sábado, 5 de novembro de 2016

MORRE O ATOR E TEATRÓLOGO MARANHENSE ALDO LEITE

Resultado de imagem para aldo leite
Aldo Leite
Morreu no início da manhã deste sábado (5), em São Luís, o teatrólogo maranhense Aldo Leite, 75 anos. Ele estava internado há alguns dias depois de ter sido encontrado desmaiado em sua residência. O motivo da morte não foi informado.

O velório será na Academia Maranhense de Letras (AML), localizada na Rua da Paz, região central de São Luís. O corpo do artista será cremado amanha às 9h no cemiterio da pax União.

Aldo Leite nasceu em Penalva. Ele era ator, diretor, dramaturgo e professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). 

Reconhecido nacional e internacionalmente pelo seu trabalho, Aldo Leite era natural de Penalva, era formado em Teatro pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Entre sua vasta produção literária destacam-se ‘Aves de Arribação’, ‘O Pleito’, ‘O Castigo do Santo’, ‘A Arca de Noé’, ‘O Chá das Quintas’ e ‘A Rainha da Zona’, mas a sua principal obra foi ‘Tempo de Espera’, reconhecido com prêmio Molière – o mais prestigiado prêmio da história teatral do Brasil. dedicados às Artes Cênicas. 

Em 2014, o blooc tradicional Os Indomáveis levou para passarela justamente Aldo Leite como tema. A homenagem rendeu o samba 'O indomável cavaleiro do destino ou os sete encontros do aventureiro corre-terra'.

Varias homenagens foram feitas a Aldo Leite, neste triste dia para a arte ludovicense.

“Hoje o palco está mais vazio. Aldo você foi uma grande inspiração para mim. (...) Você deixou um grande legado. Na minha apresentação de hoje subirei ao palco muito mais emocionado. Que Deus o receba muito bem querido mestre. Évoe Baco!!!!!”, escreveu o ator e diretor teatral César Boaes, que está em cartaz com a peça ‘Pão com Ovo’.

O Governo do Maranhão também lamentou através de uma nota a morte do ator, diretor, dramaturgo e professor Aldo Leite.

"O governo reconhece a brilhante contribuição de Aldo Leite à cultura maranhense e se solidariza com seus familiares, amigos e admiradores neste momento de dor", diz a nota. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário