sábado, 5 de agosto de 2017

"TODOS POR SÃO LUÍS" REALIZA AÇÃO NA ÁREA POLO COROADINHO


Pela primeira vez realizado no Bom Jesus, no Polo Coroadinho, o programa "Todos por São Luís" atraiu dezenas de pessoas para o pátio da Igreja Bom Jesus da Lapa, neste sábado (5) para o dia de ação social. O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) sob coordenação da primeira-dama, Camila Holanda. Em sua 46ª edição, o programa da Prefeitura de São Luís vem cumprindo seu objetivo de estreitar relacionamentos entre poder público e ofertar à população serviços das mais diversas áreas de políticas públicas.

O Polo Coroadinho concentra mais de 100 mil habitantes. Desta vez, o diferencial do programa foi a incorporação da Caravana do Empreender, concentrando ações da Receita Federal e secretarias Estadual e Municipal de Fazenda e Junta Comercial do Maranhão (Jucema).

Durante a semana que antecedeu a culminância, o programa "Todos por São Luís" promoveu oficinas com grande participação de mulheres do bairro. "A população tem aderido ao programa. Esta é a primeira vez que estamos no Bom Jesus. Antes estivemos em outra região do Coroadinho. É sempre gratificando facilitar o acesso a todos os serviços do poder público às comunidades", afirmou Camila Holanda, coordenadora do programa.

Na avaliação da primeira-dama, a oficinas são muito importante para as mulheres que buscam oportunidade de obter alguma renda para sustento das suas famílias. As oficinas de artesanato são as que têm recebido a maior procura.

Para Camila Holanda, o programa tem obtido pleno êxito na medida de se consolidar como "um canal de diálogo com a comunidade que a Prefeitura de São Luís vem cada vez mais ajustando e aperfeiçoando" com ações que fortalecem a participação popular.

Para a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, o "Todos por São Luís" vem atendendo demandas importantes das comunidades. A parceria com o Governo do Estado tem ampliado os serviços disponibilizados. "Temos aqui um grande leque de atendimento, tanto da área da saúde, assim como serviços específicos como da Junta Comercial do Maranhão que dá monitoramento em relação a negócios", ressaltou Tatiana Pereira.

Pela primeira vez no programa, a Caravana do Empreender oferece orientação a comerciantes que ainda se encontram na informalidade para regularização de seus empreendimentos. A Secretaria Municipal de Fazenda disponibiliza inscrição municipal para o Microempreendedor Individual para, posteriormente, emitir o Alvará.

"Estamos oferecendo orientação tributária para o comerciante já formalizado e para aqueles que estão iniciando ou desejam se formalizar. Com isso, evitamos que ele tenha percalços tributários e se emaranhe em dívidas", ressaltou Francisco Filho, da Secretaria de Estado da Fazenda.

SERVIÇOS

Segundo a assistente Social Raimunda Lopes Gomes, a equipe da Semosp vem trabalhando constante nas escolas, associação de moradores, clubes de mães nas comunidades com Rodas de Conversas sobre educação ambiental e cuidados com a natureza. "Tem sido muito receptivo nosso trabalho. Aqui no Bom Jesus acompanha essa tendência estimulante da boa acolhida", disse Raimunda Lopes.

No setor de saúde, integrantes da Comissão Inter hospitalar de Doação de órgão e tecidos para transplantes do Hospital Socorrão I faziam a divulgação da importância das famílias tomarem conhecimento sobre o processo. O Socorrão I é a unidade de saúde habilitada para procedimentos de doação.

A programação do "Todos por São Luís" inclui ainda atividades de lazer e recreação para adultos e crianças, exposições e oficinas. Algumas das oficinas foram realizadas ao longo da semana com a de chaveiro, de bombons regionais e boneca de pano. Neste sábado aconteceramm as oficinas de decoração de garrafas, porta retrato, porta treco, porta toalha, porta recado, decoração de tiaras, de agenda, de arranjos florais, sacola de presente, origami, pintura facial, chaveiro, artesanato e desenho livre para crianças.

No local, os participantes também tiveram acesso a atendimento com serviços dos Cras, Creas: Social e psicossocial, cadastro do Cras, Cadastro Único, recadastramento do NIS, orientações sociais, Programa Bolsa Família, entre outros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário