antônio Rayol, Centro, o prédio foi cedido pelo Estado à UFMA, em acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Segundo Abreu, a obra, que tem a finalidade de revitalizar o Patrimônio Histórico, vai durar 1 ano e 4 meses. “Essa obra é de grande importância porque é mais um espaço do Centro Histórico que a Universidade recupera, e, com a restauração deste monumento, a UFMA cria mais um local adequado para o ensino, a pesquisa e extensão, em uma área tombada pelo IPHAN e que tem a responsabilidade de armazenar e estudar os artefatos arqueológicos encontrados em Bacabeira, durante a construção da Refinaria Premium”, lembrou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário