Será finalizado neste sábado (28), no Coroadinho, o projeto Juventude, Esporte em Ação. Iniciado no último dia 18, o projeto é desenvolvida pelo Instituto Formação em parceria com o Governo do Estado, através das secretarias de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), de Esporte e Lazer (SEDEL) e com patrocínio dos Supermercados Mateus através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Durante as duas semanas em que foram desenvolvida as atividade, entre elas: dança, teatro, música, vídeo, animação, robótica, basquete, badmington, rugby, slackline, handebol, elaboração de projetos e futebol três, as pessoas participaram das oficinas que aconteceram em seis espaços na área polo Coroadinho.
A culminância do projeto acontece a partir das 16h30 na Praça Nossa Senhora do Carmo (ao lado do estádio Jairzão).
Na programação será oferecida uma série de brincadeiras e jogos voltados para pessoas de todas as idades, como Basquete, Badmington, Volêi, Futebol 3, Handebol e Slackline. Além das modalidades esportivas, o festival prevê a realização de atividades lúdicas numa brinquedoteca para crianças de 06 a 10 anos e uma Mostra Cultural, que marcará o encerramento da programação, onde serão apresentadas, performance de dança e exibição de filmes de animação, produzidos na comunidade.
O Projeto ‘Juventude, Esporte em Ação’ tem como objetivo melhorar a realidade socioeconômica dos jovens, através da democratização de políticas e ações de esporte, lazer e cultura. Através do projeto, os moradores puderam participar das oficinas gratuitamente.
Após o encerramento do prjeto será implantado no bairro um Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer (NUCEL), uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Formação que estrutura espaços alternativos para a prática de esportes educativos nas comunidades. Cada núcleo do projeto será equipado com kits de basquete, badminton, futebol, handebol, slackline, coletes e uma quadra móvel composta por estruturas que podem ser montadas e desmontadas em qualquer lugar. Além disso, os NUCELs também receberão uma máquina fotográfica e um notebook para a realização de oficinas de fotografa, animação e audiovisual.
Para garantir a mobilização e realização das atividades de esporte e cidadania, antes, durante e depois do projeto serão escolhidos 8 jovens atletas amadores que receberão uma bolsa e terão a missão de atuar como agentes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto nas comunidades. Além de ter entre 15 a 29 anos, esses jovens atletas deverão estar cursando o ensino médio na rede pública de ensino, morar em um dos oito bairros abrangidos pela proposta e ser um atleta amador.
Outra novidade do projeto é a criação de um aplicativo digital que irá possibilitar a realização de um mapeamento digital dos grupos juvenis que existem nesses bairros, mediante pesquisa a ser feita por jovens monitores do projeto. Em cada bairro, esses jovens monitores participarão de uma oficina de ferramentas digitais, na qual aprenderão a manusear o aplicativo para inserção dos dados num formulário virtual, que disponibilizará as principais informações sobre os grupos existentes nessas comunidades.
Mais de 1000 pessoas já participaram do projeto, que antes do Coroadinho, aconteceu os bairros do Anil e Vinhais. A próxima comunidade a receber as atividades do projeto será a Vila Embratel, a partir do dia 7 de novembro. Até fevereiro de 2018, os seguintes bairros também receberão as atividades do Juventude, Esporte em Ação: Alemanha, Cidade Olímpica, Liberdade e Vila Luizão.
Programação Festival
• 16h – Apresentação das modalidades esportivas, jogos tradicionais e composição das equipes para gincana.
• 16h10 – 18h – Jogos em 3 tempos: Basquete, Badminton, Rubgy, Volêi, Futebol, Handebol, além do Slackline; Atendimento brinquedoteca para crianças de 06 a 10 anos; Mostra Cultural e de Audiovisual
• 18h – Boas Vindas
Nenhum comentário:
Postar um comentário