No domingo (13), a Igreja no Brasil iniciou a 26ª edição da Semana Nacional da Família (SNF). O tema escolhido para este ano é: “Família, uma luz para a vida em sociedade”. Iniciada em 1992, a Semana Nacional da Família teve origem como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores, já naquela época, eram agredidos sistematicamente na sociedade. Ela sempre acontece a partir do segundo domingo de agosto, quando é comemorado o Dia dos Pais.
Desde o seu surgimento, foi proposta como um momento forte no qual a Pastoral Familiar procura articular-se com todas as demais pastorais da Igreja no sentido de evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades.
Na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho, a abertura da Semana Nacional da Família começou com a celebração da Santa Missa dedicada aos pais e presidida pelo pároco Robério Lima. Em sua homilia ele destacou a importância desse momento, não somente para a Pastoral Familiar, mas sim para toda a igreja, ressaltando em seguida a importância da família para a sociedade, assegurando que esta instituição ao contrário do que muitos afirmam está cada vez mais forte, devendo ter um compromisso primeiro com o Reino de Deus, levando sua luz e seu exemplo de amor a toda sociedade.
Neste ano, o tema: “Família, uma luz para a vida em sociedade” está em sintonia com o impulso da Igreja no Brasil e da CNBB, para que seja percebida a importância das ações dos cristãos leigos e leigas na sociedade. O material propõe sete encontros, Leitura Orante da Palavra e celebrações em família.
Entre os dias 14 a 18, todas as noites acontecem os encontros, em determinadas comunidades da paroquia Nossa Senhora da Conceição do Coroadinho. Ontem, aconteceu o primeiro encontro na comunidade Nossa Senhora do Carmo e teve como tema: "O perfil mariano da igreja". O encerramento será no sábado, 19, na Igreja de são Francisco do Alto, às 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário