sábado, 11 de março de 2017

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DO COROADINHO COMEÇA O ANO LETIVO


Encerrou nesta sexta-feira (10), a primeira semana de aula no CEI Dorilene Silva Castro no Coroadinhos. A escola que funciona desde setembro de 2013 passou a integrar o projeto "Educa Mais", que são aquelas em tempo integral. Em São Luís, 6 escolas já estão funcionando de acordo com a nova proposta educacional do Governo do Estado

Nesta primeira semana, a ‘Semana da Acolhida’, as atividades foram realizadas em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), e foram desenvolvidas com a proposta de apresentar as bases do projeto ‘Escola da Escolha’ para os diferentes atores da comunidade escolar, estudantes, pais e equipe escolar (gestores, professores e técnicos). Os estudantes tiveram a oportunidade de trocar experiências com Jovens Protagonistas, que vivenciaram o processo da Educação Integral em Pernambuco, estado pioneiro no nordeste nesse modelo de educação. 

Além da troca de experiência, os alunos participam de rodas de conversa, dinâmicas em grupos, falaram dos seus sonhos e de suas expectativas. 

O acolhimento é a estratégia por meio da qual são apresentadas aos novos estudantes as bases do projeto escolar, para que eles percebam de que maneira essa estrutura se colocará à disposição da construção do seu projeto de vida. 

Para a gestora da escola, Luíza da Silva, a proposta da escola em tempo integral só tem a contribuir para o crescimento educacional dos jovens do Coroadinho, "Esse é um novo momento para nossa juventude, essa nova proposta de educação só vai contribuir para o crescimento desses jovens. Sei que nossa responsabilidade aumenta muito mais, pois, agora temos uma escola que dará maiores condições para um ensino de qualidade, nossa parte será feita, mas também precisamos do apoio das famílias e da comunidade. Estou muito emocionada com tudo que já presenciei até aqui, vê nossos alunos participando e interagindo, transmite a confiança de que estamos no caminho certo, mesmo sabendo que teremos que trabalhar duro para que eles entendam e se adaptem a essa noca experiencia", destacou a gestora.

Luíza da Silva - Gestora

O Centro de Educação Integral Dorilene Silva Castro atenderá cerca de 400 alunos. Os estudantes terão o período letivo diário com duração de 7 horas e 50 minutos, de segunda a sexta-feira, uma carga horária de 37,5 horas/aulas semanais, com disciplinas do ensino regular (como Português, Matemática, História, dentre outras) e disciplinas eletivas (como Robótica, Protagonismo Juvenil, Iniciação Científica, Futsal, Handebol, Dança, dentre outras). As disciplinas eletivas são definidas a partir de uma seleção de temas escolhidos por estudantes e professores. 

A escola foi reformada e adequada para receber os estudantes e oferecer um ensino com o foco no protagonismo juvenil. São 10 salas de aula refrigeradas, espaço administrativo e pedagógico, biblioteca, laboratórios de informática e ciências, quadra poliesportiva, vestiários, auditório, banheiros adaptados, sala multifuncional, refeitório, entre outros espaços que contribuirão para que os jovens tenham formação plena, considerando todas as suas dimensões.

Os Centros "Educa Mais" em São Luís estão funcionando nas escolas C.E. Almirante Tamandaré, C.E. Prof. Maria Mônica Vale, C.E. Dorilene Silva Castro, C.E. Margarida Pires Leal; C.E. Joana Batista e CAIC Barjonas Lobão; no interior do Estado estão localizados nas cidades de São José de Ribamar, Timon, Santa Inês, São Bento e Alcântara.

O que é os Centro "Educa Mais", Escola de Tempo Integral

É um novo modelo de escola pública que visa o desenvolvimento dos estudantes em todas as suas dimensões, intelectual, social, cultural, física e emocional, por meio de ações integradas e em tempo integral, envolvendo atores que influenciam diretamente a formação plena dos estudantes: família, educadores, gestores e comunidades locais. Este novo modelo terá como base o diálogo permanente entre estudantes e educadores a fim de desenvolverem juntos as competências que a vida e o mercado de trabalho exigem. Incentivando uma educação voltada para o exercício da cidadania e do protagonismo juvenil, o estudante fortalece a construção dos seus projetos de vida e visão de futuro.





























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