O horário de verão de 2017 começa à meia-noite desse domingo (15), e vai vigora até o dia 18 de fevereiro do ano que vem. Os moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, compreendendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, totalizando 10 estados e mais o Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.
Com isso, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação à Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás.
O horário de verão foi instituído com o objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.
A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.
Os Maranhão não precisarão adiantar o relógio, mas a rotina de alguns órgãos sofrerá mudanças.
O atendimento em agências bancárias, casas lotéricas e horários dos voos sofrerão mudanças. Segundo o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA), as agências bancárias passarão a atender das 9h às 15h, na capital. No interior do Estado, as agências que abriam às 11h passam a abrir uma hora mais cedo.
De acordo com os Correios, o horário de atendimento no Maranhão não muda. As agências abrem às 9h e fecham às 17h. Em relação ao horário dos voos em aeroportos no Maranhão, a Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários, os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas.
Estudantes que irão realizar a prova do Enem no Maranhão marcada para os dias 5 e 12 de novembro, também precisam estar atentos. A prova segue o calendário de horário estabelecido em Brasília, cidade que adere ao horário de verão. Por conta da mudança, os portões no estado irão abrir às 11h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário