Clique aqui para fazer a inscrição no portal do Inep: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso
O exame é indicado aos interessados em obter a certificação do ensino fundamental ou ensino médio. As provas serão aplicadas em 22 de outubro em todas as unidades da Federação. (Na semana passada, o Encceja 2017 divulgou correções no edital: antes a prova estava prevista para 8 de outubro. Clique aqui para ver as correções e aqui para a íntegra do edital)
Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou ter, no mínimo, 18 anos completos para quem busca a certificação do ensino médio.
Como fazer a inscrição
Para se inscrever é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e-mail e celular válidos. Se o participante precisar de atendimento especializado e/ou específico deve fazer a solicitação, e comprovar a necessidade, durante o período de inscrição.
Durante a inscrição também é necessário indicar a certificação de conclusão de interesse, se para ensino fundamental ou para ensino médio. O participante deve indicar, ainda, a(s) prova(s) com a(s) qual(is) deseja obter certificação, no ensino fundamental ou ensino médio.
Isso ocorre porque algumas pessoas já têm uma declaração parcial de proficiência, não precisando repetir a prova da área. Também deve ser indicada em qual Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia o participante deseja solicitar o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. Por fim, é preciso escolher a cidade onde realizará as provas.
Atendimento especial
O Encceja Nacional oferece atendimento especializado e específico, além de atendimento pelo nome social, para participante travesti ou transexual que quiser tratamento pela sua identidade de gênero. Os atendimentos especializados, específicos e os auxílios ou recursos de acessibilidade devem ser solicitados durante a inscrição e estão listados no edital e na Página do Participante. Já o atendimento pelo nome social deverá ser solicitado após o período de inscrição, entre 21 e 25 de agosto, pelo sistema de inscrição.
Encceja no exterior
Para brasileiros residentes no exterior, o Encceja será aplicado para 1.409 pessoas em 10 de setembro, em 14 cidades de dez países. Haverá, ainda, aplicação para pessoas privadas de liberdade (PPL) em Tóquio (Japão), em dez penitenciárias.
Estrutura do exame
As provas do Encceja obedecem requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e ensino médio e são estruturada a partir da matriz de competências e habilidades. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. As provas serão aplicadas no turno matutino, entre 8h e 12h, e vespertino, entre 14h30 e 19h30 (horário de Brasília). As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:
ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências naturais
História e geografia
Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
Matemática
ENSINO MÉDIO
Ciências da natureza e suas tecnologias
Ciências humanas e suas tecnologias
Linguagens e códigos e suas tecnologias e redação
Matemática e suas tecnologias
Nenhum comentário:
Postar um comentário