terça-feira, 31 de janeiro de 2017

VIÚVA DE JOÃO CASTELO RECEBERÁ UMA BOLADA DE PENSÃO

Resultado de imagem para JOAO CASTELO
João Castelo faleceu em dezembro de 2016
A ex-prefeita de São luís, Maria Gardênia Santos Ribeiro Gonçalves, viúva do ex-governador João Castelo, receberá pensão mensal pela morte do marido no valor de R$ 30.471,11. 

O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 25 e foi assinado pelo secretário adjunto de Seguridade dos Servidores Públicos Estaduais, da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência, Ivaldo Fortaleza Ferreira.

Com uma carreira política de quase 50 anos, Castelo foi, além de governador, deputado federal por cinco mandatos, senador por uma legislatura (83-91) e prefeito de São Luís. 
Castelo morreu em 11 de dezembro do ano passado, aos 79 anos, após uma cirurgia cardíaca mal sucedida, em São Paulo, 

Os proventos pagos pelo Estado à viúva referem-se ao seu mandato de governador.

Atualmente, o teto constitucional para as carreiras do serviço público é de R$ 33.763,00, correspondente à remuneração bruta de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).


COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O PROUNI

Resultado de imagem para prouni






A partir de hoje (31), os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni). As inscrições podem ser feitas pela internet, no site do programa. O período de inscrições se encerrará às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro.

No total, serão oferecidas 214.110 bolsas de estudos, número que representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, com base nas notas do Enem, alinha inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhor desempenho acadêmico.

Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais — o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, na página eletrônica do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro e o da segunda chamada, no dia 20. 

Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na condição de bolsista integral, na rede particular e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

MASSACRE DE ALCAÇUZ: MÃE CONTA DRAMA DE ENTERRAR FILHO DEGOLADO

O massacre ocorrido na penitenciária de Alcaçuz no dia 14 de janeiro, que deixou pelo menos 26 mortos, expôs falhas no sistema penitenciário, a dor da perda e questionamentos das famílias das vítimas. A Agência Brasil ouviu histórias de quem perdeu filhos, maridos, primos e amigos. Um dos dramas que os parentes enfrentam é enterrar os corpos degolados.

Cansada e desgastada, a dona de casa Eliene Pereira, 45 anos, de Santa Cruz, município a cerca de 120 km de Natal, enterrou o corpo do filho no dia 20 de janeiro. Ela precisou ir à capital potiguar por três dias seguidos para reconhecer Diego Felipe Pereira da Silva, 25 anos, e liberar o corpo no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). O jovem foi degolado durante a rebelião e recomendaram que a mãe aguardasse as buscas pela cabeça. Na sexta-feira, ela recebeu uma ligação comunicando a mudança.

“Eu fui, quando cheguei lá reconheci o corpo mesmo, porque tinha visto só por imagem. Levei na funerária, abriram o saco, aí conheci que era ele mesmo, meu menino. Sem a cabeça. Ela [a funcionária do ITEP] mandou trazer eu 'truxe' sem a cabeça. Fazer o quê?”, conta. “Era horrível o corpo do meu filho, fiquei muito comovida. Mas enquanto eu não visse eu não acreditava. Queria ver ele, ver as pernas, os braços. Mesmo que não tivesse a cabeça, mas eu queria ver a realidade”.

Famílias aguardam liberação dos corpos no ItepSumaia Villela/Agência Brasil

Por causa do estado avançado de decomposição, a funerária recomendou a Eliene que não realizasse o velório e enterrasse o corpo o quanto antes, sem despedida, à noite, sem a família e os amigos. Mesmo assim, a mãe levou o filho à sua casa pela úlitma vez. “Meu filho passou um ano fora. Está fazendo justamente hoje, um ano e um mês. Ia sair em março”, disse ela há uma semana. “Eles me deram o caixão vedado todinho e colocaram um produto. Até falaram 'não sei como a senhora vai aguentar passar a noite com ele dentro de casa'. Eu disse 'pode deixar, se ele tiver podre como for eu quero que ele passe a noite em casa'”.

No dia seguinte, nas primeiras horas da manhã, Eliene levou o corpo de Diego ao cemitério. Rodeada de curiosos, Eliene pediu para ver o filho pela última vez antes de enterrar o corpo. Não havia mortalha, roupa, nada. O saco do necrotério encobria o corpo. “[O caixão] passou uns 5 minutos aberto. Comecei a endoidecer, puxando ele de dentro do saco. Aí pronto, fecharam e enterraram. É muito difícil enterrar um filho sem a cabeça."

Outras famílias ainda tinham esperança de que a cabeça fosse encontrada, e adiaram o enterro. A esposa do detento M.P.S.N., morto aos 22 anos, que preferiu manter o anonimato dela e do marido, também não viu o corpo, só imagens. “É uma decisão que tem de ser tomada por toda a família. Ele tem uma família que o amava muito, assim como eu também o amo muito. Eu não queria que fosse dessa maneira, mas acho que o sofrimento será maior se não sepultar”, disse a universitária.

Com a voz fraca, pausada, a estudante prefere falar do futuro com que o casal sonhou. Namorados desde a adolescência, ela tentava mostrar a M.P. que ele deveria deixar a delinquência. “Quando eu o conheci, voltei a estudar para incentivar. Comecei minha faculdade. Isso deixava ele muito feliz, era uma força que eu dava para ele, estudando e trabalhando, mostrando para ele que tem como você viver dignamente sem querer o que não é seu”.

O marido dela estava preso por dois crimes: o roubo de uma moto, com pena no semiaberto. Depois, ele foi preso novamente por subtrair um celular e migrou para o regime fechado. Há três anos estava preso em Alcaçuz, dos quais dois anos e cinco meses no Pavilhão 4 – onde ocorreu o massacre. Sairia no fim do ano, segundo a esposa. “Já estava tudo planejado pela gente, a família, para quando ele saísse. Perto da faculdade que eu faço tem uma escola de Ensino de Jovens e Adultos. A gente já tinha combinado que ele voltaria a estudar lá. Já tinha falado com amigos para conseguir um emprego para ele”, lembra.

Agora, a viúva diz que o próprio futuro está incerto. “Tudo o que eu planejava era para viver com ele. O concurso que eu pensava em passar fora do Rio Grande do Norte era para ir com ele. Não há mais para quê seguir esses planos. Minha cabeça está muito confusa”.

“Tenho que ter direitos”

Além da dor da perda, todos reclamam do que chamam de omissão do Estado, de uma possível facilitação do ataque e do julgamento da sociedade. Muitas famílias relatam que entre os mortos no presídio nem todos tinham ligação com a facção Sindicato do Crime do RN, que controla o Pavilhão 4 e é rival do Primeiro Comando da Capital (PCC).

“Nem todos que morreram eram integrantes dessa facção criminosa. Muitos só estavam ali cumprindo sua pena para sair e lutar contra todo esse sistema e tentar se recuperar. Porque a mídia [...]eu tinha escolhido não falar sobre isso, porque eles não divulgam o que a gente diz, só o que a sociedade quer ver. Porque, para todo mundo, quem morreu ali foram marginais, bandidos. Bandido bom é bandido morto. Mas desde que esse bandido não seja seu irmão, seu marido, seu primo”, disse a esposa de M.P.

A estudante também questiona as circunstâncias do ataque, porque desde novembro o marido havia contado que tinha medo. Para ela, as mortes poderiam ter sido evitadas. “Quando aconteceu o massacre em Manaus foi quando eu fiquei com mais medo e pedi para ele sair mesmo. Ele dizia 'mas amor, eu não sou de nada disso'. 'Mas quando eles vierem não vão perguntar quem é e quem não é', disse para ele. "Aí ele falou que ia pensar. Quando pediu [a transferência] não era mais autorizado ninguém sair”. A viúva disse que a conversa foi no dia 8 de março.

A dona de casa Eliene também questiona por que o filho foi transferido para Alcaçuz. Diego foi preso pelo furto de uma bolsa. Cumpriu um ano na cadeia de Santa Cruz até ganhar o direito do semiaberto. Ele passou três noites dormindo no centro de detenção; na quarta, anunciou que ficaria em casa para, segundo a mãe, ficar perto da família. “Eu insistia, mas ele é meio teimoso. Quando foi um mês vieram pegar ele. Aí colocaram ele logo num canto daquele, perigoso, Alcaçuz. Porque eu acho assim, meu filho nunca vendeu droga, nunca matou gente, era um menino do semiaberto. Só porque não foi dormir botaram junto de uma facção daquela. Meu filho não tinha nenhuma facção. Meu filho era usuário [de droga], somente. Eu achei muito errado, muito”.

Diego também avisava para a mãe há meses que a situação estava tensa e havia ameaça de invasão do prédio por membros do PCC. “Ele estava dizendo que estava muito perigoso: 'peça para mim voltar pro [pavilhão] 2'. Ele estava lá e botaram pro 4. Eu disse: 'termina aí tua cadeia nesse pavilhão'. Ele disse: 'mãe, tá a maior bagunça aqui, o PCC quer invadir e matar a gente. Chore por eu (sic), porque eu posso não chegar em casa vivo'”, narra Eliene.

Investigação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga como começou o massacre, e como os presos do Pavilhão 5 - presídio Rogério Coutinho Madruga, - conseguiram chegar até o Pavilhão 4. Para as famílias, o Estado já sabia do conflito iminente e não o impediu. “Com certeza o governo é responsável. Lá era para ter segurança. Meu filho não foi vivo para lá? Era para ter voltado vivo. E o governo era para ter garantido. Ele não tinha nada a ver com as brigas lá. Ele não tava preso? Eles tavam tudo solto lá, igual que fosse no meio da rua. As celas de lá não tinham portão, nada. Não era para ser tudo dentro das grades, fechadinho? E o total de presos era muito grande lá”, argumenta a dona de casa de Santa Cruz.

"Que órgão eu procuro, a senhora sabe?" - perguntou a dona de casa à repórter. Sem saber quais são seus direitos, mas decidida a lutar por eles, Eliene tentará ser indenizada. “Foi um filho que eu perdi. Meu filho. É um pedaço de mim meu filho. Tenho que ter direitos”.

Fonte: Agência Brasil

POTIGUAR OFERECE OPORTUNIDADE PARA VENDEDOR

Resultado de imagem para lojas potiguar

O Grupo Potiguar está oferecendo vagas para o cargo de vendedor. Para participar do seletivo, é necessário ter ensino médio completo e noções básicas de informática, atendimento ao cliente e negociação. Os interessados podem entregar o currículo em qualquer uma das lojas Potiguar, em horário comercial no período de 25 a 31/01/2017, ou ainda enviar por e-mail: rh@apotiguar.com.br com assunto ‘Seleção Vendas’.

VAGA: VENDEDOR

Carga horária: 44hs semanais (inclui finais de semana e feriados) 

Exigências:

  • Escolaridade Mínima: Ensino Médio completo (2º Grau)
  • Noções básicas de informática, atendimento ao cliente e negociação.
Salário: a combinar

Benefícios:
  • Treinamento, Vale-transporte, Refeição.
  • Breve descrição da atividade:

O candidato deverá recepcionar os clientes e entender a necessidade do cliente e oferecer a solução disponível na loja. Oferecer produtos agregados ao produto necessidade, informar o cliente ás ofertas de produtos. Atendimento telefônico e retorno de cotações por e-mails.

Prospecção e abertura de novos clientes e praças de atendimento. Garantir a devida organização dos produtos e de suas informações nos diversos setores da loja. Propor e implementar melhoria na exposição dos produtos. Verificar a forma de pagamento. Separar as mercadorias da venda e entregar para a conferência.

Desejável:

Que o candidato já tenha vivência com material de construção e tenha um bom conhecimento nas categorias: elétrica, hidráulica, ferramentas, tintas, pisos, dentre outros.

Mais informações serão passadas no seletivo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

• DEPOIS DE PRESO EMPRESÁRIO EIKE BATISTA É TRANSFERIDO PARA BANGU 9

De cabeça raspada Eike Batista vai para Bangu 9
Após duas horas no Presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte do Rio de Janeiro, o empresário Eike Batista foi transferido por volta das 13h30 para a Penitenciária Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste da cidade. 

Ao deixar o Presído Ary Franco, o empresário estava com a cabeça raspada e usando o uniforme do sistema penitenciário – camiseta banca e calça jeans. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, após triagem inicial no Presídio Ary Franco, Eike foi transferido para uma unidade prisional que atendia a seu perfil. “Ele ingressou na porta de entrada para presos federais e, após ser avaliado, foi transferido para uma unidade de acordo com o perfil”, diz a nota da Seap. Em Bangu 9, ficam presos sem curso superior, em cela comum, que é o caso do empresário. 

O empresário chegou por volta das 11h20 ao Presídio Ary Franco. Ele foi preso por agentes da Polícia Federal logo após desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão de um voo vindo de Nova York.

O avião que trouxe Eike Batista para o Rio de Janeiro pousou hoje (30) às 9h54. Em seguida, o empresário foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) onde fez exame de corpo de delito. Ele embarcou no domingo (29), no Aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, em um voo da American Airlines.

Lava Jato

Eike, proprietário do grupo EBX, é suspeito de lavagem de dinheiro em um esquema de corrupção que também atinge o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, que está preso.

Eike e o executivo Flávio Godinho, seu braço direito no grupo EBX e vice-presidente do Flamengo, são acusados de terem pago US$ 16,5 milhões a Cabral em troca de benefícios em obras e negócios do grupo, usando uma conta fora do país. Os três também são suspeitos de terem obstruído as investigações.

Na quinta-feira (26), a Polícia Federal tentou deter o empresário em sua casa, no Rio de Janeiro, mas ele não estava lá. Os advogados informaram que Eike havia viajado a trabalho para Nova York e que voltaria ao Brasil para se entregar. A Polícia Federal o considerou foragido e pediu a inclusão de seu nome na lista de procurados da Interpol, a polícia internacional.

Eike, 60 anos, foi considerado o homem mais rico do Brasil e, em 2012, o sétimo mais rico do mundo pela revista Forbes, com uma fortuna estimada em US$ 30 bilhões. As empresas do grupo EBX atuam na área de mineração, petróleo, gás, logística, energia e indústria naval. Em 2013, os negócios entraram em crise e Eike começou a deixar o controle de suas companhias e vender seu patrimônio.

O nome de Eike Batista apareceu na semana passada no âmbito da Operação Eficiência, um desdobramento da Operação Calicute, fase anterior da Lava Jato no Rio de Janeiro, sobre propinas pagas por grandes empreiteiras a partidos e políticos para obter contratos da Petrobras.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA RESULTADO DO SISU 2016

Resultado de imagem para MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA RESULTADO DO SISU 2016O Ministério da Educação divulgou nessa segunda-feira (30), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).  Os estudantes já podem consultar se conseguiram a vaga que pleitearam no ensino superior público no site do programa.. Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro.

No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e o Instituto Federal de Educação do Maranhão (Ifma) estão adotando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sisu, para o ingresso dos estudantes até as universidades.

A Ufma está oferecendo no primeiro semestre deste ano 2.418 vagas em todos os campi do estado do Maranhão. Já o Ifma está oferecendo aos estudantes um total de 1.680 vagas para o primeiro semestre.

Lista de espera

Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar, a partir de hoje (30) da lista de espera. Isso pode ser feito até 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Para participar da lista, basta acessar o site e clicar no campo correspondente para acessá-la. É necessário fazer o login com o número de inscrição e a senha escolhidas na hora do cadastro no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista é para a primeira opção de curso feita pelo estudante. 

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

domingo, 29 de janeiro de 2017

EIKE BATISTA DOOU R$ 1,5 MILHÃO PARA CAMPANHAS DE ROSEANA

Resultado de imagem para roseana sarney
Ex-governadora Roseana Sarney (PMDB)
Com a prisão determinada, o empresário Eike Batista figura como um grande doador de campanhas eleitorais. Entre os beneficiados a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), que recebeu R$ 1,5 milhão para suas campanhas eleitorais.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eike destinou, em 2010, R$ 500 mil à campanha de Roseana ao governo do Maranhão.

Antes, no ano de 2006, o PFL (atual DEM) do Maranhão, que tinha à frente Roseana Sarney, obteve R$ 1 milhão.

A vinda de Eike Batista ao Maranhão foi patrocinada por Roseana em março de 2009, após o golpe judicial que tirou Jackson Lago do poder. Eike e Roseana Sarney venderam a promessa de um falso “eldorado”, que surgiria da exploração de gás e petróleo em municípios paupérrimos do estado, como Capinzal do Norte, Trizidela do Vale e Santo Antônio dos Lopes, entre outros. Festejado pelos Sarneys que as empresas de Eike (OGX E EBEX) haviam descoberto a ‘meia Bolívia’ de gás natural no interior do Maranhão, o empresário foi incensado e promovido a semideus por Sarney, sua filha e integrantes do seu grupo, mas logo viu seu império cair. Ficou a miséria dos maranhenses enganados por Eike e o clã Sarney, como bem observou o jornalista Oswaldo Viviani no JP.

As contribuições do empresário Eike Batista somam R$ 12,6 milhões e foram distribuídas para 13 diferentes partidos entre 2006 e 2012.

Em depoimento ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no ano passado, o empresário afirmou que foi educado “com o conceito de comunidade”, fazendo doações “voluntárias” a diferentes partidos e candidatos.

PRISÃO

A força-tarefa da Lava Jato pediu a prisão de Eike Batista pela suspeita de pagamento de US$ 16,5 milhões em propina para o ex-governador Sérgio Cabral. Nessa operação, ele ainda é investigado. Mas, na Justiça Federal, Eike já responde a pelo menos duas ações por crimes financeiros. Ele também já teve recursos bloqueados no exterior e recebeu multas e outras punições da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza o mercado de ações.

O empresário fez fortuna convencendo investidores a apostar em suas ideias. Ele vendeu ações de empresas como a OSX, de construção naval, e a petroleira OGX apresentando planos promissores. Mas as companhias tinham problemas financeiros e não produziram tanto quanto anunciavam. Isso rendeu denúncias apresentadas pelas unidades do Ministério Público Federal em São Paulo e no Rio, que acabaram virando processos judiciais.

Em março de 2012, Batista foi citado como oitavo homem mais rico do mundo em uma lista da agência financeira Bloomberg, com um patrimônio estimado em US$ 34,5 bilhões (R$ 108,6 bilhões em valores atuais).

Fonte: Blog do John Cutrim

COMISSÃO PASTORAL DA TERRA ACUSA SEN. ROBERTO ROCHA DE ATUAR PARA DESPEJAR FAMÍLIAS


Resultado de imagem para roberto rocha
Senador Roberto Rocha (PSB-MA)
NOTA – A Comissão Pastoral da Terra (CPT) vem a público alertar para o risco de despejo de 68 famílias que vivem na Comunidade Vila Bela, entre os municípios de Igarapé do Meio e Bela Vista. Elas ocupam uma área de 1.200 (mil e duzentos) hectares, onde existe uma imensa lagoa.

Algumas famílias trabalham há mais de quatro décadas na área e lá tem plantação de arroz, milho, mandioca, feijão, fava, batata, verduras, além de criação de porco e galinha.

Sobre essa terra, existe uma ação de despejo movida contra “Edimar Sousa do Nascimento e outros”, o mesmo Edimar que foi assassinado, em uma emboscada, em fevereiro de 2015.

Nossa preocupação quanto ao despejo aumenta pelo fato da terra, em questão, ser de interesse do senador Roberto Rocha (PSB-MA).

São Luís, 26 de janeiro de 2017

Comissão Pastoral da Terra

sábado, 28 de janeiro de 2017

MAIS UM LOUCO: RUSSO ANUNCIA O FIM DO MUNDO PARA 16 DE FEVEREIRO

Se você sobreviveu às previsões de que o mundo acabaria em 2012, prepare-se para o próximo dia 16 de fevereiro. segundo o cientista russo Dyomin Damir Zakharovich, a vida na Terra será dizimada. E a culpa é do ‘2016 WF9’, corpo celeste (monitorado pela Nasa) de um quilômetro de diâmetro em rota de colisão com o planeta.

A agência espacial americana confirma que o monstrengo, um bólido errante e escuro que pode ser um cometa ou um asteroide, está se aproximando da Terra e passará perto da órbita no dia 25. Zakharovich, porém, afirma que os cálculos da Nasa estão errados. “A Nasa sabe e não fala”, dispara. “Só agora estão começando a avisar, mas aos poucos”, acusa.

Segundo o russo, o WF9 tem viajado em direção à Terra há cinco anos. Passou por baixo do Cinturão de Asteroides e pela órbita de Marte. E vai bater no planeta dia 16 — só não tem como precisar onde. Caso atinja um continente, o choque, o deslocamento de ar e as explosões acabarão com tudo em volta. Se bater no mar, surgirá um tsunami devastador.

A Nasa garante que não há motivos para pânico. “Estudamos a fundo a trajetória do WF9. O corpo celeste não representa ameaça no futuro próximo”, afirma a agência, em nota. “Vai passar a 51 milhões de quilômetros da Terra”, detalha.

Não faria nem cócegas, segundo a Nasa. Para efeito de comparação, o 2016 RB1, asteroide do tamanho de um ônibus descoberto por acaso, ‘tirou um fino’ da Terra em setembro, passando a 40 mil quilômetros — ou um décimo da distância até a Lua.

Como se o asteroide não fosse suficiente, teóricos da conspiração ainda acreditam que o planeta imaginário Nibiru também está em rota de colisão.

O suposto astro (que também é chamado de Planeta X) teria sido direcionado para a órbita terrestre por uma força gravitacional e deverá nos acertar em outubro deste ano. Não existe qualquer comprovação científica da existência de Nibiru.

Fonte: O Dia

TRÊS PESSOAS PODEM TER MORRIDO POR OVERDOSE ESTE MÊS NO MARANHÃO


Resultado de imagem para overdose
A última dose, sobredose, dose excessiva ou overdose. Estes são os termos utilizados de forma científica para se denominar a exposição do organismo a uma grande quantidade de doses de uma substância química, seja, um medicamento ou uma entorpecente. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que no ano passado quatro pessoas morreram por overdose na Ilha e, dentre eles, duas vítimas eram menores de idade. No decorrer deste mês, três corpos já deram entrada no Instituto Médico Legal (IML), localizado no Bacanga, com suspeito do óbito de sido também ocasionado por excesso de droga.

A direção desse instituto informou que esses três casos de suspeitas de óbito por overdose ocorreram ainda nas duas primeiras semanas deste mês. A maioria das vítimas era oriunda de unidades de saúde da capital. Os corpos dessas vítimas, primeiramente, foram submetidos à necropsia e, logo após, submetidos ao exame toxicológico e de alcoolemia.

Esses exames periciais têm como objetivo detectar a ingestão ou exposição às substâncias tóxicas, entorpecentes e outras substâncias intoxicantes. O sangue dessas vítimas é retirado e analisado pelos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim), enquanto, o resultado é previsto para sair no máximo de 30 dias.

No ano passado, os peritos do Icrim por meio desses exames periciais constataram quatro óbitos por overdose. Um dos primeiros casos teve como vítima, identificada como Luis Henrique das Neves Barbosa, de 32 anos, morador do Coroadinho. A segunda vítima, um adolescente, de 15 anos, também era moradora dessa área e o caso foi registrado no mês de julho.

As outras duas vítimas foram Wilson José Nascimento da Silva, de 27 anos, morador da Vila Nova, mês de outubro; e Lilian Galvão dos Santos, de 17 anos, residia na Vila São Luís, em dezembro do ano passado.

Overdose

“Muitos falam que a overdose é a última dose ou a dose mortal”, declarou o diretor do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), localizado no Monte Castelo, Marcelo Costa. Ele declarou que somente neste mês esse centro já atendeu 320 viciados de drogas. Dentre esses atendimentos, um total de 80% eram usuários de crack e o outro restante viciado em outros tipos de entorpecentes.

Ele disse que a maioria dos óbitos por overdose, no Maranhão, foi ocasionada pelo uso em excesso do crack. Um produto oriundo da mistura da pasta base da cocaína com bicarbonato de sódio e sendo ingerido por meio de uma lata, cachimbo ou seda (em forma de cigarro). A partir do momento em que essa entorpecente é ingerida em alta quantidade os rins e o fígado do usuário não conseguem eliminar de forma total esse produto, que acaba ocasionando de imediato um ataque cardiorrespiratório e, na maioria das vezes, resultando em mortes.

A morte por overdose também é ocasionada pelo uso em excesso do loló e do álcool. Para Marcelo Costa, o loló é uma substância entorpecente de preparo clandestino e caseiro. Em geral, ela é originada de uma mistura de álcool etílico, clorofórmio, éter e até mesmo de essência de frutas ou de bombom.

Ainda segundo Marcelo Costa, a quantidade em excesso dessa entorpecente também ocasiona ataque cardiorrespiratório. Já o excesso da bebida alcoólica prejudica a circulação do oxigênio e provocando o coma alcoólico. “Muitos casos de coma alcoólico é irreversível”, afirmou o diretor do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do Monte Castelo.

Operação resgate

O delegado titular do 1º Distrito Policial, Joviano Furtado, é coordenador da Operação Resgate. Este trabalho vem sendo realizado há mais de quatro anos na Ilha e 800 usuários de drogas já foram retirados das ruas e conduzidos para fazer o tratamento médico, psicológico e social. “O resgate dos usuários de drogas das ruas evitam a morte por overdose, assaltos, homicídios dolosos, latrocínios e o comercio de droga”, afirmou o delegado.

Ele disse que dos quatro assassinatos ocorridos no mês passado na área do Centro de São Luís três destes casos tiveram ligação com o tráfico de entorpecentes, ou seja, o acusado e a vítima tinham passagem pela polícia pelo crime de venda de droga.

Joviano Furtado declarou que a Operação Resgate é feito de forma freqüente com a participação de vários profissionais como médicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e policiais e sempre visando as cracolândias, localizadas no Centro, João Paulo, Cohab, Cohama, Barreto, Cidade Operária, São Francisco e dentre outros bairros da Ilha. Os usuários de entorpecentes são recolhidos da rua e encaminhados para os Caps ou outras unidades de saúde onde são submetidos a tratamentos.

Até a próxima quarta-feira vai ser realizada mais uma etapa desse trabalho operacional, segundo o delegado, o ponto alvo vai ser as imediações do Mercado Central, no Centro. “Essa etapa vai se concentrar no Centro da cidade e vamos tentar recolher o máximo de usuário de drogas para fazer o tratamento de recuperação”, informou o delegado.

Números

4 óbitos por overdose no ano passado na Ilha.
3 pessoas já morreram este ano com suspeitas de uso excessivo de droga.
320 viciados de drogas já foram atendidos este mês no Caps do Monte Castelo.
800 usuários de entorpecentes já foram retirados durante a Operação Resgate em quatro anos na Ilha.

Saiba mais

Overdose pode ser acidental

- A overdose é a exposição a doses excessivas de uma droga e provocando a falência de órgãos vitais como coração e pulmões.
- A overdose pode ser dividida entre acidental e provocada, fatal ou não, sendo difícil estabelecer um critério para cada uma dessas situações.
- Na maioria dos casos, ela ocorre quando o usuário busca maiores efeitos, perdendo o controle das doses.

Fonte: Imirante

TRUMP MANDA FECHAR AS FRONTEIRAS DOS ESTADOS UNIDOS PARA REFUGIADOS

Resultado de imagem para Trump manda fechar as fronteiras dos Estados Unidos para refugiados
Trump mandou fechar as fronteiras dos EUA para a entrada de refugiados
O governo dos Estados Unidos divulgou detalhes sobre as duas ordens executivas assinadas na sexta-feira (27), pelo presidente Donald Trump, durante sua primeira visita ao Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No momento da assinatura, foi divulgado apenas que as ordens destinavam-se a manter "terroristas islâmicos radicais" fora dos Estados Unidos. Agora, já se sabe que Donald Trump mandou fechar as fronteiras do país para a entrada de refugiados por 120 dias e que não há prazo definido para o ingresso de refugiados que fogem do massacre na Síria. Nesse caso, a entrada em território americano foi suspensa indefinidamente.
O presidente Donald Trump também suspendeu a imigração de pessoas vindas de sete países com população predominantemente muçulmana. Os imigrantes cristãos estão fora dessa proibição: se eles declararem que são perseguidos em nações muçulmanas terão visto aprovado para entrar nos Estados Unidos.

Antes da assinatura dos atos, Trump deu uma entrevista dizendo que os cristãos na Síria eram "terrivelmente tratados" e ressaltou que, em administrações anteriores, a regra era a seguinte: "Se você fosse um muçulmano você poderia entrar, mas se você fosse um cristão, era quase impossível".

Ordens executivas

Desde que tomou posse, em 20 de janeiro, o presidente Trump vem colocando em prática suas promessas de campanha por meio de um instrumento jurídico chamado ordem executiva, o que tem gerado controvérsias. Para alguns críticos e também para parlamentares do Partido Democrata, os atos de Donald Trump podem se tornar inócuos se o mandatário estiver trabalhando na suposição de que suas ordens executivas constituem inovações legais. Os críticos lembram que as ordens executivas assinadas pelo presidente dos Estados Unidos não passam de uma declaração sobre como os órgãos do governo devem gastar seus recursos.

Portanto, quando assina uma ordem executiva, o presidente Donald Trump não cria uma lei nem se apropria de dinheiro novo do Tesouro dos Estados Unidos. Para fazer isso, ele precisa da aprovação do Congresso norte-americano. O presidente dos Estados Unidos, por meio da ordem executiva, apenas instrui os órgãos do governo sobre como trabalhar. Mesmo recebendo essa ordem executiva, os órgãos de governo precisam atuar de acordo com os parâmetros determinados pelo Congresso e pela Constituição norte-americana.

A ordem executiva assinada por Donald Trump para a construção de um muro de fronteira dos Estados Unidos com o México basicamente estabelece os princípios de acordo com os quais a obra deve ser erguida. Cabe ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos usar o dinheiro já existente ou esperar novas autorizações do Congresso para construir o muro.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PREFEITURA NEGA INFORMAÇÃO DE QUE SÃO LUÍS TENHA PERDIDO O TÍTULO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Resultado de imagem para sao luis Patrimônio Histórico da Humanidade

A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) informa que é falsa a informação de que a cidade de São Luís teria perdido o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. 

A notícia começou a se espalhada em grupos de WhatsApp na tarde da quinta-feira (26), envolvendo o nome de uma representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Lucien Muñoz. Segundo o factoide, Lucien Muñoz teria enviado um um ofício ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), informando a perda do título.

A Fundação esclarece que tais decisões seguem um protocolo característico e que nenhuma determinação neste sentido foi comunicada nem à Prefeitura de São Luís nem ao Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pela proteção do patrimônio no Brasil. 

A Fumph reforça, por fim, que a capital maranhense mantém o título e que vêm sendo desenvolvidas diversas iniciativas para garantir a preservação do patrimônio, inclusive com reunião realizada esta semana com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, para tratar de obras de melhorias na área tombada.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

MEC PRORROGA PRAZO DE INSCRIÇÃO DO SISU ATÉ DOMINGO

Resultado de imagem para sisu

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições dos estudantes no Sistema de Selação Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo (29). O prazo estava previsto para terminar amanhã (27). O ministério decidiu prorrogar após estudantes terem relatado dificuldades para acessar o sistema. O resultado está mantido para segunda-feira (30).

"Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas", diz o comunicado do ministério.

Até as 18h de hoje (26), foram registrados 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso universitário.

Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para a seleção dos novos alunos. Para participar do processo, o estudante não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016.

O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

Problemas no acesso

Ontem (25), no segundo dia de inscrições para o Sisu, candidatos reclamaram nas redes sociais que não conseguiam acessar a plataforma. Estudantes relataram que, quando tentavam entrar no sistema, recebiam o aviso de que os dados estavam incorretos. As reclamações começaram no primeiro dia de inscrições, principalmente de quem fez a segunda aplicação da prova, em dezembro.

De acordo com MEC, as falhas foram identificadas e sanadas. Por meio de nota, o ministério ressaltou que não haverá prejuízo a nenhum candidato.

Nota de corte

Após a abertura das inscrições, são divulgadas uma vez por dia ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

O Ministério da Educação ressalta que tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.