A International Football Association Board (IFAB) informou nesta sexta-feira (3), que estuda uma possível alteração na decisão por pênaltis do futebol. A ideia, segundo anúncio feito após a reunião da entidade, responsável por implementar mudanças nas regras do futebol, é tornar a disputa ainda mais imprevisível.
Um estudo feito pela IFAB aponta que há 60% de chances da decisão ser vencida pelo time que inicia as cobranças. Assim, para minimizar essa probabilidade, a associação pretende testar um novo modelo, em que a disputa seria parecida com o tie-break do tênis: primeiro um time cobra, depois o adversário chuta duas vezes e assim por diante, em um modelo que pode ser descrito como ABBAABBAAB.
Se houver empate ao término das dez cobranças, os pênaltis também seguiriam alternados em dois, como ocorre quando o tie-break está em 6-6 no tênis. Essas mudanças, contudo, ainda começarão a ser estudadas em partidas de níveis inferior do futebol.
"Acreditamos que o modelo ABBA pode acabar com aquela estatística. Isto é algo que vamos testar melhor para julgar", comentou nesta sexta-feira Stewart Regan, chefe-executivo da Associação de Futebol Escocesa.
Mas uma mudança que deve ser aplicada com maior urgência, segundo a entidade, é rever os cartões amarelos por parar um ataque promissor, caso o defensor realmente tenha tido o interesse de atingir a bola.
Tradicionalmente conservadora a mudanças, a IFAB também deve dar mais flexibilidade aos países. Cada confederação, por exemplo, terá liberdade para decidir quantas substituições serão permitidas em "níveis menores do futebol", ou seja, o que não valerá para os principais campeonatos.
Fonte: Futebol Interior
Nenhum comentário:
Postar um comentário