Ainda na noite desta segunda-feira (27), após o desabamento do teto da sala do sexto ano na Unidade de Educação Básica (U.E.B), Darcy Ribeiro, localizada na Avenida dos Africanos no bairro do Sacavém, o prefeito Edivaldo Holanda acompanhado do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; e dos secretários Lula Fylho (Governo), Moacir Feitosa (Educação) e Jota Pinto (Articulação Política) vistoriou a situação da escola e pediu celeridade nos trabalhos de recuperação do prédio, determinando o imediato início das obras de reforma da Unidade de Educação Básica.
A medida adotadas pela Prefeitura de São Luís é parte do conjunto de providências adotadas após o incidente, que foi atribuído às fortes chuvas. A Prefeitura ratificou que medidas imediatas foram tomadas com o acionamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar, além do deslocamento imediato de uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o objetivo de avaliar a situação e prestar esclarecimentos a familiares de estudantes.
"Durante todo o dia tivemos uma chuva intensa na cidade. Tomamos todas as providências necessárias com a maior rapidez possível, no intuito de dar uma resposta rápida à população da nossa cidade, para solucionar esta questão. O prédio da escola vai passar por uma vistoria e, logo em seguida, iniciaremos as intervenções estruturais no prédio", explicou o prefeito Edivaldo.
Prefeito Edivaldo Holanda vistoria a U.E.B. Darcy Ribeiro |
O prefeito garantiu ainda a continuidade do ano letivo na U.E.B. Darcy Ribeiro, determinando que, enquanto prosseguirem os trabalhos de requalificação estrutural, as crianças sejam alocadas em um novo espaço nas proximidades.
O secretário de Educação, Moacir Feitosa, afirmou que já nesta terça-feira a equipe técnica da Semed iniciará as providências para que os estudantes sejam realocados em um outro espaço enquanto são realizadas as intervenções na U.E.B. "Daremos celeridade no cumprimento da determinação do prefeito Edivaldo, trabalhando para garantir aos estudantes a retomada das aulas no menor tempo possível", disse o secretário.
A prefeitura de São Luís atribuiu o desabamento do telhado às fortes chuvas que tem caído sobre a capital maranhense, não podemos afirmar que essa informação não seja verdadeira, mas é certo que os alunos que estudavam na sala já temiam que isso pudesse acontecer. Segundo o que foi informado por um aluno, já existia até uma estrategia que deveria ser seguida por todos, "Nós já tínhamos um plano, caso ocorresse alguma coisa, deveríamos correr para o canto da sala e ficar ao lado do armário, era o lugar mais seguro. Quando o telhado caiu, não foi pior porque antes teve um estalo e tivemos tempo de nos protegermos", disse ele.
A UEB Darcy Ribeiro foi uma das sete escolas atacadas por criminosos e incendiadas em setembro do ano passado, as véspera das eleições municipais no primeiro turno; a escola teve três salas de aula danificadas por incêndio, e supostamente teriam passado por recuperação depois do Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, que incluiu apoio técnico-administrativo e suporte a outras necessidades específicas da rede municipal de educação. Escolas alvo de ataques criminosos são recuperadas em parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de São Luís. Mas chama à atenção a existência de uma sala de aula que continua destruída.
Sala de aula já destruída anteriormente |
Fotos: Mídia Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário