terça-feira, 17 de maio de 2016

CRAS E CREAS DA ÁREA COROADINHO ESTÃO ATENDENDO EM NOVO ENDEREÇO

Desde o último dia 2 de maio que o Cras e o Creas da área Coroadinho, estão atendendo em novo endereço. Finalmente, depois de exatos nove meses da inauguração dos prédios o atendimento dos órgãos passou a ser realizado em suas sedes próprias no bairro Vale Verde, na Vila Conceição.

Reunião com famílias no Cras



A inauguração dos prédios aconteceu no dia 2 de julho de 2015, e contou com a presença do Governador do Estado Flávio Dino, da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, secretários estaduais, municipais, deputados e vereadores. Durante o tempo em que o prédio esteve fechado, sem qualquer segurança, chegou a ser invadido e alguns equipamentos foram furtados.

O impasse para que que as equipes  dos dois órgão passassem a atender nos novos prédios foi motivado pela falta de estrutura adequada para o atendimentos aos usuários, haja vista, que faltavam condições para que fossem realizadas atividades corriqueiras, como por exemplo, a impossibilidade de se realizar cadastro e recadastro do programa Bolsa Família, por falta de internet. 

Segundo informações colhidas pelo blog, antes da inauguração dos prédios, a secretaria da SEMCAS, Andreia Lauande, havia se comprometido pessoalmente em resolver alguns problemas apresentados pelas equipes, entre elas a necessidade de segurança patrimonial e que os prédios tivessem sua segurança redobrada, foi solicitado também que houvesse a circulação do ônibus que serve a linha " Vila Conceição", pela frente do Cras, para facilitar o deslocamento dos servidores e dos usuários, pois o prédio está localizado em uma área isolada. Na ocasião a secretaria confirmou a circulação do ônibus, chegando a dizer que o ponto final do ônibus seria transferido para a frente dos órgãos, chegando a mandar instalar uma placa de sinalização da parada, tudo não passou de falácia.

A construção das novas estruturas do Cras e do Creas, são resultados de uma parceria do governo federa, estadual e municipal. Com a inauguração das unidades e a entrega a prefeitura de São Luís, os dois órgão serão administrados pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), que trabalha na gestão das políticas públicas relacionadas à assistência social em São Luís.

A unidade do Creas da região do Coroadinho abrange uma área de 83 bairros. O Creas órgão inserido na Proteção Social de Média Complexidade e busca proteger famílias e indivíduos em situação de violação de direitos em consequência de abandono, negligência, maus tratos, violência sexual, trabalho infantil, violência doméstica, situação de rua, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

O Cras atenderá aproximadamente 5 mil famílias na região com uma média mensal de 200 atendimentos. 6.843 famílias da região estão incluídas no Programa Bolsa Família e aproximadamente 8 mil cadastradas no Cadúnico, atua como principal porta de entrada da assistência social. É através do Cras que é viabilizado o acesso aos programas, serviços e benefícios, como o Bolsa Família, inclusão na Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, bem como o acompanhamento das famílias beneficiárias pelo Bolsa Família, incentivo a geração de trabalho e renda, entre  outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário