A Escola Paroquial Frei Alberto no Coroadinho, realizou no último dia 30 de setembro, a I Feira Cultural ‘‘Os Biomas do Brasil, em defesa da vida’’. A atividade fez parte da culminância do projeto que foi iniciado em sala de aula com a participação dos alunos do 6º ao 9º ano.
Segundo o prof. Gilberto Costa, o objetivo da feira foi fazer com que os alunos colocassem em prática o conteúdo pedagógico desenvolvido em sala de aula, favorecendo assim o processo de ensino e aprendizagem. O projeto foi também relacionado com a Campanha da Fraternidade deste ano, que teve como Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e Lema: “Cultivar e guardar a Criação”.
A Feira Cultural que destacou os biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Caatinga e Pantanal, buscou valorizar a criatividade do aluno, pois, todo o conteúdo apresentado na feira foi pesquisado, permitindo que os alunos tivessem o conhecimento da cultura, do folclore, das comidas típicas, danças, plantas, mitos, personagens entre outros elementos. Permitindo ainda, a interação da escola com a comunidade, despertando na mesma a conscientização para a necessidade da preservação da natureza como forma de diminuição dos impactos ambientais no planeta.
Vários standes foram montados, ficando os alunos responsáveis pelas orientações e informações aos visitantes sobre os principais elementos que formam os biomas das regiões; problemas existentes, além de informações culturais, literárias, culinárias, entre outras.
O bioma, na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o “conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário