
Considerando os 5,5 mil municípios do Brasil, 100 desses apresentam as melhores e piores condições no quadro de bem-estar do país. O município de Turiaçu com o índice de 0,580 ficou em 5465º lugar no ranking, Mirinzal com o índice de 0,579 ficou em 5466º lugar e Lago Verde com o índice de 0,576 ocupa a 5472º colocação na lista.
O estado de São Paulo domina o topo do ranking com oito cidades nas primeiras posições. Considerada a cidade mais organizada do estado, Buritizal, no norte de São Paulo, lidera a lista com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.
Para chegar ao resultado, o estudou levou em conta cinco fatores de qualidade: mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.
De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.
Para Marcelo Ribeiro, professor da UFRJ e pesquisador do Observatório, o levantamento revela uma desigualdade regional. Sudeste e Sul abrigam as cidades com as melhores condições de vida e Norte e Nordeste, os piores.
AS
MELHORES
AS PIORES
|
---|
Nenhum comentário:
Postar um comentário