A partir dessa quinta-feira (19), começou a ser utilizado em corridas na capital maranhense, o aplicativo de mobilidade urbana Yet Go, genuinamente brasileiro é um concorrente direto da gigante Uber.
O aplicativo utiliza uma tecnologia mais simples para facilitar serviços de grande necessidade no dia a dia, como serviço de moto ou carro. Além disso, é uma plataforma que usa tanto carro comum, como carro de luxo para transporte.
O serviço começou a ser desenvolvido há cerca de um ano em Belo Horizonte. A franquia maranhense foi comercializada com pouco mais de 60 dias de atuação do serviço, que já funciona em Cuiabá, Belém e Porto Alegre além das capitais de origem dos investidores.
Mais de 700 motoristas se cadastraram para operar no serviço em São Luís, 300 deles já foram aprovados para operar .
A tarifa prevista para ser cobrada é de R$ 1,70 para o carro comum e R$ 2,00 para carro de luxo, a cada quilômetro percorrido. A tarifa base será de R$ 3,00.
Comparando com a bandeira 1 do táxi comum, ao utilizar o serviço pelo aplicativo, os usuários têm uma economia de até 40%. Com relação ao táxi de aeroporto, o aplicativo fica entre 50% e até 70% mais barato, dependendo da cidade.
Para atrair a clientela, o aplicativo não trabalha com tarifa dinâmica, não cobra tarifa de cancelamento da corrida e mantêm fixo o preço do quilômetro rodado.
Os usuários podem pagar tanto em cartão, quanto em dinheiro e não é necessário informar o número do cartão para se cadastrar no aplicativo.
Os dois aplicativos, Uber e Yet Go, funcionam de forma semelhante, através do cadastro de motoristas comuns, que passam a operar dentro do serviço.
Em São Luís, um projeto de lei de autoria da ex-vereadora Luciana Mendes, do PP, impediu a instalação de serviços como da Uber e do Yet Go na cidade, mas não chegou a ser sancionado pelo Executivo Municipal, voltando para o Legislativo.
Yet Go
O aplicativo, 100% brasileiro, foi desenvolvido em Belém (PA), pelo chefe de departamento de TI da Yet Go, Raphael Canguçu, e lançado em novembro de 2016. Ele já está disponível para download no Android e Apple Store. Em pouco tempo, seu sucesso como franquia já ultrapassa os limites marcando presença em boa parte das capitais brasileiras com o propósito de ser a melhor plataforma de mobilidade urbana do país, especialmente, considerando-se custo/benefício. O Yet Go já funciona em São Paulo, São Luís, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Belém, Alagoas, Curitiba, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O aplicativo teve 3 holdings de investidores: TWIM (Belém) Investimento, Grupo JBG3 (Rio Grande do Sul) e Fênix (Belo Horizonte). Eles pretendem abrir o capital da empresa até o final do primeiro semestre de 2017. Atualmente, o Yet Go está avaliado em mais de 100 milhões de reais.
O Yet Go possui uma parceria com a Fenamoto (Federação Nacional dos Mototaxistas e Motoboys do Brasil), a qual indica a todos os seus associados à plataforma. Estima-se que exista 5 milhões de associados e que cada profissional realize uma média de 20 corridas diariamente, com uma margem de 100 milhões de corridas por dia no Brasil.
Além de São Luís, nos próximos dias, a empresa começa a operar em 70 cidades, como Rio de Janeiro, Cuiabá, Manaus, Natal, Marabá e Parauapebas. A estimativa é que no início de fevereiro consiga faturar R$7 milhões por dia em corridas por todo o Brasil.
Para chegar ao modelo ideal, os criadores da empresa percorreram diversas cidades no Brasil e nos Estados Unidos de táxi e utilizando plataformas concorrentes para avaliar os serviços.
Segurança
A Yet Go dispõe de mecanismos que garantem a segurança dos usuários.
Ao solicitar o cadastro, o motoristas precisa apresentar um “nada consta” de antecedentes criminais e estar com a documentação pessoal e do veículo em dia. Além disso, o veículo tem que ser acima de 2008 e bem conservado.
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